TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Por:   •  16/9/2020  •  Artigo  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 12

 

FAVENI

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E NEUROPSIPEDAGOGIA

MELISSA BEZERRA SILVA

        

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

                     

RIO BRANCO

2020

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autor[1]: Melissa Bezerra Silva

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO-  No mundo existem milhares de pessoas com necessidades especiais. Essas precisam de acompanhamento escolar, assim como qualquer pessoa. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais ainda é um grande desafio. Se por um lado já houve grandes avanços e consequentemente grandes conquistas, proporcionando melhorias significativas em relação ao acesso à educação, por outro ainda há muito a melhorar, pois nem todas as instituições de ensino se encontram qualificadas para tais necessidades. Nesse sentido, notou-se a importância de falar sobre o tema OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, com o intuito de mostrar as conquistas já alcançadas e também os paradigmas que ainda precisam ser quebrados. Para a realização deste trabalho, usou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, buscando as contribuições de nomes como Freire e Carvalho, em diversos meios de informações, como sites, artigos, monografias, etc.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Educação. Escola. Educação Inclusiva.


  1. INTRODUÇÃO

A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas, assim como outros pontos, é um grande desafio que vem sendo discutido há muitos anos. Felizmente muito foram os avanços e conquistas alcançados. No entanto ainda há muito o que mudar. Apesar dos avanços, muitas crianças ainda sofrem com a exclusão na escola, muitas nem conseguem frequentar as aulas e as que têm essa oportunidade, sofrem com o descaso dos colegas, despreparo dos professores e um ambiente impróprio para seu ensino.

O desafio da inclusão da criança é muito grande e recai sobre muitos responsáveis, desde os órgãos de educação até os pais. O professor é um dos mais “desafiados”, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Tendo em vista essas informações, a temática escolhida foi OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, onde será discutido sobre histórico, desafios, amparos legais, medidas necessárias para que se possa oferecer educação de qualidade para esse público, entre outros.

Muitas instituições de ensino ainda estão no processo de adaptação para garantir o bem estar e o bom desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. De ante mão é necessário entender que a criança que aprender a conviver com as diferenças aprenderá muito e descobrirá que participar das atividades sociais é partilhar informações e experiências que serão benéficas ao seu desenvolvimento.

Dessa forma, o objetivo desse artigo é mostrar os desafios enfrentados pelos alunos que tem necessidades educacionais especiais, falando brevemente sobre o histórico do assunto e principalmente destacar as conquistas alcançadas perante a lei e algumas medidas que devem ser levadas em conta para melhores resultados.

Nos últimos anos muito se discutiu sobre o assunto, porém notou-se a importância de contribuir para o mesmo, onde o presente arquivo servirá como base de estudo para acadêmicos e pesquisadores, bem como para o público em geral, uma vez que trata-se de um assunto importante.

Para a realização deste foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, onde foi levada em consideração as ideias e pensamentos de diversos autores como Freire e Carvalho, buscado em diferentes meios de informações, como livros, revistas, sites, etc.

  1. DESENVOLVIMENTO

Como sabemos, há ainda uma grande barreira em se tratando de inclusão escolar. Apesar dos avanços e “conquistas”, muitas escolas não possuem ainda capacidade para lhe dar com crianças com necessidades especiais, seja ela qual for. Mas, isso só será mudado, caso haja interação entre todas as partes envolvidas, para assim proporcionar o bem estar e a educação de qualidade para essas crianças.

No decorrer dos últimos 50 anos a luta pela inclusão social contribuiu para que fossem criadas políticas e leis na criação de programas e serviços direcionados ao atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais (JÚNIOR, 2012), possibilitando assim a criação de novas condições de adaptações, dando-lhes a mesma oportunidade dentro da sociedade.

“[...] os alunos com necessidades educacionais especiais são aqueles alunos que por apresentar algum problema de aprendizagem ao longo de sua escolarização exigem uma atenção mais específica e maiores recursos educacionais do que os necessários para os colegas de sua idade.” (COLL, PALÁCIOS & MARCHESI, 1995, p. 11).

No Brasil houve um avanço importante no processo de educação inclusiva devido a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, que juntamente com a Constituição Federal garante a todos os mesmos direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com