TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos Específicos

Por:   •  17/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos Específicos:

• Entender como números funcionam num contexto específico:

• Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiando-se no calendário.

Metodologia:

1º passo: Embora os alunos vejam calendários todos os dias, é importante ampliar e sistematizar as experiências para que todos possam dar sentido a sua utilização. Ele pode ser usado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e o registro de números. Para iniciar a atividade criamos um calendário grande e bem colorido para chamarmos bem a atenção das crianças.

Colocamos no centro da sala e começamos um dialogo com as crianças perguntamos quem tinha calendário em casa, o dia do aniversario de cada uma delas, e se conheciam datas comemorativas.

De inicio sentamos em uma roda e contamos os dias às crianças foram percebendo os meses que terminavam em 29,30 e 31 fizemos uma brincadeira usando as mãos fechadas indicando que a parte dos ossos era o mês que se acabava com 31 e o meio representava os meses que se acabava com 29 e 30.

2º passo: Colocamos o calendário no quadro, colocando o nome, a data do aniversário e a idade de cada um. Então, foram elaboradas questões como “Quantos alunos fazem aniversário em março?" e "Qual é o mês com a maior quantidade de aniversariantes?”. Se juntássemos o mês e o dia qual era o resultado? Praticamos muito as somas de + e -.

3º passo: Usamos o calendário para nos planejamos então elaboramos dias especiais a qual os alunos tinham que criar o calendário da turma com dias de prova, dia do brinquedo e dias que iríamos aprender Matemática.

Em grupos as crianças podiam decidir quais os dias iríamos usar para esses momentos tínhamos regras que apenas o dia do brinquedo seria na sexta mais para ser uma sexta especial o grupo poderia escolher uma brincadeira em especial para esse dia.

4º passo: Além da utilização do calendário como instrumento de organização, usamos também, para fazermos conta como, por exemplo, quantos dias ainda falta, para o passeio no zoológico? Toda sexta é dia do brinquedo hoje é terça quantos dias ainda falta? Maria nasceu em 10/12 2011 e estamos em 2018 quantos anos Maria tem hoje?

5º passo: Junto com os alunos criamos um calendário com a brincadeira amarelinha, foi muito interessante, pois as crianças já conheciam os meses, datas comemorativas, dia do aniversario dos colegas e fazer somas de quantos dias já passaram e quantos dias ainda restava.

6º passo: Todas as Crianças personalizaram o seu calendário como queria e no mês do seu aniversario colocava-se uma foto.

Recursos utilizados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com