TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS UTILIZADOS PELA TEORIA

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ARAPONGAS

2019


CAMILA PIMENTA[pic 6]

alfabetização no ensino fundamental:

OS PROCESSOS UTILIZADOS PELA TEORIA

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Universidade Pitágoras Unopar.

Orientador: Silvana Guedes


Arapongas

2019


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1        O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA        8

4.1 MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO        10

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo discursar sobre um assunto que ocupa, hoje, o lugar central na discussão da educação escolar no mundo, a alfabetização. O trabalho irá relatar as várias tentativas de se processar a alfabetização, qual a necessidade de se ter um método específico ou não. Mostrará também alguns pensadores e teóricos como Cagliari (1998), Cocco(1996), Zilberman (1985) e Brasil (2001) que, através de seus trabalhos muito bem fundamentados, apresentam uma nova visão de como ver o mundo da criança dentro do contexto da alfabetização, repensar o papel do professor e do aluno no processo ensino/aprendizagem buscando alternativas para um trabalho de qualidade.

Os Objetivos elencados neste trabalho foram: Objetivo Geral: Observar e identificar os processos de alfabetização do aluno para que se tenha um desenvolvimento educacional satisfatório; e no Específicos: Quanto aos objetivos específicos elencam-se  os seguintes: a) Destacar os processos na alfabetização, onde a leitura e a escrita sejam desenvolvidas de uma forma natural para o aluno; b) Fundamentar os aspectos facilitadores da alfabetização; c) Relacionar os tipos de processos que vão solucionar os problemas na alfabetização.

A problematização se embasou da seguinte forma: Quais processos a serem desenvolvido na alfabetização do aluno?

A partir da problematização a abordagem do tema se dá pela importância da alfabetização no desenvolvimento do aluno, mas sem dúvida a alfabetização ocorre em um ambiente social, muito antes da entrada da criança no ambiente escolar. No ambiente escolar a alfabetização tem como fundamento, descobrir, interagir, e estimular a criatividade do aluno.

A metodologia utilizada para a concretização deste trabalho será mediante pesquisa bibliográfica e para uma melhor compreensão do tema, foram capturadas valiosas informações para o desenvolvimento e pratica do processo de Alfabetização. Também será usada o conhecimento, habilidade e competência do professor para dar condições aos seus alunos para que construam seus conhecimentos. De forma alguma o professor pode se ater a transmitir conhecimentos do alfabeto, da junção de letras e palavras, sem preocupar-se com a função da escrita, sem possibilitar ao aluno o uso da linguagem escrita.  

As teorias pedagógicas, as investigações e as pesquisas científicas dão suporte ao professor no planejamento e na atuação em sala de aula, quando o ajudam a conhecer seus alunos, como pensam e suas hipóteses na tentativa de resolver seus conflitos.

  1. O PROBLEMA

Quais processos a serem desenvolvido na alfabetização do aluno?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

Observar e identificar os processos de alfabetização do aluno para que se tenha um desenvolvimento educacional satisfatório.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Destacar os processos na alfabetização, onde a leitura e a escrita sejam desenvolvidas de uma forma natural para o aluno.

  • Fundamentar os aspectos facilitadores da alfabetização.
  • Relacionar os tipos de processos que vão solucionar os problemas na alfabetização.

3 JUSTIFICATIVA

A abordagem do tema se dá pela importância da alfabetização no desenvolvimento do aluno, mas sem dúvida a alfabetização ocorre em um ambiente social, muito antes da entrada da criança no ambiente escolar. No ambiente escolar a alfabetização tem como fundamento, descobrir, interagir, e estimular a criatividade do aluno.

A relevância desse tema se dá a importância de se despertar a vontade de ler e aprender, podendo compreender melhor o uso das palavras e seus significados. Pois na alfabetização você não vai aprender apenas ler ou muitas vezes decorar algo, mas sim compreender o que foi lido e saber fazer o uso correto da palavra.

O ato de contribuir para um desenvolvimento de aprendizagem é de desenvolver ações significativas, onde o aluno aprende de forma que ela possa usar o seu conhecimento fora da escola e descobrindo os seus significados dentro da escola, aprendendo de forma diversificada tanto no social, quanto no cultural.

4 FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA

A escrita é considerada uma das grandes invenções da humanidade, criada pela população que, de nômades, passou a ser sedentária, surgindo assim, a necessidade de armazenamento de dados, preservação da história, registro do mundo, controle da quantidade de seus pertences, dos alimentos cultivados. 
Primeiramente surgiu em forma pictográfica ou desenho ou símbolo e, em seguida, surgiram os ideogramas. Logo após, surgem os silabários e, posteriormente, surge o alfabeto

Segundo CAGLIARI (1998, p. 12):

Quem inventou a escrita inventou ao mesmo tempo as regras da alfabetização, ou seja, as regras que permitem ao leitor decifrar o que está escrito, entender como o sistema de escrita funciona e saber como usá-lo apropriadamente. A alfabetização é, pois, tão antiga quanto os sistemas de escrita. De certo modo, é a atividade escolar mais antiga da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com