Os Desafios do Gestor Escolar na Escola Pública
Por: GERA2025 • 29/4/2025 • Artigo • 2.717 Palavras (11 Páginas) • 18 Visualizações
INSTITUTO MISSIONÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – IMES
FACULDADE PAN-AMERICANA – FPA
CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
MARIA GERANILDE MONTEIRO DE SOUZA
OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA
CAPANEMA – PA
2024
MARIA GERANILDE MONTEIRO DE SOUZA
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Pan Americana, como requisito parcial para obtenção de grau de PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
CAPANEMA – PA
2024
Os Desafios do Gestor Escolar na Escola Pública
Maria Geranilde Monteiro de Souza
Resumo
O presente texto abordará um estudo sobre os desafios do Gestor escolar especificamente das Escolas Públicas nos dias atuais num contexto de mudanças políticas e econômicas, influenciando as ações educacionais. O trabalho tem como objetivo analisar os impasses enfrentados em duas escolas públicas da rede municipal de Cachoeira do Piriá. Assim, o texto se dará em torno de uma abordagem teórica, posteriormente será apresentada a análise dos dados da pesquisa de campo, mostrando o resultado dos desafios encontrados e como seus gestores tentam lidar com os obstáculos tentando conciliar as necessidades e demandas no contexto da realidade externa e no interior da escola.
Palavras-chaves: Gestão escolar, desafios, escola pública.
Introdução
A Gestão Escolar busca atender as exigências de todo ambiente educacional, desde funcionários, estrutura física da escola, relação entre pais e escola, como também, a harmonia entre cada um deles. A Gestão Escolar é a gestão de pessoas em uma instituição de ensino onde a gestão administrativa, pedagógica e de recursos humanos dialogam entre si, trabalhando de forma integrada em busca de um só propósito, a excelência educacional.
Para atingir o objetivo desse estudo, faremos uma breve exposição da Escola Pública no Brasil, a princípio com a influência jesuíta com o intuito de catequisar os indígenas e posteriormente voltando-se para a educação de elites. Sendo, Anísio Teixeira (1900-1971) o pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.
Em seguida, explanaremos de forma sucinta a tarefa da gestão democrática e participativa na escola que é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca, como também será discutido a respeito dos desafios do gestor escolar e o novo olhar para a melhoria das aprendizagens de todos os educandos, considerando suas potencialidades e diversidades raciais, intensificando ações voltadas a questões de gênero, raça, sexualidade, classe social, inclusão e combates a violências e desigualdades, para a promoção da educação de equidade.
Posteriormente será apresentada a análise dos dados mostrando os resultados obtidos por meio da pesquisa com diretores verificando os desafios enfrentados pelos gestores concernentes as escolas públicas de Cachoeira do Piriá.
Escola Pública no Brasil
A Escola é a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo.
A palavra escola vem do grego scholé, que significa "ócio" - o mesmo que “lazer ou tempo livre”. Este significado advém do conceito de escola na Grécia Antiga, que, diferente do que vemos atualmente, era uma reunião, um momento, em que os cidadãos gregos tiravam um tempo livre para discutirem sobre filosofia e alguns comportamentos sociais.
A educação no Brasil surgiu focada exclusivamente na catequização. Foi assim que nasceu o embrião do ensino no nosso país, no ano de 1549, quando os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia. A educação pensada pela Igreja Católica, que mantinha uma relação estreita com o governo português, tendo como objetivo converter a alma do índio brasileiro à fé cristã. Havia uma diferença clara de ensino: as aulas lecionadas para os índios ocorriam em escolas improvisadas, construídas pelos próprios indígenas, já os filhos dos colonos recebiam o conhecimento nos colégios, locais mais estruturados por conta do investimento da elite.
É na década de 1930, que o educador, jurista e escritor brasileiro Anísio Teixeira lutava por ideais da universalização da Escola Pública. Ele é considerado o criador do sistema público de educação no país. Segundo (SAVIANI, 2000), “Anísio Teixeira atuou decisivamente em favor da criação de sistema público de educação. Isso faz de Anísio não um intelectual que transplanta ideias, mas um intérprete da filosofia de Dewey no Brasil.”
Gestão Democrática Participativa
Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. A educação é um processo de construção de identidades e estas se constituem pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade. Trata-se de um clima no qual cada um perceba que tem responsabilidades por suas ações e sentimentos. Para, (LUCK, 2009), “Escola democrática é aquela em que seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção de educação de qualidade para todos.”
A Gestão Democrática é constituída a partir da participação de toda a comunidade escolar, que tem sua voz representada em instâncias colegiadas promovendo discussões que cercam os interesses da escola. Essa participação atualmente acontece
...