TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA: Ginastica Geral

ANO SUGERIDO: 2º Ano

DURAÇÃO SUGERIDA: 5 aulas

OBJETIVOS:

• Identificar os movimentos das ginásticas em outras práticas corporais.

• Experimentar diferentes elementos da ginástica, como equilíbrios, saltos, giros, rotações e acrobacias.

• Experimentar diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, de forma individual.

• Adotar procedimentos de segurança individuais e coletivos na execução de elementos da ginástica geral.

• Respeitar as diferenças individuais e de desempenho corporal, identificando as potencialidades e os limites do corpo.

COMPETÊNCIAS GERAIS:

Conhecimento

Repertório cultural

Comunicação

Autoconhecimento e autocuidado

Empatia e cooperação

Responsabilidade e cidadania

HABILIDADES BNCC:

EF12EF07: Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.

EF12EF08: Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

EF12EF09 Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

EF12EF10: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

• Folhas de papel A4 ou cartolina.

• Lápis e/ou giz.

• Cola.

• Tesoura sem ponta.

• Revistas e jornais que possam ser recortados.

• Celular e/ou material para registro, se assim for possível.

• 3 objetos das cores: verde, amarelo e vermelho.

• Tatames, colchonetes e/ou colchões

DESENVOLVIMENTO:

Uma conversa inicial sobre o tema para compreender e convidar a aprender novas experiências.

Pedir aos alunos para fazer um desenho ou colagens em uma folha A4, ou Cartolina, correspondendo a atividade discutida em sala.

CONHECENDO OS ELEMENTOS DA GINÁSTICA

Os elementos básicos da ginástica são compostos por movimentos estáticos e dinâmicos, que envolvem: Equilíbrio, saltos, giros e rotações, e acrobacias. Explique para os alunos resumidamente cada elemento citado.

Deixe claro que na ginástica envolve uma variedade de movimentos no quais se exigem muito componentes corporais, como cabeça, membros superiores e inferiores, tronco e pescoço. As estruturas físicas, como músculos, ossos e articulações são claramente exigidas. Dessa forma, podemos perceber o aproveitamento e as capacidades para nos locomover na ginástica de força muscular, resistência, potência, agilidade, flexibilidade, entre outras capacidades físicas.

Durante a teste dos movimentos associados com a ginástica é necessário reconhecer sinais que possam prejudicar a capacidade física. Assim, é importante estar ligado aos sinais como, a fraqueza. Este e os demais sinais devem ser classificados como fundamentos importantes a serem discutidos em aula com os alunos para que possam distinguir e considerar os seus limites corporais.

Também é necessário que os alunos se acostumem a considerar que cada colega pode se movimentar da forma que se sentir confortável, sem a definição de execução considerada como correta.

É importante orientar os alunos e mostrar que, independentemente de ser um espaço desafiador e emocionante, participem e estejam cientes que existem regras e condutas que podem proporcionar a execução das atividades propostas num ambiente agradável e seguro. Produza com os alunos registros em cartazes e pendure locais próximos de onde a atividade acontecer. Releia com os alunos e solicite que analisem se as regras são suficientes, algo a precisa se se alterado um incluído.

ATIVIDADES:

Atividade 1 - Circuito de ginástica

Depois de toda a parte teórica as atividades , oriente a prática de três momentos: um para cada elemento básico da ginástica.

 Momento equilíbrio:

• Equilíbrios com o próprio corpo: manter-se equilibrado em 4 apoios, 3 apoios, 2 apoios e 1 apoio. Além disso, teste diferentes lugares e espaços.

• Equilíbrios com materiais: manipular variados materiais disponíveis da escola, como cabo de vassoura, latas, bolas, cones, caixas de papelão, garrafas pet e cordas. Os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com