TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Três Sábios: Sócrates, Platão e Aristóteles

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

Esse trabalho foi realizado durante a leitura do capítulo 2 (Os três sábios: Sócrates, Platão e Aristóteles), do Livro Completo da Filosofia: Entenda os Conceitos Básicos dos Grandes Pensadores: de Sócrates a Sartre de James Mannion, ao assistir ao filme ‘Sócrates’ e após a discursão em grupo buscando analogias sobre o que foi visto.

Aqui será apresentada a ementa de quem foi Sócrates, do seu histórico, diálogo, comportamento, apologia, da sua vida em Atenas, do seu julgamento, da sua morte e do seu legado.

Então, nosso desejo é que está atividade possibilite a realização de um balanço, refletindo a cerca de como é importante o estudo de quem contribuiu para o desenvolvimento da filosofia.

RESUMO E A RELAÇÃO COM O FILME

1.1 Sócrates

Indivíduo dialético e que gostava de fazer-se presente em debates e diálogos entre os jovens de Atenas em um oratório onde passou toda a sua vida. Era visto como um filósofo original e esquisito, pois não tinha preocupações com a sua aparência. Estava sempre ansioso para principiar um novo debate.

1.1.1 Relação com o filme

Sócrates era considerado uma pessoa não normal, excêntrico, polêmico. Questionava, problematizava e duvidava das questões sociais. Não se adequava as normas, valorizava o natural, e o seu conhecimento era transmitido de dentro para fora.

1.2 Seu histórico

Sócrates veio de uma família de classe média na Atenas antiga. Filho de pai pedreiro e mãe parteira prestouos serviços militares se destacando pela sua coragem e resistência. Logo casou-se com uma moça cujo o nome era Xantipe. Havia estudado os filósofos e era versado nos trabalhos dos sofistas. Onde rejeitou as duas escolas de pensamento. Tinha quarenta anos e chegou a falecer por volta dos setenta. Vivia de uma herança e de subsídios do estado. Era como exemplo da “Cor local” de Atenas. Vagava pela cidade conversando com quem lhe desse atenção.

1.2.1 Relação com o filme

Como vários atenienses, Sócrates prestou serviços públicos obrigatórios. Ele não ligava para bens materiais, pois achava que estava no mundo natural, conversava com quem lhe desse atenção. Sua esposa Xantipe, pedia para ele se preocupasse mais com a família e com suas vestimentas, que voltasse com mais frequência para casa e que cobrasse pelos seus conselhos fornecidos a população.

1.3 Diálogo Socrático

O método singular de Sócrates, o que fazia com que os indivíduos pensassem por conta própria. Sócrates servia para os jovens como um treinador e um mentor. Era perito passando-se por tolo. Onde não agia pela malicia no qual se interessava na verdade, com isso fez alguns inimigos durante sua vida. Imaginava-se como uma parteira de ideias, gostava da analogia por conta de sua mãe que ganhava dinheiro com essa profissão. Tinha função de manter pensamentos profundos. Em outras palavras, ele os extraia daquele individuo com o qual tivesse conversado.

1.3.1 Relação com o filme

Sócrates fazia as perguntas de acordo com o que as pessoas falavam, fazendo com que elas refletissem, ele não afirmava nada mais questionava tudo, com isso criou algumas inimizades.

1.4 Seu comportamento

Um personagem ficcional servindo como porta voz para a filosofia de Platão. Usava uma forma de filosofia para promover seus pontos de vista. Onde nunca aceitou um dracma pela sabedoria que compartilhava. Sócrates não se satisfazia, ele buscava a verdade com letra maiúscula. Não buscava a exaltação, riqueza, fama e poder, também não reivindicava nenhuma sabedoria mais apenas ignorância e uma natureza questionadora. Ele dizia que se ele mesmo fosse um homem sábio, seria somente porque um individuo sábio admite que não saiba absolutamente nada. Tentaram captura-lo e finalmente conseguiram, mais o velho Sócrates teve direito a ultima risada filosófica, mantendo-se fiel ate o amargo final.

1.4.1 Relação com o filme

Sua esposa reclamava pela falta de dinheiro, e falava para ele vender seu conhecimento e os seus conselhos, mais ele não aceitava. Certo dia ele cruzou com um conhecido sofista e questionou o que era a beleza. Com seu jeito questionador ele fez muitas inimizades ao longo da sua trajetória.

1.5 A Apologia de Sócrates

Levado a julgamento sob acusações e corrupção, Sócrates defendeu-se com um discurso que Platão eternizou como “A Apologia”. É o discurso que Sócrates usou para a sua defesa no julgamento.

1.5.1 Relação com o filme

No seu julgamento ele recusou um orador e foi sozinho, se apresentando. Disse que era ignorante e afirma que só sei que nada sei, não cobrava pelos ensinamentos, pois não tem nada extraordinário. Chamou o irmão de um amigo de sua infância que testemunhou a seu favor, afirmando que seu irmão “Em Delfos, meu irmão Clerofonte perguntou á Pitonisia se havia no mundo alguém mais sábio que Sócrates. A Pitonisia lhe respondeu que ninguém no mundo era mais sábio do que ele”. Afirmando que a resposta do oráculo lhe surpreendeu, pois não tinha consciência de que era sábio.

1.6 Sócrates em Atenas

Atenas vivia em um regime democrático breve que foi tomada por Esparta depois de anos de guerra. Um governo que veio a ser conhecido como os “Trinta Tiranos” aterrorizou a população por cerca de um ano depois de ser destruído. Um dos déspotas era um ex-pupilo de Sócrates. Ele era uma celebridade local, popular, mais era mal visto por poderosos na elite politica governante.

Sócrates foi associado tanto aos Atomistas quanto aos Sofistas. Reconheceu que rumores difamatórios haviam seguido sua presença por anos, mas negou as acusações. Sua filosofia mudou de direção, focando na humanidade. Ele também se distanciou dos Sofistas, afirmando que não cobrava por seus serviços. Depois de uma vida inteira interrogando uma parte dos cidadãos de Atenas, de políticos e poetas até artesãos, ele observou que, eles eram tão ignorantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com