TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.404 Palavras (22 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

4        PLANOS DE AULA        12

5        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil, obrigatório no curso de pedagogia da Universidade ANHANGUERA, tem como objetivo proporcionar e articular conhecimentos teóricos e práticos nas instituições de educação infantil, com carga horária de cento e cinquenta horas.   É uma atividade de suma importância para o acadêmico em formação, que tem a chance de vivenciar na prática as diversas situações do contexto escolar, atuando e conhecendo-as, para desenvolver suas competências e habilidades necessárias à aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.

 

O estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola Luterana São Mateus, do município de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, no turno da tarde com a turma maternal 2, no período que compreende março a maio de dois mil e dezenove.

 

Neste relatório consta todo o processo de Estágio, desde o diagnóstico institucional da escola (dados de identificação e estrutura física), observações da turma de estágio e da docente titular, a rotina da escola e da turma e demais atividades elaboradas pela acadêmica, como os planos de ação (título do projeto, objetivos, conteúdo, metodologia, recursos e avaliação), a análise reflexiva da prática, as referências, os anexos.

 

Durante as observações, percebeu-se que a professora valorizava o saber e as limitações que cada um possuiu. Por ser começo de ano letivo, a turma enfrenta a fase de adaptação onde à maioria dos alunos tem seu primeiro contato com escola. E ela com destreza e profissionalismo desenvolve um trabalho maravilhoso com cada aluno.

 Os temas do projeto são de diversos assuntos e atividades, para agradar a todos os gostos e atender a todas as habilidades, teve início no dia 21/03/2019 e término no dia 24/04/2019, sendo desenvolvidos na frequência de uma aula por semana.  O desenvolvimento das aulas, de modo geral, foi realizado com muito sucesso, superando as expectativas, os alunos participaram com entusiasmo, curiosidade, afetividade e muita emoção.

Com certeza construíram aprendizagens significativas que levarão para suas vidas e espera-se que jamais esqueçam a experiência, lembrando que aprender brincando é muito divertido.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Luterana São Mateus foi fundada em 1952 pelos senhores Arlindo Miller e Anselmo Schuler. Localizada no centro da cidade de Sapiranga/RS, funciona de segunda a sexta-feira, horário de atendimento é das 07h00min às 18h30minmin, durante todo o ano civil, exceto no período de férias escolares, que acontecem do final de dezembro até metade de janeiro de cada ano. O número de alunos é de trezentos e noventa.

A escola busca ser referência em desenvolver uma educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, baseada em princípios e valores cristãos. Oferece em parceria com a APADA, uma educação bilíngue (libras/ português) de qualidade para a comunidade surda.

Hoje, a escola, que é conveniada ao sistema positivo de ensino, atende desde a educação infantil até o ensino médio e oferece uma formação integral do indivíduo através de aulas regulares e mais de vinte oficinas e cursos de extensões disponibilizadas para a participação dos alunos em horário extraclasse.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

As instalações físicas da escola atualmente passam por reparos e adaptações constantes, algumas peças são mais amplas, porem todas apresenta. Condições adequadas de acesso, segurança, salubridade, iluminação, saneamento e higiene, com espaços destinados ao uso das crianças e dos funcionários.

 

Neste espaço encontramos a recepção, secretaria, sala da equipe diretiva, sala de funcionários, instalações sanitárias para adultos e para as crianças (feminino e masculino), cozinha, lavanderia, sala de vídeo, refeitório, espaços de recreação livre em área coberta e descoberta, pracinha de areia (balanços, gangorra, escorregador, gira-gira) e um playground com cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, cavalinhos.   E recentemente foi inaugurada a sala de robótica.

A educação infantil dispõe de quatro salas de aula, Maternal II com quinze crianças, Maternal III com vinte e quatro crianças, Jardim I com vinte e seis crianças, e Jardim II com vinte e cinco crianças.

 

A sala o onde será realizado o estágio é ampla, com boa iluminação, janelas grandes, com mobiliário adequado, armário para guardar os materiais, vários brinquedos, como bonecas, carrinho, bichinhos de pelúcia, roupas e acessórios, caixinhas, garrafinhas, pote s, jogos de encaixe etc.  

O trabalho com projetos vislumbra um aprender diferente, e ele propiciam a. noção de uma educação para a compreensão.  Essa educação organiza-se a partir de dois aspectos que se relacionam: aquilo que o s alunos aprendem e aquilo que eles estão vivendo no seu dia a dia.  O projeto é planejado de acordo com acontecimentos atuais, festivos culturais e históricos.  Por meio deles se pode ensinar melhor, pois a criança aprende de forma significativa e contextualizada.  O conhecimento é visto em um a perspectiva construtivista e sócia integracionista, na qual se procura estudar e pesquisar, com as crianças, de forma lúdica e agradável, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com