TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Cotidianos da Prática Escolar em Relação às Novas Tecnologias

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

Os Desafios Cotidianos da Prática Escolar em Relação às Novas Tecnologias.

Um dos grandes desafios na prática docente nos dias atuais e a utilização de novas tecnologias dentro de sala de aula. ‘’uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telemáticas, e as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais e lúdicas, corporais’’ (MORAN ET AL., 2000. P.32).

Para o professor o maior desafio está em encontrar um tempo para que ele possa conhecer as novas tecnologias e as possibilidades que a cercam se atualizando devidamente, é sabendo utilizá-las da melhor maneira possível, onde verdadeiramente elas serviriam, para que os alunos cosigam aprender com vontade é sem a rotina dos livros é quadros em sala de aula, nos dias atuais os professores ainda estão caminhado a procura da direção correta mesmo já tentando incrementar novas tecnologias de ensino a aprendizagem continua a mesma, não mudando em nada a forma de aprender e tornando assim essas ferramentas inúteis e só camuflando o verdadeiro aprendizado, o qual não está acontecendo.

Ainda dentro desta temática, o desafio do professor se incorpora também na capacidade de ‘’criar, estruturar, e dinamizar situações de aprendizagem e estimular a aprendizagem e a autoconfiança nas capacidades individuais de aprender... ’’ (ALARÇÃO, 2004, P.30), Mas na verdade a utilização dessas tecnologias se torta esse grande desafio pelo fato dos professores não estarem preparados, para lidar com essa nova conciliação que surgiu de certa maneira muito rapidamente, e muitos dos professores já com anos de ensino não conseguiram acompanhar, mas com determinação, foco e organização de tempo, esses professores podem sim estar se atualizando de maneira progressiva, para que estejam preparados para lidar com toda a mudança que esta ocorrendo.

Higiene é Saúde

Público-alvo: Alunos do 2º e 3º ano

Justificativa: A higienização e muito importante e muitas vezes não é feita de maneira correta principalmente pelas crianças, e de extrema importância que essa orientação seja dada desde muito cedo, as crianças principalmente estão muito vulneráveis a doenças, e uma das melhores maneiras de evitar viroses e outras doenças e fazendo uma higienização correta do corpo e do ambiente em que se vive.

Objetivo Geral: Manter hábitos de higiene e a consciência de alunos na sua contribuição para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa alertando-os dos riscos causados pela falta de higiene.

Objetivos Específicos: 1. Desenvolver independência do aluno para que mantenha sua própria higiene; 2. Identificar a necessidade da contribuição para manter organizado e limpo o ambiente escolar e familiar; 3. Conhecer algumas doenças causadas pela falta de higiene; 4. Pesquisar e registrar em jornais sobre praticas de higiene5. Palestra e aplicação de Flúor por meio de um profissional da área odontológica. 6. Conversas e debates

Resultados Esperados: Que os alunos tenham capacidade de ser independentes no cuidado básico com o corpo como, por exemplo: boa escovação, unhas cortadas, cabelos limpos, lavagem das mãos ao sair do sanitário e antes de comer alimentos.

Cronograma: Conscientização da Higiene

1º Dia: Aula de Cinema com o filme: Osmosis Jones do ano de 2001, dirigido por Bobby Farrely e com participação de Bill Murray, Cris Elliot e Chris Rock. Duração de 3 horas.

2º Dia: Aula de leitura com o Livro: “Por que devo me lavar?” Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon Editora Scipione. Debate sobre como manter uma boa higienização. Duração de 2 horas.

3º Dia: Cantar a musica: Para uma boa higiene infantil e realizar a feira do banho, aula dinâmica onde a professora vai ensinar a como tomar banho e que cuidados ter, recortes de jornais e confecção de cartazes. Duração às 5 horas

4º Dia: Palestra com o profissional da área odontológica e aplicação de flúor. Duração 2 horas

Desenvolvimento / ações:

1º Dia: Aula de Cinema com o filme: Osmosis Jones No primeiro dia será desenvolvido a aula de cinema com o filme Osmosis Jones é um longa-metragem do ano de 2001, dirigido por Bobby Farrely e com participação de Bill Murray, Chris Elliot e Chris Rock. Sinopse: No filme, que intercala cenas de filmagem com atores e animação, Frank (interpretado por Bill Murray) é zelador de um zoológico, e um pai viúvo com sérios problemas de higiene e autoestima. Ao comer um ovo caído no chão, ele ingere muitas bactérias, além disso, um vírus letal chamado Thrax, que pretende matá-lo em poucas horas. Enquanto Frank

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com