TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os ambientes de aprendizagem

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido para potencializar a nossa formação. Com ele conseguimos nos aprofundar ainda mais nas questões que foram tratadas ao decorrer do semestre no livro texto e também em sala de aula, juntamente ao professor.

Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos.

Os ambientes a de aprendizagem são importantes durante todo o nosso de tempo de estudos na escola, seja na educação infantil, no fundamental ou mesmo no ensino médio, porém durante o período de creche e na educação infantil este ambiente terá uma importância ainda maior para a melhor absorção do aprendizado pelo aluno.

Para principio, é importante citarmos que uma das coisas mais importantes para os alunos que estão ingressando no mundo do aprendizado, é a afetividade que ele vai encontrar na escola, isso depende principalmente do professor, e sua forma de tratar estes alunos, mas tendo a escola, ou a creche, um espaço aconchegante e que traga um maior conforto para o aluno, também ajudam para que ele se sinta ainda mais confortável naquele ambiente.

Os ambientes de aprendizagem existentes nas creches e pré- escolas são muito importantes, pois são através deles que os educandos podem criar, imaginar e poderão ser influenciados pelos aspectos mostrados dentro da sala de aula na educação infantil.

Muitos educadores acreditam que este ambiente, este apenas relacionado ao espaço psicofísico ou higiênico (arejamento, iluminação, conforto, número de crianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos).

Tendo visto que este espaço deve ser voltado para priorizar o aluno, criando nele um ambiente acolhedor, criativo, de interação, e deve acomodar até mesmo algumas de suas criações. O ambiente não pode ser entediante e sim estimulador para que cause interesse e vontade de explorar.

Por exemplo, este ambiente é de muita importância para que um aluno possa criar a sua história em forma de faz de conta, é necessário um espaço aonde ele tenha como se imaginar em alguma situação, por isto a importância no ambiente escolar, é necessário ter brinquedos e elementos que façam esta brincadeira ainda mais divertida, e mais criativa, pois os alunos podem mostrar através dela, muitas características que eles podem não mostrar em uma atividade normal da escola.
Assim o planejamento do espaço destas creches e pré-escolas introduz na criança estímulos visuais e cinéticos, em que as características dos objetos, brinquedos, blocos, telas, livros, entre outros são interpretados como determinadas histórias de ação.

É importante a organização dos “cantinhos” de história, onde a criança pode interpretar e vivenciar papéis interagindo e explorando todas as áreas; cabendo ao professor ser apenas um mediador, e deixando o aluno de sua forma fazer a brincadeira e mostrar suas forças e fragilidades através dela.

Assim a criança desenvolve neste brincar habilidades, cognitivas, motoras, afetivas, melhora a sua memória, fala e claro a sua imaginação e criatividade. O educador construiu e organiza entre eles um ambiente acolhedor, garantindo que as crianças se sintam seguras emocionalmente, orientando- os e construindo regras básicas em atividades desenvolvendo neles assim a disciplina.

Síntese – Crianças com necessidades educativas especiais.

Trabalhar dentro de sala de aula, com alunos sem necessidades especiais já é algo grande e de muita responsabilidade e importância, imagina então trabalhar em uma sala de aula com alunos que precisam de mais ajuda, e precisam de uma didática educativa especial, é ainda mais importante, e o comprometimento tende a ser ainda maior para aqueles que aceitarem o desafio.

Neste meio, é colocada em discussão principalmente a forma como o professor precisa lidar com estes alunos, e quais estratégias ele precisa adquirir para que o aluno que precisa desta ajuda possa acompanhar os alunos que se desenvolvem sem esta necessidade.

Em uma boa pedagogia, os professores precisam saber o que pode ser feito para que este aluno tenha as mesmas oportunidades que os demais da sala, e que consigam acompanhar de modo mais fácil, e que seja eficaz, as atividades para o seu desenvolvimento e conhecimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com