TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  17/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 17

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA – FAPERJ

PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Processo: E-26/200.592/2015 – Bolsa

Número de matrícula: 2014.58397.2

Título do Projeto: Identificação docente nas políticas curriculares para formação de professores

Outorgado: Viviane Ribeiro Primo do Carmo

  1. Resumo do plano inicial

A temática da identidade docente é central nas políticas curriculares de formação de professores e, por isso, este estudo pretende contribuir para as análises dos sentidos endereçados a essa formação. Consideramos que assim nos mobilizamos para participar do processo que constrói uma representação da formação de professores, desestabilizando tradições que se encontram sedimentadas nesse campo. Para tal, efetivamos a continuidade da pesquisa realizada no doutorado por Craveiro (2014) sobre sentidos produzidos para a constituição da identidade docente no contexto de Fernando Henrique Cardoso (FHC, 1995 a 2002) e de Lula da Silva (Lula, 2003 a 2011). Temos por foco ampliar os significantes analisados, bem como correlacionar do ponto de vista teórico os processos de identificação docente às tentativas de constituir um centro identitário para o professor. Nessa pesquisa, analisamos as políticas curriculares com os aportes teóricos de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, a constituição de identidades com Stuart Hall e a produção de discursos com Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, dialogando com autores do campo pedagógico e curricular que estudam a formação de professores e o currículo no enfoque discursivo. Utilizando a ferramenta tecnológica do programa WordSmith Tools, versão 5, procuramos abarcar um maior número possível de documentos curriculares produzidos entre 1995 e 2011, de forma a ampliar o corpus de análise, bem como contribuir para a construção da representação dos discursos produzidos para a formação de professores de maior extensão nas políticas curriculares. Temos por objetivo analisar especificamente os significantes: profissionais/profissional/ profissão/profissionalização, educação/educadores, formação, trabalho/ trabalhar, competências/competência, conhecimento/conhecimentos, currículo/curricular/curriculares, magistério, ensino/ensinar, experiência/experiências, qualificação, habilidade/habilidades, prática/práticas, conteúdo/conteúdos, aprender/aprendizagem. Por meio da análise desses significantes, procuramos entender como se busca constituir um centro identitário para o professor e de que maneira essa construção se desenvolve de forma ambivalente, ora buscando o antagonismo a projetos anteriores, ora mobilizando as mesmas demandas apresentadas nesses mesmos projetos.

  1. O que foi feito

Conforme apresentado no projeto, são objetivos desta pesquisa:

 - análises da flutuação de sentidos dos processos de identificação docente, aproximações e distanciamentos, nos discursos produzidos no contexto Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) e Lula da Silva (2003 a 2011);

- compreender os antagonismos das cadeias discursivas dos contextos analisados;

- desenvolver teoricamente a representação/constituição das identidades docentes no contexto FHC e no contexto Lula, bem como sua capacidade de constituir um centro identitário para o professor.

- contribuir um banco de dados com documentos curriculares no site da linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura, disponível em www.curriculo-uerj.pro.br, em parceria com a UFF.

De acordo com o cronograma e objetivos propostos no projeto de pesquisa foram realizados as seguintes etapas:

ATIVIDADES

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

Revisão bibliográfica

X

X

X

X

Treinamento WordSmith Tools

X

X

X

X

X

Organização do corpus de documentos

X

X

X

X

Análise documental

X

X

X

Grupo de discussão

X

X

X

X

X

Reuniões mensais

X

X

X

X

X

X

X

X

Resultados preliminares

X

Seminário de apresentação dos resultados

X

Relatório final

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com