TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios e as Possibilidades do Uso de Ferramentas Tecnológicas

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 7

Licenciaturas: Pedagogia

DANIELA FIGUEREDO BROISLER

ITAQUAQUECETUBA

2021

   

DANIELA FIGUEREDO BROISLER

Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares.

Trabalho de Licenciaturas: Pedagogia apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ed. Cultura Digital, Educação á distância, Educação e Diversidade, Educação Inclusiva, Inovação Educacional, Libras-Língua Brasileira de Sinais, Sociedade Brasileira e Cidadania.

Orientador: TIAGO DE ALMEIDA (Tutor)

ITAQUAQUECETUBA

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 5

        2.1 DESENVOLVIMENTO ---------------------------------------------------------------------- 6

       2.2  DESEVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------ 7

      2.3 DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------ 8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS  ................................................................................... 9

4 REFERÊNCIAS  .................................................................................................  10

Eixo Temático: A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos.

1 INTRODUÇÃO

                       

                        Em meio á neste tempo de pandemia que estamos vivendo devemos lembrar que as ferramentas digitais acabou sendo o maior meio de interação social e também utilizada para uma construção educacional.

 O fechamento das escolas devido á pandemia, acabou que  muitos profissionais da educação foram por certo obrigados a trocar os quadros da sala de aula pelas telas de celulares e computadores. Trazendo assim o ensino remoto e o ensino á distancia, sendo aulas online , atividades e provas avaliativas dentro de casa.

Mas devemos lembrar que as ferramentas digitais são muito útil para o desenvolvimento de aprendizagem do estudante.  E também por certo vem sendo  analisada para ser implantada dentro das salas de aulas. Para que o professoras possa trabalha com os alunos em novas metodologias e assim ter dentro da sala de aula mais interação com os alunos e trabalhando com eles a suas autonomias.

Esta produção textual iremos dissertar assuntos referentes as ferramentas digitais,  sobre  os desafios e as possibilidades da organização do trabalho pedagógico em tempos de pandemia, as importâncias e contribuições das tecnologias na educação e a tecnologia assistiva  em práticas pedagógicas inclusivas.

4

 

2 DESENVOLVIMENTO

     Devido a pandemia do coronavírus o Covid-19 , fechou a portas de diversas escolas de ensino regular e profissionalizante no país todo. Tratando-se assim de uma forma de medida de contenção da doença e diminuição de contágio.

Segundo com o relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhões de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países.

Com este acontecimento, muitos profissionais pedagógicos tiveram que usar as ferramentas digitais para auxiliar no processo de aprendizado dos estudantes, pois as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade a distancia (EAD) e aulas remotos.

Como exemplo aulas via aplicativos de chamada de vídeo, e atividades e provas lançadas em plataforma de estudos, enviada pelo professor diretamente aos alunos.

A carga horaria dos estudos em modalidade a distancia é a mesma que na modalidade presencial.

Em meio a esta modalidade a rotina dos professores acaba sendo além do período que seria em sala de aula. Pois tem que conciliar o planejamento das aulas, correção das atividades e provas e participação em reunião da instituição. A rotina acaba sendo intensa  e na maioria dos casos os profissionais da educação acaba precisando trabalhar nos períodos de folga.

5

Mas segundo os dados da UNICEF, cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, não possui acesso á internet em casa. Que corresponde a 17% de todos os brasileiros nessa faixa etária

Sendo assim, o EAD acaba sendo algo muito distante dessa realidade. Pois parte dos estudantes não possuem os recursos necessários para o acompanhamento de aulas online.

E mesmo para os alunos que tenha o acesso á internet, há um grande esforço para gerencia um tempo dentro de casa para os estudos e uma concentração para o aprendizado online.

Para os jovens a modalidade á distancia  é ainda mais difícil para desenvolver nos estudos das disciplinas.

Sendo assim um dos maiores desafios na organização pedagógica tem sido lidar com as novas tecnologias, computadores, equipamentos de filmagens ou a ausência deles como a dificuldade com de mexer na internet ou falta dela.

 

    E com isso, a tecnologia vem transformando nosso cotidiano e com a educação não poderia ser diferente.

A tecnologia educacional é uma ferramenta que esta ao nosso favor ao na formação de melhores recursos para o desenvolvimento educacional.

Os quadros na parede na sala de aula e o discurso do professor já não são o suficiente para prender a atenção dos estudantes hoje em dia.

 

6

Com as ferramentas digitais como tabltes, computadores e celulares, com o auxilio dessas ferramentas o processos pedagógico e as aulas podem ser manter mais fácil e a autonomia do aluno vem sendo estimulado. Fazendo que o professor possa aplicar e elabora novas metodologias de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com