TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conteúdos e Processos do Ensino de História

Por:   •  8/1/2022  •  Dissertação  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Formulário para Atividade Online – AO 03

Nome da Disciplina:

Conteúdos e Processos do Ensino de História

Cursista:

Roberta Pereira de Sá

Polo:

Águas Lindas de Goiás                                                      

Tutor:

Regina Cunha

Turma:

UAB-2

Atividade:

O ensino de história de forma geral, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desempenha um papel relevante na formação do indivíduo, tendo como objetivo ajudar o mesmo a entender o processo de busca pelo conhecimento crítico, como também propiciar a este o descobrimento de si próprio. Proporciona a criança uma formação de pensamento transformador, permitindo a ela que se perceba como sujeito histórico e que tudo que a cerca também faz parte desse processo.

A disciplina de História é fundamental na formação do aluno, pois, conhecendo o passado pode se entender o presente e desenvolver melhor o futuro, essa disciplina pode proporcionar o entendimento de várias ações de gerações diferentes. Consiste em colaborar no sentido de a criança situar-se no ambiente em que está inserida.

Não basta que o docente tenha os saberes específicos das áreas de conhecimento e os saberes da experiência, também é necessário que tenha os saberes pedagógicos e didáticos. Porém, não somente aplicar técnicas e métodos de transmissão de conteúdos. É necessário mudanças nas condições de vida e trabalho dos professores, repensar e recriar novos caminhos para os processos formativos que são oferecidos aos que almejam exercer a profissão docente.

O ensino de história é construído á partir de conceitos e interação humana, sendo que na escola o ensino de história deve se basear na liberdade de expressão, no ensino-aprendizagem ativo , democrático, coletivo, construtivo, verdadeiro e intencional nas relações entre alunos, educadores e das demais pessoas.

O ensino é um processo dinâmico e necessitam adaptar-se ás diversas realidades.

É importante a necessidade de romper com a história tradicional, e propiciar a análise e a reflexão visando a compreensão do processo histórico como um todo, para que o aluno tenha condições de entender os conflitos e os interesses relacionados ao ensino de História.

_______________Roberta Pereira de Sá_______________________________________

Assinatura

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com