TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA CRIANÇAS 4 ANOS

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 8






[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

MARIA DIRLEI GARCIA GONÇALVES

                                 trabalho indivivual

plano de aula criança 4 ANOS

[pic 3]

São Luis Gonsaga

2014

                 trabalho individual      

               PLANO DE AULA CRIANÇAS 4 ANOS

Trabalho relatorio de estagio apresentado curso Pedagogia Universidade norte Parana  Estagio Curricular Obrigatorio  Gestao Escolar  5 semestre

Prof. Orientadora :prof MELINA KLAUS

                                                             Tutor eletronico :Fabiola Costa Barros

Tutor de sala:Nilza B.Lago Bussanelo

SÃO LUIS GONZAGA

2014




INDRODUÇAO








O estágio supervisionado em Gestão Escolar foi realizado na E.M.E. Infantil Moranguinho  carga horária de 52 horas. No ambiente escolar foi realizado uma observação da instituição, depois uma análisado o Projeto Político Pedagogico da escola.   Junto com a supervisorcampo foi escolhido um tema para realizar um Plano de Ação para a escola. O tema foi escolhido Familía na Escola, junto com a supervisora de campo e outra acadêmica do curso.
O estágio contribui para um melhor aprendizado, pois tendo contato com a vivencia escolar o acadêmico tem um melhor conhecimento do regimento de uma escola, um contato com a realidade, proporcionar a relação da teoria à prática,  reflexão da realidade observada e das experiências vivenciadas.














2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio 

O estágio sera realizado com carga horária de 100 horas, sendo 52 horas no ambiente escolar na área da Gestão Escolar,  possamos conhecer o regimento da escola, ter contato com o Projeto Político Pedagógico, saber quais são as atribuições de uma diretora e vice.

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional


- Vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola, para que os alunos desenvolvam condições  favoráveis à continuidade da sua formação.
-  Desenvolver e avaliar projetos educativos,  realidade da educação escolar, construindo formas de atuação,  melhoria da educação de crianças, jovens e adultos.
- Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 

3.1 Caracterização do Campo de Estágio 

O estágio foi realizado na E.M.E.Infantil Moranguinho  que fica Rua 15 de maio1264 , centro. A escola tem os turnos matutino (7:30  18:30)  .  A escola têm 58 alunos.
Projeto Político Pedagógico da Escola. Moranguinho esta voltada característica básica a defesa e necessidade de educar crianças, jovens e adulto, a ser cidadãos, onde todos trabalham por uma sociedade mas digna e humana.
A Escola Moranguinho preparar os alunos para o mundo em que vivem tornando-os seres críticos conscientes das contradições existentes na sociedade da qual fazem parte.
Ao iniciar o ano letivo o calendário escolar é elaborado com a equipe gestora e professores e demais profissionais: data de inícia e término de bimestre e ano letivo, matrículas, avaliações, entrega de notas, feriados, datas comemorativas, reuniões pedagógicas, reuniões de pais, conselho de classes, conselho de professores, atividades culturais, férias, não sendo incluído nos 200 dias letivos e nas 840 horas anuais.

A Escola Moranguinho tem os projetos: Projeto Familia na Escola com o objetivo de fortalecer a participação dos pais na vivência escolar dos alunos; Projeto Festa família onde todos participam onde o objetivo é resgatar e valorizar amo, carinho e afeto das famílias . Projetos Vivenciando busca a valorização do trabalho cooperativo entre os educandos, demosntrando por meio do esporte. As família se reunião na escola nas datas comemorativa sao muito unidas sempre tem bastante participação das famílias.

                                                     

OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

1. Dados de Identificação
Nome da instituição: Escola Municipal Educaçao Infantil Moranguinho
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( X ) Municipal ( ) Particular ( )
Horário de funcionamento: Manhã ( X ) Tarde ( X ) Noite (   )
Séries e modalidades de ensino ofertadas: educação infantil ,Pre 1 ,Pre 2 maternal berçário e   CBA até Ensino Médio
Número de alunos: 58
 
2. Estrutura Física e Material da INSTITUIÇÃO
Ambientes Físicos:
Salas de aula ou monitoria (quantas) 4
Secretaria ( 1 )
Pátio interno ( 1 )
Pátio externo ( 1 )
Quadra coberta(  ) quadra aberta(  )
Refeitório ( 1 )
Cozinha ( 1 )
Sanitário feminino ( 2 ) 
Sanitário masculino ( 2 )
Sanitário para professores ( 1 )
Biblioteca ( )
Sala de vídeo e TV ( 1)
Sala de leitura (  )
Laboratório (  ) especificar: Informática e Ciências
Outros (quais):

Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade de carteiras e cadeiras: 80 cadeiras , 20 de plástico.
Quadro negro (6 ) Quadro branco (  )
Bebedouros ( 1 ) 
Mimeógrafo ( )
Copiadora (Xerox) ( 2)
Televisão (6 ) quantas:
Vídeo (  ) quantos:
DVD ( 6 ) quantos:
Aparelho de som ( 1 )
Computador com acesso para os alunos (  )
Acesso a internet: ( X ) sim ( ) não 
Possui biblioteca do professor: ( ) sim (  ) não:
Outros vídeos ou DVDs - especificar ( pesquisa, didáticos, paradidáticos,  outros):,infantis, didáticos, matemática, física, história, inglês, entre outros (muitos ainda que vem pelo Governo Federal)
Materiais para prática de educação física (quais): Bolas (diversas), redes, colchonete, som, balança, disco, uniformes, bambolês, peso, corda, jogos (xadrez e dama).
Materiais para prática de educação artística (quais): Papel (diversas cores e texturas), lápis de cor, régua, tesoura, EVA – (kit para o professores).
3. Profissionais
 
- Número de diretores: 1 diretora
Tempo de atuação do diretor nesta instituição: Foi diretora no período de 2013 -2015.
Atribuições do diretor: Garantir a execução e acompanhamento das ações do Projeto Pedagógico do PDE- Plano de Desenvolvimento da Escola e do PME- Programa de Melhoria da Escola; Administrar, planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas na escola; Zelar pela observância do presente regimento e das Leis vigentes, elaborar a programação global da escola, bem como seu currículo pleno, juntamente com os professores; Coordenar o pessoal técnico, administrativo, pedagógico e de apoio em suas diferentes funções; Programar reuniões periódicas com o pessoal da escola; Manter a ordem e disciplina da escola; Promover juntamente á comunidade escola.
- Número de Pedagogos: 10
Funções que atuam (orientação, supervisão, coordenação,outra): 1 Orientadora
Tempo de atuação nesta instituição: 1 Orientador), dois anos. 4 monitoras, 3 faxineiras.
 
Atividades desenvolvidas pelos pedagogos na instituição: Coordenação pedagógica, planejamento,  e avaliação interdisciplinar.
 
Secretário (a): ( 1 ) sim ( ) não - Tempo de atuação nesta instituição: 3 anos
Formação: magisterio
Número de funcionários administrativos: 1
Atribuições dos de funcionários administrativos: Trabalham , onde executam matrículas, rematrículas , senso escolar, transferências entre outros serviços.
 
- Número de funcionários de serviços gerais: 3
Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Sendo 03 merendeiras e faxineira,  fazen merenda e faxina.
 
∙ Outros funcionários e atribuições: 
 
- Associação de Pais Mestres e funcionários - APMF: ( ) sim ( X ) não
Atribuições:
 
- Conselho escolar: ( 1) sim ( ) não. A atuação de todos os conselheiros eleitos no Conselho Escolar será sempre ao coletivo,  no trabalho de qualquer profissional. 
Atribuições: Tem finalidade exclusiva da atividade educativa da escola, prevista no seu projeto pedagógico; Promover o exercício da cidadania no interior da escola; Articulando a integração e a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar a construção de uma escola pública de qualidade. Estabelecer anualmente um cronograma de reuniões ordinárias a ser definido; Criar e garantir mecanismos de participação efetiva e democrática na elaboração, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico Escolar; Aprovar o Regimento Escolar, entre outros.

- Grêmio Estudantil: (  ) sim ( ) não
- Outras: ( ) sim ( X ) não. Especificar: 
Atribuições:
- Corpo Docente – números de professores: 10 
Formação: 5 Pedagogia ,  3 História, , 2 Educação Física.
- Profissionais de Apoio (Nutricionista, Psicólogo, Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro, Assistente Social ou outro): número: A escola não tem estes profissionais.
Especificar:
Função:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com