TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS DE AULA DA INTEVENÇÃO

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.106 Palavras (21 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 21

  1. PLANOS DE AULA DA INTEVENÇÃO

Na sequência a elaboração dos planos de aula elaborados para turma de ensino fundamental inicial 1º serie.

  1. PLANO DE AULA 1

Tema: Jogando Boliche com a Matemática.

Turma: 1ª serie

Conteúdo: Matemática, números e operações. Educação física, esporte, jogos, lutas e ginasticas

Objetivo: Conhecer o jogo do boliche e associar as operações matemáticas; realizar as operações matemáticas em jogos de grupos; desenvolver o raciocínio lógico através do lúdico.

Procedimentos Metodológicos: Atividade 1, construindo o jogo de boliche. Para a organização desta aula pedir aos seus alunos, com antecedência, que cada uma traga 1 garrafa PET; para os pinos pedir aos alunos que contornem as garrafas com os papéis laminados de várias cores, sendo que tenham 5 garrafas azuis; 5 verdes; 5 vermelhas e 5 amarelas. A bola de boliche, poder utilizar uma bola de plástico comum, onde os alunos consigam segurar a bola com uma das mãos.

Atividade 2, iniciando o jogo de boliche, dividir a quadra, em duas partes e, as equipes, por exemplo, verde e vermelha formarão uma grande equipe e, as equipes amarela e azul a 2ª grande equipe.

Colocar os "pinos" do jogo (estarão representados pelas garrafas Pet) alinhados no centro e, já disponibilizados com as cores representativas das equipes que estarão jogando, ou seja, verde e vermelha e, amarela e azul.

A equipe "VERDE E VERMELHA" estará posicionada no final da quadra em cima da linha de fundo da quadra; enquanto a equipe "AMARELA E AZUL" estará do lado oposto, na mesma situação.

Coordenar essa atividade orientando os alunos a forma correta de jogar a bola, ou seja, alternando membro superior com membro inferior e, jogando a bola bem baixa (rasteira) para acertar os "pinos".  Distribuir algumas bolas para as equipes e pedir aos alunos que possibilitem que todos possam arremessar ou jogar a bola como os jogadores de boliche fazem: alternando os membros superiores com os membros inferiores; jogar a bola bem baixa e rasteira. Ao seu sinal pedir aos alunos que joguem e tentem derrubar o máximo de pinos que conseguirem. Possibilitar um revezamento dos alunos no momento de arremessar as bolas e deixar que experimentem e vivenciem o movimento à vontade, pedindo apenas que respeitem a forma do movimento de jogar as bolas.

Essa 1ª parte do jogo pode ser vivenciada agora com o acréscimo da matemática. Proponho o seguinte modelo: "Pessoal, mantenham-se posicionados no local de lançamento e agora vou disponibilizar os pinos de forma aleatória pelo centro da quadra, porém, agora cada equipe deverá acertar o seu pino, ou seja, amarelo tem que derrubar amarelo; azul no azul; vermelho no vermelho e verde no verde, ok?!" "Uma equipe de cada vez e cada pino que for derrubado vale 2 pontos".

Neste momento, onde cada equipe terá sua vez de derrubar os pinos organizar situações em que as operações matemáticas estejam presentes para os alunos realizarem o raciocínio. Por exemplo: a equipe azul derruba os seus pinos e, cada pino derrubado vale 2 pontos, porém, cada pino que não for derrubado subtrai-se 1 ponto. Utilizar a criatividade e realizar operações matemáticas diferentes em cada jogada.

Atividade 3 - jogando boliche na matemática, nesta fase do jogo demarcar um local específico da quadra onde o jogo será desenvolvido (com 2 corredores de, aproximadamente, 10 metros de cumprimento e 3 metros de largura) e dividir a turma em 4 equipes, onde:

2 equipes estarão jogando; 1 equipe estará responsável pela organização dos materiais e 1 equipe será responsável pela contagem dos pontos.

Neste momento, dar as opções aos alunos, onde cada equipe ocupará um lado da pista de boliche na quadra e, iniciar o jogo: "Pessoal, coloquei dez pinos para cada equipe, da seguinte forma: 4 pinos vermelho - cada pino derrubado equivale a soma de 2 pontos para a equipe; 3 pinos verdes - cada pino derrubado equivale a multiplicação de 3 pontos para equipe; 2 pinos amarelos - cada pino derrubado equivale a divisão por 2 pontos; 1 pino azul - se o pino for derrubado equivale a multiplicação de 5 pontos e, Caso nenhum pino seja derrubado pela equipe será subtraído 1 ponto.”

Realizar várias formas de operações matemáticas, estimular os alunos a darem sugestões para a realização dos raciocínios e fazer combinações distintas, fazendo com que o jogo fique bem criativo.

Cada equipe tem o seu papel no jogo: 2 equipes jogam; 1 é responsável pela organização da pista de boliche e a 3ª realiza as operações. Possibilitar sempre um rodízio nestas atividades, em que os alunos entendam que para haver sucesso nesta aula todos devem realizar com afinco as tarefas disponibilizadas para os seus grupos em cada momento.

Recursos: garrafa PET, papel laminado várias cores, bola de plástico

Avaliação: A avaliação desta aula seja realizada através da pontuação em cada rodada do jogo, onde estarão sendo avaliadas o raciocínio nas operações matemáticas.

  1. PLANO DE AULA 2

Tema: Aprendendo tabuada de forma lúdica e divertida.

Turma: 1ª serie.

Conteúdo: Matemática, números e operações. Ética respeito mútuo.

Objetivo: Memorizar a tabuada de forma lúdica e divertida; raciocinar rapidamente; exercitar o cálculo mental; desenvolver a linguagem oral; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Procedimentos Metodológicos: 1ª Atividade. Em sala de aula. Bingo da Multiplicação Em roda de conversa fale aos alunos sobre a importância do estudo da Matemática e de saber a tabuada memorizada no dia a dia. Explique que a memorização da tabuada facilita a resolução de problemas e a realização de cálculos mentais, pois, quando já está memorizado os resultados podem ser encontrados em menos tempo e com mais eficácia.

Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos um exemplo de uma situação do seu cotidiano em que é necessário cálculo rápido. Não se esquecer que antes de incentivar os alunos a memorizarem a tabuada eles devem compreendê-la e saberem o que significa cada número nos lugares determinados, por meio de atividades que mostram a relação entre os números e as propriedades das operações.

Nessa atividade, os alunos deverão usar seus conhecimentos sobre os resultados das operações, quer sejam de adição, subtração, multiplicação ou divisão, dependendo da operação que estiver trabalhando em sala de aula.

Apresente a atividade para os alunos. Explique que deverão colocar um feijão ou qualquer outro objeto determinado por você em cima do resultado da operação em que você vai cantar (ditar). Propor que a atividade seja realizada individual ou em duplas.

Entregue aos alunos as cartelas, produzidas antes e os feijões, ou outro material para marcar a cartela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com