TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Gestão

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

A autonomia pelos profissionais da educação nos espaços escolares é constituído pelas normas, diretrizes, estrutura organizacional, racionalização de recursos humanos, materiais , financeiros, coordenação e o, administrativo, apoio, docentes, empresa, comunidade e os órgão públicos entre outros. A gestão escolar corresponde às necessidades da instituição escolar dispondo das condições e dos meios para que seus objetivos sejam realizados. Visando promover condições, meios necessários para funcionamento de toda a escola e salas de aula. Garantindo a realização da aprendizagem para todos os alunos. As políticas educacionais tem se centrado nas escolas como unidade básica e como espaço de realização de metas do sistema escolar. Sendo de duas maneiras que podemos ver  a gestão educacional centrada na escola. Neoliberal, onde o Estado deixa a comunidade, e a escola, a iniciativa de organizar e avaliar. Já na sociocrítica, onde é valorizado a inciativas, seus interesses decorrentes de suas interações. ( autonomia e participação), se desobrigar o Estado om suas obrigações.

Já em outra perspectiva, a organização da escola cabe a todos os profissionais a construção de seus componentes constituindo um ambiente educativo. Precisam saber como e por que certas decisões são tomadas e como a direção da escola se posiciona sobre as decisões do poder. Portanto não convêm a escola ignorar  o papel do estado, das secretarias da Educação, as normas do sistema e nem sub julgar as determinações. A autonomia das escolas será relativo.  No entanto suas características são importantes, como: Professores preparados, procedimentos adequados a matéria e as condições de aprendizagem dos alunos, existência de projetos pedagógicos curriculares com o plano de trabalho bem definido, um bom clima de trabalho, estrutura organizacional, a articulação da direção e coordenação, disponibilidade de recursos didáticos, condições físicas e materiais, estrutura curricular e modalidades, disponibilidade das inovações baseado em seus conhecimentos e experiências que carregam em sua bagagem, compreendendo assim os objetivos dos que podem afetar o trabalho. É preciso ficar claro, que a melhora das práticas de gestão, a participação dos professores, os processos democráticos, somente terá sentido se estiverem diretamente associados as mudanças da metodologia e eficácia na produção de maior qualidade de ensino. Sendo a conexão entre a gestão, a sala de aula, conduzindo uma conexão com a didática onde a mediação acontece entre teoria entre a teoria pedagógica e a pratica de ensino.

Para terminar todos em conjunto precisam falar a mesma linguagem, a direção precisa prover das condições, os professores precisam aprender a definir qual a melhor proposta e e decisões a serem tomadas fazendo a sua parte de modo que trabalhem em parceria, participando do sistema organizacional e de gestão ensinar em coletividade os seus alunos os valores, atitude e normas de convivência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com