TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESAÇO ESCOLAR

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDade ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]

CURSO DE licenciatura em PEDAGOGIA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IGUALDADE DE GÊNERO NO ESAÇO ESCOLAR

[pic 2]

BELO HORIZONTE

2019

Desafios e possibilidades da igualdade de gênero no espaço escolar

Produção Textual Individual apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anhanguera  - Educação a Distância, para as disciplinas Metodologia Cientifica; Educação a Distância; Educação e Diversidade; Políticas Públicas da Educação Básica; Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Ética, Política e Cidadania

Tutor à Distância:

[pic 3]

BELO HORIZONTE

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

2.1 O TEMA GENERO NA ESCOLA...........................................................................6

2.2 A TRAJETORIA DA MULHER NO ESPORTE.....................................................7

2.3 A IMPORTANCIA DA FAMILIA...........................................................................8

2.4 ATITUDES SIMPLES MAIS QUE AJUDAM A PROMOVER A       IGUALDADE...........................................................................................................................10

            3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11  

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO                                                                

       

A desigualdade de gênero sempre esteve presente em nossa sociedade, por muito tempo a maioria das mulheres foi colocada em uma situação de inferioridade aos homens. Por muitos séculos essa desigualdade vem fazendo parte de nossas vidas, e tem sido repassada geração após geração. Os pais ensinam seus filhos como agir, com pensamento pré-concebidos essa atitude e de meninos ou essa atitude e pra meninas. O que nos leva a um ciclo de preconceito sem fim. Nos move a refletir será que meninas não praticam esportes porque não são capazes, ou porquê e algo arriscado para elas, ou será que isso foi ensinado a elas, quando buscamos a resposta a essas perguntas chegamos à conclusão que não tiveram sequer a oportunidade de mostrar suas habilidades.

 Este trabalho aborda a importância da escola, e como aliada a família pode iniciar um processo de mudança a respeito desse modo de pensar, quando a família e a escola trabalham junta os resultados serão positivos, veremos que e um longo caminho pra promover essa igualdade mais também ficara cada vez mais evidente a necessidade de se promover tal processo.

O respeito pela dignidade, que se alia à igualdade, é uma necessidade vital do ser humano, assim como existe um “reconhecimento” pelas instituições, devemos considerar e respeitar todos os seres humanos com todas as suas diferenças, devendo haver um equilíbrio entre a igualdade e a desigualdade.

 Será abordado nos tópicos a seguir, o que gerou o surgimento na desigualdade de gênero, também as conquistas que as mulheres obtiveram ao logo dos anos e como impactou na sociedade tal desigualdade, por fim será abordadas sugestões de como trabalhar esse assunto na escola visando formar alunos conscientes. Quanto à vertente metodológica será conceitual-teórica e normativa. A técnica de pesquisa utilizada foi documental, eminentemente bibliográfica, partindo-se de doutrinas e artigos de periódicos

2. DESENVOLVIMENTO                                  

Na formação da criança a escola tem a responsabilidade passar a ideia de valores igualdade e respeito entre pessoas de sexos e opiniões diferentes permitindo que a criança conviva com todas as possibilidades que a sociedade ofereça.

trabalhar este tema na escola ajuda que as crianças incorporem, atitude e aceitação ao próximo. e esse trabalho deve começar na atitude dos profissionais que atuem no âmbito escolar. atualmente as crianças ao nascer, já possuem papel determinado na sociedade. Meninas estão relacionadas à delicadeza da rosa e a esportes menos “invasivos”. Meninos estão ligados ao azul e aos esportes agressivos. o que nos leva a pergunta porque existem essas diferenças, como a sociedade afeta essa questão gênero, qual papel o educador tem?

Acreditamos que gênero é a percepção sobre as diferenças sexuais, e a sociedade hierarquiza essas diferenças quando relaciona o feminino à fragilidade e submissão, e o masculino à força e autonomia. Quando essa questão é tratada dentro do ambiente escolar, essa dualidade se intensifica. O erro da educação na sociedade moderna fundamentou-se em desprezar as primeiras fases da criança, os modos de pensar e agir e suas escolhas, e colocar as crianças em moldes de adultos pensamentos e maneiras de agir já estabelecidos pela sociedade. No primeiro plano, o homem traz o seu biológico, o sangue, a raça e posteriormente um sistema de reflexão, que se edifica e não serão mais debatidos (WALLON, 1975).

Segundo Wallon (1975, p. 12) “O elo vital que existe entre os métodos ou os fins da educação e o regime da sociedade foi reconhecido logo no início por aqueles que hoje tentam transformar as suas bases”.

A escola é uma das esferas sociais por onde transitam conceitos, valores, crenças e relações. A educação sobre a ideologia de gênero nas escolas e essencial para a prevenção da violência contra a mulher e a desigualdade de gênero. E o assunto deve ser iniciado na educação infantil para acabar com a desigualdade e a violência gerada pela desigualdade de gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com