TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROFESSORES MARCANTES

Por:   •  21/3/2020  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo Anárquico

Cohen, March e Olsen sugerem uma outra visão das organizações como anarquias organizadas, onde as situações de decisão são caracterizadas por preferencias, problemáticas, tecnologias inserta e participação fluída.

As preferencias usadas na tomada de decisão são mal definidas, precisam se descobertas, em vez de serem conhecidas antes.

A tecnologia é inserta no sentido de que seus processos e procedimentos não são bem entendidos por seus membros, e o meio de atingir os objetivos desejados não são prontamente identificáveis.

A participação é fluída, part time, na medida em que as pessoas dedicam às diversas atividades uma quantidade de tempo variável.

Para Dagnino e Gomes o modelo se diferencia do racional pela falta de propostas claras na ação administrativa e pelo comportamento institucional que não pode ser deduzido dos interesses individuais. Os problemas neste modelo de gestão são permanentes e não são necessariamente resolvidos por processo de escolha. Segundo os autores, a base de informação não é boa, a gestão é congestionada pelo cotidiano e a busca de consenso se dá por meio do controle de agenda decisória e do acesso de informações.

Lima, explica que a imagem de anarquia organizada, não significa má organização, ou até mesmo, desorganização, mas sim o contraste com a organização racional. Significa a desconexão entre estruturas, atividades, objetivos e procedimentos, decisões e realizações.

Modelo Anárquico: Escola Verde

             As instituições de ensino que possuem o modelo anárquico, são definidas pelo autor como escola verde. Na qual, embora a equipe de gestão proporcione momento de discussão e reflexão, não existe um trabalho de organização das ações do grupo, sendo assim não deixa claro quais são os objetivos da instituição. Neste modelo não há uma sistematização das discussões realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com