TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos da Gestão de Pessoas

Por:   •  29/10/2018  •  Exam  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

4 Cite os objetivos da Gestão de Pessoas.

R.: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a autoavaliação e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho (QVT), administrar e impulsionar as mudanças, manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável e construir a melhor empresa e a melhor equipe, preocupando-se com o contexto onde as pessoas trabalham. Isso envolve organização, cultura cooperativa e o estilo de gestão.

3 Assinale as características de um bom gestor:

 (x) Empreendedorismo.(x) Cumprir metas de RH.(x) Visão estratégica e holística.

4 Cite as principais características da Era da Informação:R.: Ênfase em equipes autônomas e não mais em órgãos ou departamentos;elevada independência entre as redes internas de equipes; organização ágil,maleável, fluida, simples e inovadora; intensa interação através de cargos autodefinidos e mutáveis; cargos flexíveis e adequados a tarefas complexase variadas; capacidade expandida de processamento da informação; ênfasena mudança, na criatividade e na inovação, ideal para ambiente mutável edinâmico e tecnologia de ponta.

Alterações no mercado de trabalho não implicam estratégias diferenciadas de Recrutamento e Seleção. Explique:

 R.: Quando o MT se encontra em situação de oferta e as oportunidades de trabalho são maiores que a procura, dizemos que estamos diante de um recurso escasso e que as pessoas não são suficientes para preencher a demanda das organizações. Quando o MT está em situação de procura e as oportunidades de trabalho são menores do que a procura, dizemos que o MT está em situação de oferta, porque existe excesso de vagas e oportunidades de emprego. Quando esta situação ocorre, os candidatos podem selecionar as organizações que oferecem as melhores oportunidades.

4 Cite algumas formas de treinamento. R.: Leitura, instrução programada, treinamento em classe, computer-basedtraining, e-learning etc.

4 Explique os quatro pilares da educação do século XXI. R.: Aprender a conhecer: requer do sujeito uma cultura geral e ampla, onde ele tenha a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos. Nesta perspectiva, o sujeito deve aprender a aprender, e assim aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida. Aprender a fazer: é preciso que o sujeito, além de adquirir sua qualificação profissional, se torne apto para enfrentar diferentes situações e saiba trabalhar em equipe e lidar com as diversas experiências sociais ou de trabalho. Aprender a conviver: é a capacidade de descobrir e compreender o outro, realizar projetos comuns e saber ainda como gerenciar conflitos, respeitar os valores do pluralismo, da compreensão mútua e a cultura da paz. Aprender a ser: consiste no desenvolvimento do self (eu) do sujeito, de sua personalidade para que possa agir cada vez com maior autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. É preciso que todas as potencialidades de cada indivíduo estejam em franco desenvolvimento: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para a comunicação.

Cite os principais objetivos da gestão por competência. R.: Entender, organizar e disseminar conhecimentos ligados ao negócio e às estratégias da empresa, buscando construir uma organização de alto desempenho; garantir que a disseminação dos conhecimentos entre os funcionários promova a evolução profissional destes e traga benefícios à empresa, como flexibilidade, agilidade, inovação e velocidade, além de dar respostas para que a organização possa atuar com sucesso em ambientes competitivos; monitorar a efetividade da disseminação do conhecimento para que a organização alcance o ponto ótimo da relação: formação do capital humano versus valor agregado + objetivo alcançado; ser um instrumento de comunicação das mensagens-chave de atitudes, conhecimentos e habilidades esperadas em relação a cada empregado; formar uma base de dados confiável de cada empregado (resultado das avaliações), tornando-a disponível para a organização; servir de fonte de informação para as necessidades de treinamento e de desenvolvimento, plano de sucessão, movimentação na carreira, seleção externa e interna e remuneração; Comprometer o líder na gestão efetiva e no desenvolvimento de sua equipe; transparência e comunicação em relação aos critérios para desenvolvimento profissional; incentivo a uma maior integração entre as diversas áreas e setores – “quebra dos feudos”.

4 Como deve proceder aquela organização que implantar o sistema de gestão por competências? R.: A organização deve primeiramente identificar as competências que uma função precisa, identificar a competência que a pessoa possui e fazer o cruzamento das informações e, posteriormente, traçar um plano de desenvolvimento específico para o colaborador.

Explique a importância da ética para as organizações. R.: A ética é a liberdade que temos todos juntos para identificar aquilo que nos convém e garantir coletivamente que cada um dos que convivem respeite princípios garantidores da melhor convivência, é o zelo coletivo entre todos. A ética não é um mero respeito a uma verdade que se aprende, mas é a definição inteligente e coletiva da verdade que queremos respeitar, por isso a ética é muito mais ampla e complexa que um mero respeito a um código preestabelecido, por isso o Código de Ética das Empresas deve ser construído coletivamente, com a participação ativa de cada membro que a compõe. A ética se relaciona à individualidade, justiça, talento, vida pessoal, adequação do ambiente de trabalho, representatividade dos trabalhadores, qualidade de vida, segurança física e saúde, respeito ao meio ambiente e, ainda, sobre como é considerada a contribuição das pessoas nos resultados da organização. TÓPICO 2 1 Qual é a relação da QVT com as organizações? R.: A QVT está relacionada às ações de uma empresa visando à implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, para melhor atender ao bem-estar das pessoas que atuam em uma empresa. O conceito está relacionado a pessoas motivadas e produtivas que participem ativamente do processo e que sejam recompensadas por suas contribuições. 2 Cite os benefícios da QVT para as empresas e para o trabalhador. R.: A adoção de programas de qualidade de vida proporciona maior resistência ao estresse e amplia a estabilidade emocional, a motivação e a eficiência no trabalho para o trabalhador. Em contrapartida, as empresas se beneficiariam com uma força de trabalho mais saudável, com significativas reduções de absenteísmo, menor número de acidentes, menor custo de saúde assistencial, maior produtividade, melhor imagem, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com