TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

UNIABC

OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho elaborado com exigência

Parcial no curso de Pedagogia.

Disciplina, Pedagogia da Educação.

 Sob orientação da Prof.ª Elza Pontes Ribeiro

SANTO ANDRÉ

2012


INTRODUÇÂO

        Este trabalho consiste em apresentar um pouco sobre dois grandes nomes na educação infantil, os psicólogos Lev Vygostky e o Jean Piaget.

Para Vygostkya linguagem tanto expressa o pensamento da criança como também osorganiza, para as crianças agir elas tem que interagir umas com as outras, e se isso não ocorrer elas podem não desenvolver como deveria, pois, para construir conhecimento os seres humanos precisam uns dos outros.

É através da linguagem que podemos nos comunicar e associar os nossos conhecimentos, Vygostky atribuiu a importância do professor como mediador entre a criança e o mundo.

Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Ele achava que se observássemos com muito cuidado o jeito que as crianças se desenvolvem poderíamos entender melhor o desenvolvimento humano.  Sua teoria era construtivista, para ele a criança constrói a realidade a partir de suas experiências.

Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade

De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientaras crianças no caminho da aprendizagem autônoma.


LEV VYGOTSKY

[pic 1]

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber.”

BIOGRAFIA

        Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 05 de novembro de 1986 em Orsah, a capital da Bielo Rússia. Seus pais eram de família judaica e com boas condições econômicas, o que he permitiu uma formação solida desde criança, embora não muito religioso recebeu uma educação judaica tradicional.

        Até os 15 anos ele foi educado em seu apartamento com tutores particulares, na sua adolescência se reunia em grupo com seus amigos para discutir assuntos altamente abstratos, como filosofia da historia e filosofia, era um admirador da poesia e teatros locais.

Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou por insistência de seus pais, mas depois de um mês mudou para o curso de direito, ainda ele frequentou outros cursos e graduou-se em historia e filosofia na universidade do Povo de Shanjavsky.

        Em 1924, casou-se com Roza Smekhova, com quem teve duas filhas.

[pic 2]

“A estrutura da língua que uma pessoa fala influência a maneira com que está pessoa percebe o universo.”

SUA VIDA ESPERANÇA, DRAMA E TRAGÉDIA

        Vygotsky dedicou-se a pedagogia e a psicologia, deu varias palestras em escolas e faculdades sobre pedagogia, psicologia e literatura. Ele sempre acreditou numa sociedade mais justa sem conflito social e exploração.

        Ele visitava as populações camponesas isoladas de seu país, fazendo testes neuropsicológicos.

        Na cidade de Gomel, onde viveu boa parte de sua curta vida, fundou a editora Eras e Dias, com seu amigo Dobkin e o primo David, criou ainda, um revista literária e estruturou um laboratório de psicologia.

        Devido à situação geral da Rússia por causa da guerra civil, a economia se deteriorava rapidamente e era muito difícil conseguir comida suficiente, além disso, sua família passava por muitas dificuldades, mais a maior delas foi à tuberculose, doença que levou a morte seu irmão mais novo Dodik, logo em seguida, aos 19 anos, ele também adoeceu tendo sua primeira crise e foi mandado para um sanatório onde logo se recuperou, mas a doença o acompanhou o resto de sua vida, dando crise de febre remitente o levando a morte em 11 de junho de 1934.

        Trecho de uma carta que Vygostky enviou a seu amigo Alexandrer Luria:

“... à minha volta havia tal situação o tempo todo, que era vergonhoso e difícil pegar uma caneta nas mãos e impossível pensar com sossego... Sinto-me fora da vida, mais precisamente: entre a vida e a morte; ainda não estou desesperado, mais já abandonei toda a esperança.”

[pic 3]

“Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.”

TEORIAS PENSAMENTOS E LINGUAGEM

        Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento.

Vygotsky afirma que a relação entre o pensamento e a fala passa por várias mudanças ao longo da vida do indivíduo. Apesar de terem origem diferente e de se desenvolverem de modo independente, numa certa altura, graças à inserção da criança num grupo cultural, a linguagem tanto expressa o pensamento da criança como age como organizadora desse pensamento.

        O bebê se comunica através do choro ou do riso para dizer que algo esta errada ou demonstrar satisfação por algo, Vygotsky chamou esta fase de estágio pré-intelectual do desenvolvimento da fala, à medida que a criança interage com o adulto, ela aprende a usar a linguagem como instrumento do pensamento. A fala é um marco no desenvolvimento cognitivo, ela é uma ferramenta do pensamento.

        Para Vygotsky, o processo mental tem origem no processo social, isso ocorre através da mediação, isto é, mediada por instrumentos e signos, são eles quem faz a mediação do ser humano entre si e deles com o mundo.

Signo é o significado de palavras e gestos já aceito pela sociedade, como por exemplo, o desenho de uma caveira em um recipiente ou lugar, quer significar perigo, o ser humano tem que captar os significados já aceitos socialmente, ao longo do tempo estes signos, modificam e influenciamseu desenvolvimento social e cultural.

[pic 4]

“O que as crianças podem, fazem com assistência de outros, pode ser em algum sentido em indicativo ainda melhor do seu desenvolvimento mental do que a que elas podem fazer sozinhos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (524.7 Kb)   docx (741.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com