TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10



INTRODUÇÃO

Este projeto de observação e pesquisa foi desenvolvido na escola Maria de Castro Campos Creche Municipal na cidade de Laranjal Paulista no período integral com alunos do maternal II, foram realizadas observações, experimentação, conceitos, contagem de histórias e musicalidade, com o objetivo de que a criança desenvolva o aprendizado de maneira lúdica e consiga identificar a importância das atividades e o tema observado.
          O estágio poderá nos proporcionar mais segurança para enfrentar as dificuldades encontradas em sala de aula, imprescindível na formação docente. Possibilitando contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem em instituições de educação, ou de outros ambientes socioeducativos.
         A fundamentação teórica articulada à prática possibilitará um entendimento claro das situações ocorridas no interior das escolas, disponibilizando uma adequada intervenção da realidade.
        O estágio pode ser considerado uma oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional. Unindo a teoria estudada, discutida e debatida em sala de aula, com a realidade dentro da escola, no ser professor.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola Maria Aparecida De Castro Campos Creche Municipal está localizada na Rua Das Tulipas, 605, Jardim 10 De Outubro na cidade de Laranjal Paulista– CEP:18500-000. O telefone da escola é (15) 3283-5026 e o e-mail crechemorrao@fasternet.com.br. A escola da rede municipal possui 89 alunos no Ensino Infantil, com 7 salas disponíveis, sendo duas de berçário I, duas de berçário II, uma de maternal I, duas salas de maternal II.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola conta com 7 salas como já mencionada anteriormente, com um total de 38 funcionários entre diretora, coordenadora, merendeira, faxineira, secretária. O ambiente é composto por cozinha, refeitório, lavandeira, dispensa, sala de professores, sala da secretaria, pátio coberto e descoberto, área verde e banheiros.

A escola atende no horário das sete horas da manhã até as dezoito horas e trinta minutos da tarde. Do regimento interno a ‘minuta’ para crianças de período integral tem uma tolerância de trinta minutos.

Para as turmas de meio período, o horário é das sete horas e trinta minutos às onze horas e trinta minutos para o período matutino, e das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos para as crianças do período vespertino.

Os alunos são recebidos no portão por duas funcionárias e são conduzidos por elas para as suas respectivas salas. Os pais não entram nas dependências da escola para deixar seus filhos.
           O clima de convívio entre direção, funcionários e corpo docente é baseado no respeito, na harmonia, no diálogo onde todos interagem. A escola afirma que o sucesso do processo educacional depende muito da participação da família, a escola oferece esse espaço. Ambas devem caminhar juntas com diálogo e respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem.


  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Fizemos a observação na sala do maternal II, com 15 alunos do período integral, das 07:00 as 18:00 horas, podendo ser retiradas as crianças a partir das 16:00 horas. Todos os alunos do maternal II estão na faixa etária de três a quatro anos.
Ao observar os alunos, verifiquei que eles estão em fase de aprendizagem, identificam figuras geométricas; já conhece as cores. A sala tem duas janelas, cortinas, um ventilador, quatro meses e cadeiras, e o peso é de cerâmica.

Na parede estão pendurados, um alfabeto e os números de zero a nove, tudo em EVA, também estão na parede listas com os ajudantes da semana, aniversariantes do mês, lista de chamada, figuras geométricas e calendário. A professora dá atividades xerocadas, atividades em grupo, rodinha de conversa, música, trabalho lúdico, trabalha o pedagógico dentro e fora da sala de aula. Os trabalhos dos alunos fiam expostos na parede.

As refeições são feitas no refeitório, mas o café é opcional para os que querem. O almoço é servido às dez horas e logo após é feita a escovação dos dentes.
Na sala de aula cada aluno tem seu copo para tomar água, e sua toalha e escova de dente, e o banheiro fica fora da sala.

Pude observar que a pratica docente da professora da sala está dentro do contexto e a idade das crianças.

 A professora elabora uma rotina onde fica bem claro para os alunos o que irão fazer naquele dia, é preciso ter clareza para que a criança possa participar com eficácia.

O método utilizado pela professora é bem construtivo, sempre trabalhando através com jogos e brincadeiras, seja matérias fornecido pela escola ou feito através de reciclagem.

As avaliações são feitas de forma constante e de muitas observações, sempre respeitando a limitação de cada um. O clima deverá ser sempre agradável, pois segundo a professora, quando o clima não favorece, sugerimos parar com a aula, e retomar somente quando o clima se tornar agradável.

Todos os professores trabalham numa mesma linha, onde a Secretaria estipula um projeto e o professor elabora o plano envolvendo todos os eixos.

Um espaço riquíssimo e amplo com área verde, parque, com salas de TV, biblioteca, etc.

     PLANOS DE AULA

Primeira Atividade

Sentir o gosto dos alimentos, azedo, doce, amargo e salgado.

Objetivos: Utilizar o paladar para sentir os diferentes sabores.

Materiais: Sal, açúcar, laranja, limão, banana verde e madura, água doce, água natural, fruta madura e fruta verde, pipoca e salgadinho, chocolate amargo, copo descartável.
Desenvolvimento metodológico:  A professora deixa a criança provar cada um dos materiais; sal, açúcar, caldo de limão, bolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com