TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aulas para o Tema Diversidade dos Seres Vivos

Por:   •  27/3/2017  •  Seminário  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 Projeto SEEDUC de Formação Continuada

 Tarefa 4

Avaliação da Implementação do Plano de Trabalho

Plano de Trabalho Refeito:  REPRODUÇÃO

Professor José Antonio Casais Casais

[pic 2]

 Rio de Janeiro,  Junho de 2014

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho para o 2 º bimestre das turmas no 1º ano foi dinamizado em três aulas de 1,5 horas com o tema Reprodução, segue um roteiro da sequência didática ao longo do Bimestre:

AULA 1________________________________________________

TÍTULO DA AULA: Células-tronco

SÉRIE: 1aª série do Ensino Médio.

TEMPO UTILIZADO:

a) elaboração da aula: 3 horas

b) apresentação da aula: 30 minutos

c) realização das atividades propostas aos alunos:

28 minutos (Vídeo)

12 minutos (Quiz)

30 minutos (Oficina)

OBJETIVOS E PROPOSTA DA AULA:

        Esta aula tem como principal objetivo promover a busca de informações e a discussão de um tema de conhecimento científico (o uso de células-tronco), fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio crítico a partir do esclarecimento dos conceitos que envolvem o tema abordado, sua importância, seu alcance, implicações, polêmicas e controvérsias, entre outras coisas. Ao final da aula, o aluno será capaz de posicionar-se, ou não, favorável ou contrariamente ao uso dessas células.

Além de levar esse conhecimento científico específico aos alunos, bem como o conhecimento das tecnologias abarcadas pelo tema e a possibilidade de trocar ideias e formar suas próprias opiniões, tenciona-se fazer com que esses alunos valorizem o conhecimento científico e reconheçam-no presente em discussões no seu cotidiano (em jornais, na TV etc.). Deste modo, os alunos serão estimulados a se apropriar desse conhecimento, incorporando-o, também, em suas discussões e, finalmente, tornando-se propagadores dessas informações.

MATERIAIS:

        A aula é organizada em torno de diferentes dinâmicas. Assim, são utilizados os seguintes recursos:

1) Livro: Célula-tronco, Uma Revolução Científica.

2) DVD (Programa Globo Ciência veiculado, pela primeira vez, em 31/05/2003 (GC 686): Clonagem), disponibilizada pela videoteca da Rede Globo de Televisão. O vídeo mostra uma dramatização com atores jovens da “novelinha” Malhação, o que chamará a atenção dos alunos e despertará seu interesse. A ovelha Dolly, que foi um marco nos estudos e pesquisas científicas sobre clonagem, havia morrido naquele ano, motivando a produção deste “episódio-reportagem”. Embora a clonagem esteja presente em animais e plantas, o vídeo aponta que o estudo da hereditariedade, que já data de duzentos anos, não faz da clonagem artificial algo previsível na reprodução de seres vivos.

3) Laptop; datashow; apresentação em PowerPoint, preparada pelo professor.

4) Um quiz impresso em papel (contendo 12 questões, divididas em três tópicos), adaptado a partir do site http://educacao.uol.com.br/quiz/ e aplicado antes do início da atividade e após sua conclusão.

ATIVIDADES:

1) Distribuição prévia dos livros aos alunos e Leitura ( 2 semanas antes)

2) Pré-teste (Quiz), no dia da atividade, para avaliar o conhecimento prévio do tema por parte dos alunos;

3) Vídeo – Bastante oportuno, pois trata, de maneira lúdica e concreta, os assuntos versados no livro: uma das personagens é torcedor de um time de futebol de quarta divisão e o melhor jogador do time, Sarará, está para ser vendido. Então, o torcedor tem uma ideia: clonar o Sarará e fazer um time só de Sararás! A partir daí, o assunto passa a ser discutido de uma forma bastante simples. São feitas várias comparações de modo a tornar o tema o menos abstrato possível, o que condiz com o perfil do programa e de seu público. O processo de clonagem e a produção de células-tronco, por exemplo, são explicados a partir de uma metáfora com um ovo (gema = núcleo da célula; clara = citoplasma). Ao mesmo tempo, demonstra-se o que é DNA, como pode ser manipulado, a importância das células-tronco e a questão da ética na pesquisa científica. Mesmo importante na área terapêutica, a clonagem ainda desperta muita controvérsia quando o assunto é criar um novo ser humano.

4) Aula Interativa - os principais tópicos abordados no livro são colocados no Power-Point e eliciados a partir de imagens de esquemas com as etapas. Tais imagens serão pesquisadas previamente na Internet. Os alunos trabalharão em grupos de quatro participantes cada. Cada grupo analisará as imagens selecionadas de charges dos jornais, revistas e campanhas publicitárias relacionadas ao tema, buscando entender os detalhes representados em cada uma. Em seguida, O professor atuará como um facilitador e mediador, sanando dúvidas. Os grupos irão expor suas conclusões e trocar informações, construindo conceitos através do consenso.

5) Ao final da aula, o quiz é reaplicado com o objetivo de avaliar o impacto das atividades sobre o conhecimento do aluno sobre o tema.

AULA 2 _______________________________________________

TÍTULO DA AULA: O DNA

SÉRIE: 1aª série do Ensino Médio.

TEMPO UTILIZADO:

a) elaboração da aula:2 horas

b) apresentação da aula: 30 minutos

c) realização das atividades propostas aos alunos: 60 minutos

MATERIAIS

1) Roteiro da aula prática de laboratório (dividir em grupo de 4 ou 5 alunos)

2) Na ausência das vidrarias do laboratório, improvisar com copos de vidro e garrafa PET ou outros materiais alternativos para seguir o roteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (426.1 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com