TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO PEDAGÒGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

PLANEJAMENTO PEDAGÒGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Hilana Cerqueira Paes

Professor- Marta da Graça Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0281) –Prática do Módulo V

                                                                       02/04/13

RESUMO

 Planejar é formular uma seqüência de atividades interligadas entre si que serão trabalhadas com os educandos, a fim de auxiliá-los no processo de construção de suas habilidades e conhecimentos.

Consierando os vários fatores que devem ser pensados na elaboração do planejamento pedagógico na Educação Infantil, surgem questionamentos sobre o que fazer com as crianças bem pequenas e como planejar o trabalho educativo.

A proposta pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade. Ela formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos e líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional

Palavra chave: Planejamento. Educação Infantil. Compromisso

1 INTRODUÇÃO

O planejamento pedagógico na educação infantil é apresentado na atual legislação brasileira como a primeira etapa da educação básica, onde a prática pedagógica deve favorecer a construção do conhecimento das crianças de 0 a 6 anos de idade. A Educação Infantil ficou muito tempo como uma modalidade com planos inferiores às outras etapas da educação básica. As pesquisas mostram que essa modalidade de ensino contou com pouca preocupação em contribuir para a construção de um desenvolvimento saudável do ser humano em crescimento. Por causa disso, o planejamento do trabalho educativo era visto, na maioria das vezes, como uma atividade sem importância. Os professores eram considerados como tutores, ou seja, eles cumpriam a tarefa de “cuidar” das crianças. As práticas pedagógicas baseadas em planejamentos de atividades com objetivos definidos, conteúdos de qualidade, metodologias contextualizadas e avaliações críticas e reflexivas, não eram consideradas parte importante do processo educacional. O planejamento educativo e seu registro fazem-se necessário quando se busca um trabalho pedagógico significativo e transformador.  Como planejar o trabalho educativo com as crianças de zero a cinco anos, principalmente as menores de três anos? O planejamento facilita esse trabalho educativo do professor, possibilitando ao aluno um resultado eficiente que contribuirá na preparação para possível fazer atividades com crianças do berçário, além de dispensar-lhes os cuidados a sua vida familiar, social e profissional. Diante destes fatores que devem ser pensados na organização do planejamento na educação infantil, surgem as ansiedades e dúvidas: O que fazer então com as crianças, principalmente as bem pequenas?

2 A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A organização do trabalho docente na educação infantil aborda temas como o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, conteúdos curriculares, a avaliação da aprendizagem, as alternativas metodológicas como projetos, temas geradores e centro de interesse, alguns aspectos são considerados básicos para o planejamento como conhecer o aluno, o conteúdo a ser ensinado, o procedimento a ser desenvolvido, conhecer o processo de avaliação, ter consciência de que a interação professor-aluno é um elemento importante na aquisição do aprendizado e que a dimensão social do trabalho em aula é muito amplo. Os conteúdos nas instituições de Educação Infantil foram organizados por: atividades; datas comemorativas; áreas de desenvolvimento – por faixa etária, nível de conhecimento; eixos de trabalho; jogos, brincadeiras e atividades organizadas; direitos da criança – “ rotina flexível”.

Trabalhar os conteúdos na Educação Infantil é uma prova de respeito às crianças, entendendo que mesmo na menor idade a criança é capaz de aprender (saber), fazer e ser.

2.1 O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A etapa de planejamento não se esgota na elaboração do documento chamado “plano”, este é estático, o processo de planejamento é que é dinâmico e precisa cobrir toda a prática pedagógica, bem como envolver todos os segmentos da instituição de Educação Infantil.

Construir uma proposta pedagógica, contemplando educar, cuidar e brincar significa planejar ações pedagógicas, que auxiliem as crianças. O planejamento é um elemento fundamental para a estruturação do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nas outras etapas de ensino da Educação Básica, pois o mesmo constitui-se em uma ferramenta de trabalho do professor, o qual envolve reflexão crítica sobre a prática e projectualidade da ação docente. A estruturação e organização do planejamento têm como perspectiva a articulação de outros elementos para sua elaboração, ou seja, o registro reflexivo da prática vivenciada com crianças e a observação atenta e crítica da realidade, os quais possibilitam e auxiliam o ato de planejar com intencionalidade.

O planejamento pedagógico na Educação Infantil precisa ser discutido e articulado aos sujeitos que estão inseridos nestes ambientes coletivos de educação, assim é imprescindível trazer para a sala de aula, através dos planejamentos, as manifestações que as crianças expressam no seu dia-a-dia, a partir de seus balbucios, choros, falas, gestos, desejos, hipóteses e conhecimentos prévios, estes são de suma relevância para um trabalho que respeite as culturas infantis.

Para elaborar a proposta pedagógica, a equipe da instituição de Educação Infantil deve se atualizar sobre as orientações legais vigentes e os conhecimentos já acumulados a respeito da educação infantil. Livros, revistas, materiais acessíveis pela internet, entre outros recursos, são importantes subsídios para fundamentar o planejamento do trabalho pedagógico, a formação em serviço e o relacionamento com as famílias.

2.2 IMPORTÂNCIA DO PROJETO PILÍTICO PEDAGÓGICO

Consideramos que o Projeto Político Pedagógico prevê todas as atividades da escola, do pedagógico

ao administrativo, devendo ser uma das metas do projeto construir uma escola democrática, capaz

de contemplar vontades da comunidade na qual ele surge tanto na sua elaboração quanto na sua operacionalização, desde professores, técnicos, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar.

Todas as unidades de atendimento à criança (0-6 anos) necessitam ter o seu planejamento, de preferência a curto, médio e longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com