TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opinião de Bourdieu sobre a função social da escola

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Função social da escola

Bourdieu

Bourdieu afirma que o sistema escolar tem uma forma conservadora, pois tende a manter as desigualdades e classes sociais no ambiente de ensino. Mesmo a escola aparentando ser um ambiente de igualdade entre os estudantes, o autor reforça que o conteúdo passado durante o ensino será o mesmo, porém a bagagem cultural herdada dos familiares será diferente dependendo da sua origem econômica. Assim, Bourdieu acredita que a sua chance de ter êxito escolar está relacionada de maneira diretamente proporcional ao seu nível socioeconômico, acarretando na tendência de pessoas de classes “inferiores” terem maior chance de falhar na conclusão dos seus estudos.

Reforçando com um comentário do autor, “a Escola tem apenas por função assegurar a sucessão discreta a direitos de burguesia que não poderiam mais se transmitir de uma maneira direta e declarada.”, o ponto visto no trecho está enfatizando que o ensino escolar está projetado de uma maneira que a “igualdade” vista no âmbito escolar é uma forma de mascarar as diferenças entre os educandos que detêm uma boa herança cultural e os que não obtiveram tal bagagem.

O autor acredita que esse ponto de vista conservador poderia ser extirpado, caso existisse a vontade por parte do ensino escolar em permitir aos estudantes que adquirissem o capital cultural que não herdaram. No entanto, Bourdieu considera ingenuidade acreditar na possibilidade de tais contradições na escola da maneira que ela foi estruturada.

Ponto de vista pessoal

A função da escola é ampla, diversificada. Necessita da dedicação exclusiva por partes do professor, precisam acompanhar as mudanças no campo de trabalho, procurando maneiras de inovar a sua metodologia, currículo escolar e oferecer a melhor qualidade de ensino que o corpo docente estiver capacitado para tal. Além disso, a principal função da escola é transmitir o conteúdo que vem sendo adquirido até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com