TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conteúdos de Ensino

Por:   •  20/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo iii

1.Introdução 4

1.1.Objectivos 4

1.2.Metodologias 4

2. Referencial teórico 4

2.1. Conceitos básicos 4

2.2. Conteúdos de ensino 5

2.2.1.Os elementos dos conteúdos de ensino 5

2.2.2.Os critérios de selecção dos conteúdos 6

2.2.3.Quem deve escolher os conteúdos de ensino 9

2.2.4.Importância planificação dos conteúdos. 9

2.2.5.Normas de apresentação de conteúdos 10

2.2.6.Relação entre objectivos, conteúdos e métodos. 10

3.Conclusão. 11

4.Bibliografia 12

Resumo

Conteúdos de ensino são o conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes, e valores. São elementos dos conteúdos de ensino: os conhecimentos sistematizados, as habilidades, atitudes e convicções e capacidades cognoscitivas. A correspondência entre os objectivos gerais e conteúdos, carácter científico, carácter sistemático, relevância social, acessibilidade e solidez são alguns critérios de selecção dos conteúdos. A selecção dos conteúdos é por último a tarefa do professor, pois ele é que esta perante os alunos e conhece melhor as características de origem social dos seus alunos. É de extrema importância planificar os conteúdos pois permite estabelecer uma relação entre os novos conhecimentos com a vida dos alunos e partir das experiências e conhecimentos dos alunos. O conteúdo seleccionado deve estar relacionado as experiências dos alunos.

Palavras – chave: alunos, conhecimento, conteúdos, ensino, conteúdos de ensino, habilidades, selecção.

1.Introdução

O presente trabalho com o tema “Conteúdos de Ensino”, elaborado por segundo grupo, cadeira de Didáctica Geral, do primeiro ano do curso de Matemática, visa dar uma informação pormenorizada sobre a definição dos conteúdos de ensino; elementos dos conteúdos, também farão uma abordagem sobre quem deve seleccionar os conteúdos de ensino, tratando se de uma tarefa muito importante para a relevância da aprendizagem. Nele também, constarão os critérios de selecção dos conteúdos de ensino, bem como, a correspondência entre os objectivos e os conteúdos, tendo em conta o seu carácter científico, carácter sistemático, relevância social e acessibilidade que permitem uma boa dosagem da matéria.

1.1.Objectivos

Geral:

Mostrar quais os conteúdos a serem ministrados do processo de ensino e aprendizagem.

Específicos:

Definir os conteúdos de ensino;

Indicar os critérios de selecção dos conteúdos de ensino;

Mencionar os elementos dos conteúdos de ensino;

Demostrar a importância da escolha de conteúdos para o processo de ensino e aprendizagem.

1.2.Metodologias

Para a elaboração deste trabalho recorreu-se, a observação indirecta, através das consultas e leituras bibliográficas, que facilitaram a recolha de dados cujas referências estão patentes na última página deste trabalho. Os mesmos dados foram compilados e analisados de tal modo que permitissem a possível coerência e coesão do trabalho, passado pela revisão ortográfica.

2. Referencial teórico

2.1. Conceitos básicos

Segundo MECHISSO (2011:17), “conteúdos de ensino são o conjunto, de habilidades, atitudes, organizadas didáctica e pedagogicamente, buscando a assimilação activa e aplicação práticas na vida do aluno”.

Segundo LIBÂNEO (1990:128), “Conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudes de actuação social organizados pedagógica e didacticamente, tendo em vista a assimilação activa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Os conteúdos de ensino são também conceitos, ideias, factos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognoscitivas, modos de actividades, métodos de compreensão e aplicação, habilidades de estudo, de trabalho e de convivência social, valores, convicções, atitudes”.

Segundo DIAS, SANTOS, et all (2010:153) “Os conteúdos de aprendizagem são as matérias de estudo inscritas nos programas de ensino e cuja importância é indescritível se considerarmos que é através da aquisição dos conteúdos conceptuais, culturais, sociais, etc. explícitos e/ou implícitos nos manuais escolares que ocorre a mudança de comportamento do aluno, isto é, que ele adquire conhecimentos, capacidades, habilidades e atitudes”.

Segundo o grupo, conteúdos de ensino são os conhecimentos, habilidades, métodos, técnicas, saberes, de cada matéria que transmitimos aos alunos.

Segundo MECHISSO (2011:17), ensinar é criar condições favoráveis para aprendizagem do aluno (Psicologia, Didáctica, e matérias).

Para NIVAGARRA (168), ensinar é o conjunto de atitudes, procedimentos e actuações que o professor adapta para utilizar correctamente os diversos instrumentos de formação.

Segundo o grupo Ensinar é acto ou efeito de instruir ou educar.

2.2. Conteúdos de ensino

Os conteúdos apresentam-se distribuídos pelos diferentes níveis e classes correspondentes. O plano de aulas só tem sentido se nele constarem os conteúdos de ensino.

A selecção dos conteúdos deve ser feita com relação aos objectivos, isto é, em primeiro plano são seleccionados os objectivos de ensino, e por fim os conteúdos e nunca o inverso, portanto, isto requer uma definição muito clara dos objectivos.

Constituem o objecto de mediação escolar no processo de ensino, no sentido de que a assimilação e compreensão dos conhecimentos e modos de acção se convertam em ideias sobre as propriedades e relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com