TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os princípios de ação da pedagogia do compromisso

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Danilo  Tomelin

6 –Quais são os princípios de ação da pedagogia do compromisso? Sintetize tais conceitos.

R- Os princípios de ação da pedagogia do compromisso são: O princípio de liberdade, O princípio do primado da ação, o princípio da naturalização e o princípio de desnaturalização.

PRINCÍPIO DE LIBERDADE.

Este princípio tem por objetivo proporcionar o poder de decisão livre e responsável, utilizando-se termos como “vocês decidem” deixando os alunos livres para fazer como lhe lhes parecer melhor. A utilização deste recurso favorece a reflexão do comportamento esperado e deste apropriar-se internalizando os valores requeridos. Este primeiro princípio nos permitirá criar espaços de liberdade sempre que estiverem dentro dos limites das instituições escolares.

PRINCÍPIO DO PRIMADO DA AÇÃO.

Este princípio consiste em obter ações, porém estas ações também devem ser realizadas em um contexto de liberdade. O ideal seria iniciar com atos que não exijam grandes esforços para o seu cumprimento. É importante que os alunos consigam avaliar a importância do ato que conseguiram realizar, estudos demonstram que estes atos acabam desencadeando vários outros.

PRINCÍPO DA NATURALIZAÇÃO

Este princípio consiste em apoiar o aluno para que seja estabelecido uma relação entre o que ele é e sua ação, desde que esta ação esteja dentro da nossa expectativa e assim auxiliar a naturalização da tarefa executada. Por exemplo quando um aluno conseguir resolver um exercício  de matemática, utilizar frases como: “isto não me surpreende, você é um bom aluno”, “você é muito bom em matemática” favorecendo assim um melhor desempenho escolar. É preciso ter cuidado para não naturalizar comportamentos que não correspondam com as expectativas.

PRINCÍPIO DA DESNATURALIZAÇÃO

De forma contrária ao princípio anterior, este consiste em fazer com que a criança não estabeleça relação com a ação executada, quando a ação não corresponde com a desejada, trata-se de proceder a uma “desnaturalização”. Por exemplo se um aluno recebe uma nota ruím na prova de matemática, não podemos deixar que este aluno julgue ter dificuldades para aprender determinada matéria, devemos convencê-lo que é normal não entendermos alguns determinados assuntos, e com essa desnaturalização despertar confiança e comprometimento deste aluno para as próximas atividades da matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com