TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VALORES QUE A GESTÃO E CORPO PEDAGÓGICO DEVEM TRABALHAR NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 11

         [pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

OS VALORES QUE A GESTÃO E CORPO PEDAGÓGICO DEVEM TRABALHAR NO CONTEXTO DA SALA DE AULA.

 

 

JOANA DARK COSTA- UL:191009080

LUCICLEIA DA SILVA SANTOS- UL:191008080

SAVIO PINHEIRO DA SILVA- UL:19109080

REJANE RODRIGUES DA SILVA- UL:19105883

 

 

 

CAXIAS-MA

2021

JUSTIFICATIVA:

O Presente projeto tem como questão enfocar a Gestão Escolar como ação conjunta e participativa de todos os setores da escola, objetivando a construção do conhecimento.

É importante enfatizar que na gestão participativa, onde o corpo docente e a comunidade externa devem contribuir com suas habilidades, é um espaço de articulação e de convergência de múltiplas forças. Portanto, o trabalho do gestor escolar tem papel de trabalhar a educação, que pode ser planejada e organizada de modo a alcançar índices de eficiência, tendo uma organização escolar a ser tomada como realidade objetiva e técnicas que funciona racionalmente, informando, repassando toda um conteúdo prático para que os professores possam levar aos alunos um bom ensinamento que traga eficácia para os mesmos.

A realização do Projeto tem por finalidade valorizar o ambiente escolar, com o intuito de estabelecer uma boa gestão escolar, valorizando os alunos e os professores.

Portanto, investigar os fundamentos teóricos da Gestão Escolar para qualificar a participação de todos os sujeitos da comunidade educativa é de principal importância para uma boa organização escolar. A gestão desenvolvida com a participação de todos os membros da comunidade escolar resulta numa ação mais qualificada na construção do conhecimento e na estruturação das relações internas e externas. No entanto, apontando que, nos textos legais o que mais se destaca é centralizada da gestão e do gestor escolar, os quais devem se responsabilizar-se não apenas pelo desenvolvimento do sistema escolar, mais também pelas realizações dos princípios fundamentais de igualdade de oportunidade educativas e de qualidade de ensino.

Por fim, é importante elencar que a sala de aula é o espaço onde, em determinados momentos, traz as histórias vida dos sujeitos, se tornando uma interação entre grupos, e dependerá do professor de sua forma democrática de medir as situações possibilitando os crescimentos de todos os integrantes do grupo atuando com conhecimento organizando o espaço do convívio, planejando trabalho a ser realizado, mediando conflitos e os estabelecendo a confiança mutua.

O professor tem condições de criar situações próprias para a internalização do conhecimento por parte dos sujeitos e ao mesmo tempo, possibilitar o desenvolvimento de cidadãos democráticos.

SITUAÇÃO-PROBLEMA:

No projeto observamos que a necessidade de uma boa gestão é primordial no ensino educacional, contanto a reorganização do trabalho e do espaço escolar passa a exigir do gestor escolar uma atuação pautada na discussão, no debate, no envolvimento da escola, ensejando uma gestão mais participativa e representativa do consenso comunitário escolar.

A reflexão sobre a organização do projeto na escola, foi uma necessidade emergente é requer que o trabalho dos orientadores educacionais seja voltado a busca de enfatizar seus valores onde a gestão é o corpo pedagógico devem trabalhar no âmbito da área pedagógica em sala de aula.

Sendo assim, uma gestão e o ensino pedagógico de qualidade requer a responsabilidade do gestor de gerar mudanças, de estar comprometido e envolvido de forma significativa dentro do contexto educacional, atuando no âmbito escolar, junto com os professores, crianças, funcionários, famílias e com a comunidade em geral, oportunizando uma troca de experiências vividas em busca de uma melhor formação humana, construindo assim à frente e juntamente com estes elementos uma escola de qualidade. A partir daí surge o questionamento: Qual o papel do gestor e do professor, para trabalhar o contexto educacional e na sala de aula?

PÚBLICO-ALVO:

Alunos, professores, gestores e toda a coordenação que compõe numa escola pública de Caxias-MA.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

  • Valorizar o ambiente escolar, com o intuito de estabelecer uma boa gestão escolar, valorizando os alunos e os professores.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver atividades que venha a estabelecer uma boa relação entre gestão, professores e alunos;
  • Buscar entender, motivar e colaborar as necessidades de todos da sala de aula de forma integrativa.  
  • Orientar os alunos, e ajudar no andamento das atividades realizada para garantir um bom processo de aprendizagem de sala de aula.
  • Encorajar o gestor e os professores para elencar atividades que possam motivar uma melhor educação e um bom comportamentos positivos do aluno.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Para que uma gestão escolar alcance o trabalho com eficiência deve ter clareza das responsabilidades formação adequada e ambiente colaborativo asseguram que todos atuem por ensino de qualidade.

A gestão escolar busca atender às necessidades de todos os setores da escola de forma integrativa, oferecendo suporte para os envolvidos na formação dos alunos. Portanto, é uma prática que visa organizar os recursos (físicos, financeiros e humanos) e as atividades realizadas no ambiente educacional da melhor maneira possível, visando oferecer uma educação de qualidade.

Dessa forma, a gestão escolar promove a autonomia da escola na administração dos seus recursos financeiros e pedagógicos e a otimização de tempo e processos dentro do ambiente educacional. Isso aumenta a qualidade do currículo e a motivação da equipe como um todo.

A gestão pedagógica é considerada o pilar mais importante da gestão escolar. Isso porque ela está ligada diretamente à atividade-fim da escola. Portanto, ela atua diretamente na formação e no desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e profissionais nos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (541.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com