TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA EIXO TEMÁTICO: NATUREZA E SOCIEDADE

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA EIXO TEMÁTICO: NATUREZA E SOCIEDADE

TEMA: HIGIENE CORPORAL

Eixos norteadores:

Identificação e nomeação das partes do corpo,

Perceber os cuidados necessários a preservação da vida e do ambiente;

Eixos norteadores interdisciplinares:

Respeitar a produção própria e dos colegas;

Participar de várias situações de comunicação, expressar seus desejos e sentimentos;

Falar com clareza;

Possui a capacidade de escutar, observar e reconhecer uma música;

Produzir trabalho de desenhos obedecendo os limites dentro do espaço determinado;

Objetivo Geral:

Compreender a importância da higiene pessoal;

Objetivos específicos:

Identificar os cuidados necessários da higiene pessoal;

Definir o conceito de higiene através do conhecimento prévio do aluno;

Executar ações de higiene;

Expor sentimentos através de desenhos;

Estimular a oralidade e a escrita;

Estimular o gosto pela musica;

Executar exercícios de habilidade manual

Metodologia:

Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades práticas objetos de higiene pessoal. Será contada histórias.Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma. 

Recurso:

Folha chamex, lápis, lápis de cor, giz de cera, caixa, sabonete, escova de dente, papel higiênico, creme dental, unhex, pente, shampoo, cotonetes, fio dental, hidratante corporal, cola, revista de jornal, cartaz, vídeo de cascão da turma da Mônica( Turma da Mônica ), livro de historia, molde da arcada dentária, rótulos de produto de higiene, cópias de atividades.

1° dia

Levar uma caixa com diversos materiais que usamos para realizar a higiene pessoal, exemplos: sabonete, escova de dente, papel higiênico, creme dental, unhex, pente, shampoo, cotonetes, fio dental, hidratante corporal, entre outros, após amostra dos produtos e objetos, indagar as crianças para que serve, qual a sua utilidade, e assim introduzir o conceito de higiene corporal, introduzindo uma conversa informal sobre a importância e a necessidade de ter uma boa higiene. Lembrar as crianças todos os dias de lavarem as mãos antes das refeições, após brincar no parque, no uso de tinta, toda vez que usar o banheiro se limpar adequadamente e lavar as mãos muito bem com água e sabonete, depois de merendar escovar muito bem os dentes, lavar sempre os cabelinhos e limpar as orelhas com cotonetes

- Contar a história sobre a higiene do corpo usando fantoches “DENTINHOS LIMPINHOS”. Interpretar a historia, verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos dos alunos e conceitos apreendidos. Lembrando que deve entregar para cada criança um copia da história, pedir para que eles escreva e circulem as palavras chaves do texto que a professora vai escrever no quadro, exemplo: dentes, bactérias, boca, pasta de dente, outras.

Era uma vez dentinhos de leite que sofriam muito com o ataque das bactérias depois de cada refeição. Isso porque o garoto, dono da boca onde os dentinhos moravam sempre se esquecia de escovar os dentes. Não tinha para ninguém: as bactérias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com