TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCI

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

3

INTRODUÇÃO

O presente relatório apresentado à Universidade do Norte do Pará -UNOPAR – Curso de pedagogia 6° semestre, tem por objetivo documentar as atividades e experiências vividas no Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Vasco Prado, no segundo semestre de 2018.

A finalidade do mesmo é documentar toda a prática vivenciada em sala de aula, como também no ambiente escolar, vivenciando e aplicando o que aprendemos na teoria. O estágio teve carga horária total de 100 horas, sendo 52 horas realizadas na Instituição de Educação Infantil, 48 horas direcionadas ao estudo fora do campo de estágio.

O relatório é composto pela descrição das observações e vivências através da aplicação do projeto “Psicomotricidade Lúdica”, desenvolvida numa etapa 3, com crianças de 2 anos e meio a 3 anos e 5 meses.

O tema foi escolhido, por sua grande importância na vida da criança, pois está ligado a fatores imprescindíveis nas suas vidas, como: a coordenação motora e funções psíquicas.

“A primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação” Jean Piaget

4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Educação Infantil Vasco Prado, localizada na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, situada na Rua Setembrino de Carvalho,162 e é mantida pelo município.

O quadro de funcionários é de 70, possui 35 professores (25 com formação em pedagogia e 10 em magistério), cozinheiras, serventes, guardas, servidores administrativo, diretora, vice diretora, estagiários, coordenadoras, supervisoras e uma profissional para atendimento educacional especializado

Ocupa uma área de 2.438m², possui em torno de 500 alunos, 12 salas de aula, 6 banheiros, 2 pracinhas, ginásio, sala de vídeo, sala da equipe pedagógica, sala de professores junto com a biblioteca, refeitório, sala administrativa, sala de coordenação, sala para atendimento educacional especializado, ginásio.

A escola atende crianças de 4 meses a 6 anos de idade, dividida em etapas de 1 a 6. Seu funcionamento é dividido em Matutino das 8hs às 12hs, Vespertino das 13:30hs às 17:30hs e turno Integral das 8hs às 17:30hs, para as etapas de 1 à 3.

A Instituição tem como objetivos, proporcionar o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. A escola como comunidade planejada, com objetivos claros e definidos, considerando que a Educação infantil deve promover a integração entre os aspectos emocionais, cognitivos, afetivos e sociais.

5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Durante a observação de campo, só foi possível acompanhar uma única turma, foi observado que as crianças possuem uma rotina, que é seguida a risca, em sala de aula. As aulas são ministradas por momentos:

1° Momento: é realizada a acolhida das crianças, elas chegam no colégio direcionadas pelos seus pais a sala de aula e entregues na porta para a professora e a auxiliar responsável. São recepcionadas com músicas infantis e joguinhos de encaixe que são distribuídos em 3 mesas circulares que possuem 5 cadeiras cada.

2° Momento: hora do café da manhã, é passado álcool gel nas mãos das crianças que são direcionadas, de mãos dadas e cantando a música “Meu lanchinho”, ao refeitório.

3° Momento: após o lanche, são direcionadas a pracinha para brincarem com atividades livres, neste momento é realizada a troca de fraldas e os que não utilizam mais são levados ao banheiro.

4° Momento: após brincarem, são chamadas e encaminhadas para a sala de aula, onde é feita uma roda com as cadeiras, realiza-se a chamada, roda cantada, conversas informais e a explicação da atividade pedagógica.

5° Momento: é realizada a atividade pedagógica.

6° Momento: após a atividade, caso sobre tempo, eles realizam atividade livre na sala de aula, como brincar de boneca, fazendinha, faz de conta.

7° Momento: é realizada a higienização das mãos, com álcool gel e são levados de mãos dadas, para realizarem o almoço.

8° Momento: retornam a sala, pegam suas escovas de dente, toalhinha e pasta de dente, são encaminhados para o banheiro e é realizada a higiene das mãos, dentes e, se necessário, nova troca de fralda e ida ao banheiro.

9° Momento: voltam a sala e sentam-se nas cadeiras em torno das mesas e brincam com massinhas, manuseiam revistas, livros, a professora conta história, dependendo da proposta do dia.

10° Momento: as cadeiras são colocadas próximo a porta, uma do lado da outra, as crianças pegam seus materiais e sentam-se para esperarem seus pais virem buscá-las.

Diário de Observação 1:

No primeiro dia de observação, assim que todas crianças chegaram, a professora regente me apresentou aos alunos como estagiária. Na atividade proposta, os alunos sentaram-se nas cadeiras em volta da mesa para manusearem farinha de trigo, cada um com um pouco de farinha em um pote, onde elas puderam explorar o material, sentir sua textura, assoprar, enfim. A aula foi organizada através de um trabalho lúdico, onde os momentos foram acontecendo conforme a vontade das crianças. Verificou-se que durante a atividade o professor foi um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. Os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (588.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com