TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA GESTÃO

Por:   •  15/11/2017  •  Monografia  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Pedagogia

Atividade Prática Supervisionada

Fundamentos da Gestão em Educação

Sumário

Introdução _________________________________________________________________1

Gestor escolar X modernidade__________________________________________________2

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública____________________4

Projetos/cursos envolvidos nesse programa________________________________________4

Projeto Político-Pedagógico____________________________________________________5

Mapa conceitual (Projeto Político-Pedagógico) ____________________________________5

Gestão democrática ou participativa _____________________________________________6

Considerações finais _________________________________________________________7

Referências bibliográficas _____________________________________________________8


Introdução

       A gestão em ambientes escolares ou educativo apresenta diversas facetas, com problemáticas diversas, entre elas a modernização do sistema administrativo adotado, que ainda é burocrático e por isso lento.

       Em nossas pesquisas e consequente elaboração da atividade procuramos demonstrar à alternativa que vem sendo adotada nas administrações escolares modernas a chamada de “gestão democrática ou participativa”, onde todos são responsáveis pela elaboração e também pela implantação dos projetos elaborados em conjunto.

Gestor escolar X modernidade

        Um dos principais entraves na gestão moderna é a formação dos seus gestores, principalmente na esfera pública, com um modelo de administração arcaico, onde a burocracia e lentidão imperam.

        A implantação de um modelo de gestão moderna passa pela readequação e mudança de mentalidade dos gestores e de todos os envolvidos nesse processo com a finalidade melhorando assim a educação num todo.

        Considerando a modernização da gestão educacional uma forma de administração que vem sendo implantada é democrática, onde todas as relações e processos devem passar por reformulação para que todos possam participar e tomarem as decisões necessárias.

        Nesse tipo de gestão a direção deve figurar como a de um líder e não somente de um chefe, onde tudo é centralizado e todas as decisões são tomadas por uma pessoa sem discussão, e esse líder deve desenvolver a capacidade de  agregar desejos, aspirações e expectativas da equipe escolar e comunidade coordenando e administrando para que as decisões tomadas sejam implementadas.

        Outras ações para o desenvolvimento de uma gestão moderna (democrática) diz respeito à formação continuada tanto para professores bem como para todos os funcionários administrativos, com a promoção de minicursos, cursos de atualização, palestras e encontros entre outras ações que visem o desenvolvimento constante de cada indivíduo no contexto educacional a que ele esta inserido.

        A comunicação também deve ser aspecto a ser considerado na gestão democrática, uma vez que todos deveram estar bem informados das decisões, diretrizes, normas, rotinas, enfim de tudo que acontece no ambiente escolar como um todo.

        Mas todo processo de mudança provoca certa insegurança nos indivíduos envolvidos, pois poderá afetar o modo como ele desenvolve seu trabalho, principalmente levando se em consideração que a grande maioria das escolas ainda segue o modelo de gestão centralizado e burocrático.  

        E por não ser uma tarefa das mais fáceis à implantação da gestão democrática ou participativa por assim dizer, infelizmente é uma realidade em poucas escolas, pois muitas delas ainda resistem a essas mudanças, visto que o pensamento de seus gestores seria de “perder o controle da situação”, o que não deverá acontecer se as mudanças necessárias acontecerem de forma correta, adequando-se tudo e todos a essa nova situação.

        Contudo, cabe a gestores e comunidade escolar se mobilizarem e buscarem instrumentos e modos de lidarem da melhor maneira possível com essa situação, mas nunca deixando de lado o foco principal que é o aluno.

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública

        O objetivo do Programa Nacional de Gestores da Educação Básica da Rede Pública é formar competentes gestores, ondem possam ser capacitados de desenvolver proposta com qualidade, aperfeiçoando as atividades escolares, e trazendo novos conhecimentos tecnológicos, ajudando em prol da qualidade social. O Objetivo da Escola de Gestores é formar através de curso de especialização (lato sensu), Dirigentes (Diretores e vice-diretores), Coordenadores Educacionais que atuam na escola pública de ensino básico, e aqueles que são inseridos na educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, também são inclusos no programa.

Projetos/cursos envolvidos nesse programa

       

           Os três Objetivos deste programa são:

         >Reforma na Educação, englobando todo seu contexto escolar e reavaliação da gestão (onde facilitará nos projetos, desenvolvimento de atividades exemplares, ajudando na formação capacitada do aluno).

        > Usando documentos Nacionais e Internacionais das últimas décadas como referência para serem discutidas e refletidas sobre as diretrizes educacionais (auxilia fortemente nas estratégias do plano educacional, tomando como base de informação as politicas educacionais estratégicas nacionais internacionais, que muito vem a colaborar com uma gestão mais democrática e mais preparada tecnologicamente).

          >Analisar o propósito do programa na formação de gestores (focando sempre na formação capacitada do gestor, onde ajudará vencer barreiras e ser um solucionador).

           Uma gestão capacitada oferece as escolas e alunos, um apoio que supra todas as necessidades, fazendo com que o ensino seja administrado com grande sucesso, propiciando um ensino digno aos alunos.


Projeto político-pedagógico (PPP)

          Um documento norteia as propostas que deveram ser trabalhadas e implantadas para que se possa ter o direcionamento de onde estamos e onde queremos chegar, devendo se tornar um guia quando se quer planejar dentro do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com