TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS EDUCÇÃO PANDEMIA

Por:   •  12/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 A IMPORTANCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS        4

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar do curso de pedagogia do 1º período da instituição Unopar, é direcionado aos conteúdos estudados ao longo das disciplinas cursadas no semestre, sendo as disciplinas de Ed Cultura Digital, Educação à distância, Educação e Diversidade, Educação Inclusiva, Inovação Educacional, Libras – Língua Brasileira de Sinais e Sociedade Brasileira e Cidadania. Para que sejam examinados os desafios e as possibilidades da organização do trabalho pedagógico nos tempos atuais de pandemia, a verificação da importância e as contribuições das tecnologias para a Educação evidenciando a capacidade da tecnologia assistiva a sua contribuições para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. O objetivo geral desse trabalho acadêmico é de apresentar os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia nas instituições escolares. Este trabalho tem como objetivo apresentar como Pandemia do COVID-19 causou a alteração das atividades escolares e as estratégias foram adotadas.

2.1 A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos

Em 18 de março de 2020 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), confirmaram que pelo menos 85 países suspenderam parcial ou totalmente as atividades presenciais nas instituições escolares para amenizar a propagação do novo coronavírus, afetando mais de 776,7 milhões de crianças e jovens estudantes, logo consequente em razão disso a organização optou pelo ensino e aprendizado à distância e inclusivo, sendo isso discutido em um evento virtual, do qual participaram os governos de 73 países. (UNESCO, 2020).

Diante da situação iniciada a partir do contágio mundial em massa pelo COVID-19 o mundo paralisou, trazendo consequências econômicas, políticas e sociais, logo, também na área da educação não foi diferente, as instituições educacionais precisaram suspender as atividades presenciais, diante disso a educação precisou rapidamente reinventar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas até então, buscando novas formas de garantir a continuidade da aprendizagem nas instituições brasileiras, e com isso também reduzir o prejuízo educacional e assegurar a preservação do direito à educação, mudar inesperadamente trouxe inúmeros desafios, momentos de incertezas podem servir também para grandes aprendizados e proporcionar novas oportunidades de atribuir um novo significado a nossa própria realidade, conforme acredita Araújo:

Momentos de indefinição podem se mostrar como terreno fértil no fazer educacional proporcionando novas formas e meios de ensinar e aprender e, isso acorre em meio à pandemia do coronavírus onde professores e alunos passam a ressignificar a educação de forma remota e agora, a tecnologia tão presente no cotidiano é definitivamente usada em favor da educação. (ARAÚJO et al., 2020, p. 2).

 Com os novos desafios e para atender a essa nova realidade foi necessário diante do isolamento haver adaptações no mundo digital nas redes públicas e particulares de ensino em todo nosso país.

De acordo com o Ministério da Educação, a Educação a distância pode ser considerada como, a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados física ou temporalmente e por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica e na educação superior. (MEC, 2018)

Na busca por novos métodos de ensino que permitam manter as orientações da OMS sobre o isolamento social uma das soluções mais debatidas nesse contexto é a utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) (MÉDICI; TATTO; LEAO, 2020), porem como podemos  ver  segundo dados da  UNICEF  Fundo Das Nações Unidas para a Infância , cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa dos 9 aos 17 anos, que não possuem acesso a internet em casa, eles correspondem a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária,essa foi uma das dificuldades que enfrentadas pelo novo modo de ensino.        

Os professores que até então estão acostumados com as rotinas em sala de aula e tinham pouco ou nenhuns contatos com tecnologia precisaram começar a planejar aulas mediadas por telas junto a seus coordenadores pedagógicos, ao mesmo tempo em que descobrem sobre o funcionamento de ferramentas tecnológicas que seriam a partir de agora seus aliados.

[...] nem todos os educadores brasileiros, tiveram formação adequada para lidarem com essas novas ferramentas digitais, precisam reinventar e reaprender novas maneiras de ensinar e de aprender. Não obstante, esse tem sido um caminho que apesar de árduo, é essencial realizar na atual situação da educação brasileira (CORDEIRO; 2020,6 p. 10).

Com aulas online, surgiram novos desafios que não eram comuns nos encontros presenciais como problemas de conexão e engajamento dos alunos à distância entre outros, as mudanças aconteceram também no âmbito familiar, pois as famílias passaram por alterações na rotina domiciliar ao mediar às atividades dos filhos, enviadas pelas instituições escolares, sendo assim novas realidades apresentam novos desafios e a criatividade do professor juntamente com o empenho dos alunos e apoio das famílias são requisitos essências e transformadores para não somente a educação, mas também para toda a sociedade que esta tendo que se adaptar a novas rotinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com