TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PLANOS DE AULA

Por:   •  13/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

PLANO DE AULA 1 – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DATA DE APLICAÇÃO: 30/04/2022

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL PROINFANCIA PEQUENO ANJO

INTEGRANTES DA EQUIPE: ANGELA PEREIRA DE SOUZA POMAROLI e HEMYLLI CRISTINA FACHETTI DE SOUZA 

ÁREA DE CONHECIMENTO:  CIENCIAS NATURAIS

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

SÉRIE/ANO ESCOLAR EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ANO

DURAÇÃO: 1 HORA

CONTEÚDO

 Higiene  corporal e os cuidados com nossa pele.

HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)

(EF01CI03): Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

-Identificar alguns hábitos de higiene e cuidados com a pele para ter-se uma vida saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Levar o aluno a entender a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;

-Identificar doenças ocasionadas por falta de higiene;

 -Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

METODOLOGIA

Sensibilização: Após as boas vindas aos alunos, apresentar o tema da aula ‘’ Higiene  corporal e os cuidados com nossa pele’’ verificar se gostam de lavar e pentear os  cabelos, escovar os dentes, tomar banho...

Desenvolvimento:  Após a discussão apresentar algumas imagens referente ao tema proposto e ir questionando aos alunos o que cada imagem representa e se todos temos o costume de fazer em casa e na escola(escovar os dentes após o intervalo e lavar as mãos antes as refeições e após o  uso do banheiro) se usa o protetor solar ou se usam algo para se proteger do sol(chapéu, boné, sombrinha entre  outros)

Atividade de Fixação:  Confeccionar cartaz com habito de higiene e cuidados com a pele. Entregar os materiais impresso.

CRONOGRAMA

Sensibilização: 10

Desenvolvimento: 20

Atividade de Fixação: 30

AVALIAÇÃO

Serão realizadas através da observação, participação, compreensão, cooperação e interação das crianças e do grupo no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas.   

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS:

Papel: Crafit, A4, revista, cola, tesoura, lápis de cor e preto e material impresso.

RECURSOS DIGITAIS: Notebook, data show.

REFERÊNCIAS

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acessado em:  25 fev. 2022.

SILVA, Juliana Nair dos Santos. Plano de aula: Higiene corporal e os cuidados com a pele.. Escola Nova, 2021. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/1ano/ciencias/a-beleza-da-diversidade/2771#section-sobreOPlano-4>. Acessado em: 23 março 2022.

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Sensibilização: Apresentar o tema da aula ‘’ Higiene  corporal e os cuidados com nossa pele’’ verificar se gostam de lavar e pentear os  cabelos, escovar os dentes, tomar banho...

Desenvolvimento:  Após a discussão apresentar algumas imagens referente ao tema proposto e ir questionando aos alunos o que cada imagem representa e se todos temos o costume de fazer em casa e na escola(escovar os dentes após o intervalo e lavar as mãos antes das refeições e após usarmos o banheiro, quando chegamos em casa) se usa o protetor solar ou se usam algo para se proteger do sol(chapéu, boné, sombrinha entre  outros) e lembrar os alunos que banho é muito importante para tirar as impurezas do nosso corpo e deixar nossa pele limpa e nosso corpo mais descansado e cheiroso.

Atividade de Fixação:  Confeccionar cartaz com habito de higiene e cuidados com a pele. Entregar os materiais impresso.

PLANO DE AULA 2 – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DATA DE APLICAÇÃO:  03/05/2022

ESCOLA: ESCOLA MUNICIPAL PROINFANCIA PEQUENO ANJO

INTEGRANTES DA EQUIPE: ANGELA PEREIRA DE SOUZA POMAROLI e HEMYLLI CRISTINA FACHETTI DE SOUZA 

ÁREA DE CONHECIMENTO:  CIÊNCIAS NATURAIS E LINGUAGENS

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS e LÍNGUA PORTUGUESA

SÉRIE/ANO ESCOLAR EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ANO

DURAÇÃO: 1 HORA e 30 MINUTOS

CONTEÚDO

Respeito à diversidade

HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

-Reconhecer a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • -Compreender a pluralidade étnica, cultural e sexual;
  • -Explicar que se deve ter empatia pelos seus semelhantes.

METODOLOGIA

Sensibilização: Após a boas vindas aos alunos convida-los a fazer uma roda de conversa apresentando aos alunos o tema da aula “Respeito à diversidade”, deixando que as crianças falem, em seguida  distribuir fichas com imagens com pessoas em situações diferentes ou distintas.

Desenvolvimento: Em seguida, com os seguintes questionamentos: Como são os coleguinhas da sala ou da escola? É possível ser diferente? Perguntado as crianças o nome colegas e como eles( cor dos cabelos(curto ou compridos, cacheados..., olhos, pele, se usa óculos  entre outros... Atividade de Fixação: confecção de cartaz, entregar material impresso como: assinalar suas características... e quais as características de Luanda a menina da história do vídeo que assistimos e pintura

CRONOGRAMA

Sensibilização: 10

Desenvolvimento: 40

Atividade de Fixação: 40

AVALIAÇÃO

Será de acordo com a interação da criança com o grupo, também individualmente e a produção da atividade sugerida, fazendo uma observação de acordo com o desenvolvimento do aluno.

RECURSOS

RECURSOS MATERIAIS:

Cartolina, revista, cola, tesoura, lápis preto e de cor

RECURSOS DIGITAIS: Telão, data Show, notebook e Vídeo.

REFERÊNCIAS

SILVA, Juliana Nair dos Santos. Plano de aula: A Beleza da Diversidade. Escola Nova, 2021. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/1ano/ciencias/a-beleza-da-diversidade/2771#section-sobreOPlano-4>. Acessado em: 23 março 2022.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acessado em:  25 fev. 2022.

Video ‘’Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!’’ Texto de Lucimar Rosa Dias e ilustrações de Sandra Beatriz Lavandeira. Editora Alvorada, 2012. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cpAGEyaz424 29 março 2022.

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Sensibilização: Após a boas vindas aos alunos convida-los a fazer uma roda de conversa apresentando aos alunos o tema da aula “Respeito a diversidade”, deixando que as crianças falem, em seguida  distribuir fichas com imagens com pessoas em situações diversas, estimulando a reflexão e análise das imagens caso não se perceba resposta alguma.

Desenvolvimento: Em seguida, com os seguintes questionamentos: Como são os coleguinhas da sala ou da escola? É possível ser diferente? Perguntado as crianças o nome colegas e como eles( cor dos cabelos(curto ou compridos, cacheados..., olhos, pele, se usa óculos  entre outros)  e se caso tenha algum aluno portador de deficiência esperar os alunos falarem e explicar o porque existem pessoas assim, porem a  deficiência não o faz menos que ninguém todos devem ser respeitado independente da raça, cor ou etnia, encerrar este momento com o vídeo ‘’Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!’’  de Lucimar Rosa Dias.

 Atividade de Fixação:  Dividir as crianças em 3 grupos para confecção de cartaz para isso deverão recortar figuras de rostos de pessoas em revistas para conferirem as semelhanças e diferenças existentes entre as pessoas, entregar material impresso como: assinalar suas características... e quais as características de Luanda a menina da história do vídeo que assistimos e pintura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (310.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com