TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA DESTERRO DE ENTRE RIOS

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO-CEUCLAR

DIDÁTICA

ALINE MILLENNIA OLIVEIRA RESENDE, RA: 8040010

PEDAGOGIA

DESTERRO DE ENTRE RIOS

2018

Aline Millennia Oliveira Resende

DIDÁTICA

Trabalho- Projeto Integrador submetido ao Claretiano-Centro Universitário como parte dos requisitos necessários para cumprimento da disciplina de Didática da Educação Do curso de pedagogia sob a orientação da professora Pricila Bertanha

DESTERRO DE ENTRE RIOS

2018

Questão 1: O texto de Fusari (1998) nos ajuda a refletir a respeito da importância e concepção do planejamento de ensino e da formalização dos planos de ensino e de aula no contexto da educação básica. Em nosso ofício como professor (da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental), trabalharemos com planejamento, plano de ensino, plano de aula. Defina estes três termos e apresente a relação entre eles.

Planejamento: o Planejamento é definido como um modo de auxiliar e facilitar a democratização do ensino, ele é desenvolvido através da ação do professor e servirá para norteá-lo nos diferente componentes curriculares.

De acordo com MENEGOLLA & SANT’ANNA (2001, p.40) o planejamento:

É um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.

 No planejamento a instituição estipula o modelo de formação que vai disponibilizar e arquiteta as etapas do trabalho a ser realizado, é uma oportunidade de refletir sobre a ação pedagógica, e de tomar decisões sobre as ferramentas que serão usadas e quais formas de avaliação serão empregadas no decorrer do processo de ensino para alcançar os objetivos pretendidos pela instituição.

Infelizmente na atualidade, apesar do planejamento educacional ser de extrema importância, muitos educadores que são negligentes na sua prática docente, improvisam suas atividades. Segundo (FUSARI, 2008, p. 45) outra situação muito comum é que “em muitos casos, os professores copiam ou fazem cópia do plano do ano anterior e o entregam a secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática”. Em consequência, não alcançam os objetivos quanto à formação do cidadão.

 É preciso que o planejamento seja assumido e vivenciado no cotidiano da pratica docente, ele deve ser o alicerce na realização de qualquer atividade a ser desenvolvida, seja ela a curto, médio ou longo prazo e deve sempre visar melhorias na educação do país.

Plano de Ensino: o plano de ensino é o momento no qual os docentes interligam e documentam as propostas de trabalho; os objetivos, os conteúdos, a metodologia, as formas de avaliação e as metas que pretendem atingir com os alunos em determinada disciplina.

Segundo LIBÂNEO (1994, p.222) o plano de ensino:

É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou um semestre; é um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico.

O plano de ensino deve ser um norteador ao trabalho dos docentes, mas levando sempre em conta que a capacidade pedagógico-política do educador vai muito além do que está documentado no seu plano.

Plano de Aula: o plano de aula é o instrumento de trabalho do professor, ele tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado dentro da sala de aula, procurando assim aprimorar a sua pratica pedagógica e aumentar o desempenho e o aprendizado dos alunos. A aula é um momento curricular muito importante, pois é onde o professor deve intermediar de forma crítica e inteligente os estudantes e os conteúdos a serem aplicados. O professor deve por meio da sua ação estimular os alunos, através do trabalho curricular, para uma percepção crítica e reflexiva da realidade e de seus desafios, e deve também estimula-los a ter atitudes e a buscar soluções ante os problemas apresentados pela sociedade.

Segundo PILETTI (2001, p.73) o plano de aula:

É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (...) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.

O plano de aula apesar de ser uma ferramenta muito importante, que expõe em detalhes os elementos imprescindíveis para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, não deve “aprisionar” o professor, ou seja sempre que sentir necessidade o professor pode se afastar do plano de aula para sanar as necessidades e as dificuldades de seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com