TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Polo: Foz do Iguaçu

Disciplina: Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

PLANO DE AULA

TEMA: Itaipu Binacional

Conteúdos:

Geografia: O sujeito e seu Lugar no mundo,

História: Circulação de pessoas, produtos e culturas;

Ciências: Vegetação e Meio Ambiente;

SERIE: 4º ano

DURAÇÃO: 180min

OBJETIVOS:

1. (EF04GE01) - Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

2. (EF04HI03) - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

ATIVIDADES

Aula 1.

1. Fazer uma roda de histórias e contar a História da Itaipu Binacional, a importância dela para nossa cidade Foz do Iguaçu e nossa região;

2. Fazer uma breve explanação sobre como foi a construção da Itaipu, e dos funcionários que vieram do Brasil e do Paraguai para construir.

3. Mostrar no slide, as transformações territoriais na cidade para que se desse a construção, a secagem do rio paraná, o desvio de 150m do Rio Paraná, e a construção de novos bairros para os trabalhadores.

4. Separa os alunos em grupos e fazer uma linha do tempo sobre a Itaipu Binacional, começando pelo planejamento e terminando em sua inauguração.

5. Tarefa de casa: Solicitar aos alunos que entrevistem seus pais ou avós, ou parentes que tenham trabalhado na Itaipu e que comentem um pouco sobre como era a vegetação e a transformação do espaço durante a construção.

Aula 2.

6. Depois de realizada as entrevistas, solicitar que os alunos falem sobre os entrevistados para os colegas.

7. Divida a turma em dois grupos e solicite que um grupo faça desenhos relacionados a vegetação e o meio ambiente antes da Construção da Itaipu Binacional, e que o outro grupo faça desenhos sobre a vegetação e o meio ambiente depois da Construção da Itaipu Binacional.

Aula 3.

8. Fazer um mural para expor a linha do tempo sobre a Construção da Itaipu Binacional e os desenhos do antes e depois da vegetação.

RECURSOS:

Projetor, lápis de cor, papel sulfite.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através da participação, interação e envolvimento dos alunos durante a atividades, se os alunos serão capazes de compreender a história da Itaipu Binacional, a importância dela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com