TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  19/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

IADE

SIMONE CASSIMIRO DE SOUZA MARTINS

EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

GRUPO ESPECIAL

Tutora: Istela Racanelli

POLO: CASTELO – ES

2016 

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CURRICULO ESCOLAR

[pic 1]Matheus é uma criança muito esperta, e fica bem atento no que se diz a respeito da presença da família na escola. Seus pais, por sua vez, como não viveram numa época como a atual de seu filho, onde o currículo escolar era um roteiro pronto a ser seguido, faz questão de se fazer presente na vida escolar de seu filho.

É fundamental que escola e família tenham currículos que se complementem para garantir que seus alunos e filhos tenham uma formação curricular de excelência acadêmica e de vida. A escola é responsável pela transmissão do conhecimento científico, pelo desenvolvimento das capacidades cognitivas e afetivas de seus alunos; a trabalhar as competências comunicativas e a ter grande participação na formação da identidade individual deles.

A família é a principal base afetiva do estudante, e a responsável pela transmissão da cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração. Como a família pode provocar o currículo complementar? Lendas, costumes, curiosidades, sabedorias, histórias de vida são alguns dos ingredientes compostos no repertório familiar, que para os educadores é visto como conteúdo curricular.

[pic 2]“Uma família que tem por hábito contar, planejar, mostrar, discutir ou ler determinados assuntos que considera importante para a complementação do conhecimento familiar, está colaborando com a formação curricular de seu filho”.

Existe saberes tão importantes para a formação do aluno quanto o currículo escolar, mas as mãos da escola não alcançam. “A escola não tem como regular, por exemplo, a vida acadêmica do aluno em ambiente familiar. Cabe à família observar como seu filho se relaciona com o tempo de estudo em casa. Se faz a lição em um minuto e vai brincar, ou se está comprometido com o trabalho”.

[pic 3]  A escola tem bastante fôlego para introduzir um repertório cultural de qualidade na formação dos alunos, mas é impossível ser a única responsável. Famílias que têm o hábito de ler, de viajar, de escutar música, de ir ao cinema, de viver aprendendo com a vida, podem colaborar com a formação cultural dos filhos através de um planejamento curricular. 

[pic 4]No planejamento, pequenas ações fazem grandes diferenças. “Observar os programas que estão assistindo na TV, comentar e mostrar quais os programas são bons e porque são bons. Ouvir boas músicas e conversar sobre seus autores. Ler um bom livro, e falar sobre ele, sua história e, talvez, sobre a reflexão que fez sobre a influência que o autor teve em outros autores. Tudo isso é currículo”, diz a educadora.

[pic 5] O currículo de uma boa escola possibilita uma boa escolha dos alunos, mas se os pais que têm o sonho, também se empenharem no desenvolvimento do currículo, o resultado será maior.

A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

Hoje existem várias formas de ensinar e aprender e umas delas é o currículo oculto. Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (326.2 Kb)   docx (463.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com