TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DAS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NO PERÍODO DE PANDEMIA

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 15

OS DESAFIOS DAS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NO PERÍODO DE PANDEMIA

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.

Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022.

1. INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação inicial do trabalho e possibilita uma visão global do assunto a ser tratado (contextualização), com definição clara do tema e dos limites do estudo do problema e dos objetivos a serem estudados. É uma etapa importante em que se deve esclarecer ao leitor o que trata o texto. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”.

A partir da explanação este trabalho levanta o seguinte problema: como os cursos ofertados pela UNIASSELVI, focalizando-se em aspectos estruturais e de formatação de artigos científicos, podem instruir, de modo eficiente, a formatação dos trabalhos de seus acadêmicos no EAD?

Com base no questionamento, este trabalho busca caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI.

Para a construção da introdução, devem-se contemplar os seguintes itens:

(1) escolha do tema: que consiste em anunciar sua ideia de forma precisa e evidenciar o assunto que será abordado. Na medida em que se descreve a ideia, deve-se procurar mostrar a importância da temática e do estudo a ser realizado;

(2) problematização: consiste em definir o que será estudado, em que situação este conhecimento será aplicado. Trata-se do problema que você precisa resolver com esta pesquisa/trabalho. Quando possível, podem-se associar os conteúdos vistos em livros e artigos científicos com alguma aplicação prática que pode auxiliar você a resolver o problema proposto;

(3) estabelecimento dos objetivos: selecione ao menos dois objetivos. Inicie com verbos abrangentes na forma infinitiva que indiquem ação (estudar, avaliar, mensurar, analisar);

(4) indicação breve da metodologia para mencionar como você resolverá o problema proposto. Explicitar as fontes de pesquisa, o local da realização, o objeto de análise e quais são os  v passos utilizados para a realização do trabalho. Imagine que o leitor do seu trabalho queira repetir o seu experimento e você precisa descrever a ele o roteiro da realização da atividade (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006).

A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.

2. AS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS

As vivências educativas vêm sendo alteradas conforme as mudanças que ocorrem na nossa sociedade com o passar dos anos. A escola atual, com seus métodos e características nem sempre foi desse modo, é normal escutar dos pais que em suas épocas o espaço escolar é relembrado como um local de muita rigorosidade. Mas, como tudo se modifica, as escolas não pararam no tempo, e foram precisando acompanhar as transformações do mundo, alterando seus pensamentos e métodos.  Foi assim com surgimento da tecnologia, da internet e com os novos meios de comunicação, essas criações influenciaram o dia a dia das escolas.

Mas nada é tão ruim que não possa piorar, já dizia o famoso ditado popular. Os educadores não imaginavam que o maior desafio iria surgir em 2020, no qual acompanhar as transformações que surgiria, seria extremamente difícil. No dia 1 de dezembro de 2019 o mundo deu boas vindas ao COVID-19, um vírus que ninguém conhecia e não presumia à proporção que ele iria se tornar. A partir desse dia o mundo não foi mais o mesmo, de epidemia para pandemia, e a terra virou de ponta cabeça.

Restrições foram sendo criadas para diminuir a contaminação do vírus, no qual tem grande taxa de contaminação. Portanto, foi necessário reduzir ao máximo a circulação e interação de pessoas nos mais diversos locais da sociedade. A maioria dos estabelecimentos foi fechada, apenas os serviços essenciais poderiam permanecer abertos, e as escolas não estavam nesse grupo. E com isso apareceu à dúvida, e as crianças. Pois bem, vamos acompanhar a trajetória de alguns dos desafios vividos pelos educadores nesse período de tempo.

2.1 AS VIVÊNCIAS EDUCATIVAS ANTES DA PANDEMIA

        Como vimos às escolas sempre possuíram desafios, nos quais se baseavam em romper com ensinos tradicionalistas. Para tentar tornas as práticas mais atrativas, esses ambientes educativos estavam trabalhando para acompanhar as novas tecnologias que foram surgindo. Com a chegada da internet, as crianças começaram a passar horas e horas do seu dia no celular, dificilmente elas estão brincando na rua, ou até mesmo no pátio de casa. Esse uso excessivo de telas, fez com que o interesse em brincadeiras que não envolvesse algum tipo de tecnologia se tornasse sem graça.

        As crianças nativas digitais que nasceram já incluídas nesse mundo tecnológico, desenvolveram certa falta de paciência e de interesse nas escolas, pois, para elas esse lugar não possuía nenhuma diversão ou atração. As práticas tradicionais de ensino, onde, o professor fala e o aluno escuta, a rigorosidade de memorização e a quantificação dos conhecimentos fez com que um grande número de aluno desistisse da escola.

        Portanto o desafio dos educadores e da rede escolar era atualizar seus métodos e aproximar o ambiente escolar da nova realidade dos alunos. Mas como se aproximar desse mundo tecnológico, que para alguns professores também é desconhecido? Todos precisaram aprender novamente e inovar suas práticas, para isso as formações continuadas foram uma grande solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (265.8 Kb)   docx (157.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com