TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA POR CARROS NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI

Por:   •  30/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE DE VALE DO TAQUARI UNIVATES

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCHS

CURSO DE PEDAGOGIA

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA CAUSADA POR CARROS NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI

 

Gabrielle Teles

        Kelly Cristine Formentini

Lajeado, setembro de 2018

1) Qual é problema ambiental?

“A poluição atmosférica causada por carros na Região do Vale do Taquari”

“A sociedade é composta pelo conjunto de indivíduos que participam da vida econômica da nação, portanto, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, esta participação é o eixo que move a vida econômica da sociedade. A indústria automobilística a cada ano produz aproximadamente cerca de 50 milhões de veículos novos, portanto, esta produção é mais importante para nós do que pensamos e é preciso entendê-la melhor”. (WOMACK, J.P., 2004)

Nos últimos anos, a atmosfera passou a ser vítima da poluição causada por carros. Os veículos, não apenas os carros, ao estarem ligados liberam diversos poluentes atmosféricos, que são: monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas ultrafinas e compostos orgânicos voláteis. Um efeito negativo é quando esses poluentes são liberados ao ar, pois causam grandes danos ao meio ambiente e também à saúde humana. Estudos recentes apontam que a poluição atmosférica provocada no trânsito perto de escolas possui um impacto muito significativo no desenvolvimento de asma e outras doenças em crianças e jovens.

Pesquisadores e cientistas descobriram também que o risco associado à exposição à poluição no tráfego perto de escolas é quase tão alto quanto a exposição em residências. Outro fato interessante é o caso de que a poluição do ar no tráfego também pode estar relacionada a uma maior taxa de morte entre as pessoas que já sobreviveram a outros problemas respiratórios.

 

2) Por que ele surgiu?

        O carro faz parte do nosso dia a dia e é de uso indispensável para a maioria da população. Além de levar para qualquer lugar a qualquer hora, ele tornou-se um item de cunho obrigatório nas atividades diárias, como fazer compras no mercado e até para levar e buscar os filhos na escola.

        O veículo funciona em qualquer horário, diferente dos meios de transporte público que são limitados a trajetos fechados e horários já definidos para funcionamento.

Conforto, status, luxo, independência, praticidade, são bons motivos para o alto número de veículos que circulam em nossas cidades, jovens esperam ansiosamente por completar 18 anos para fazer a carteira de habilitação e ter seu veículo próprio, isso os torna mais independente. Relatam que desta forma não precisaram andar mais de carona ou a pé.

Os veículos automotores estão entre os principais causadores de poluição em todo mundo. As emissões causadas por veículos carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde (CETESB).

3) Quais os fatores socioeconômicos envolvidos?

Os fatores principais são: por status, luxo, conforto, comodidade e também de acessibilidade (não dispor de horários necessários para o transporte público).

4) Quais as ações que resultariam na melhoria desse problema ambiental?

  • Promover noites em diferentes bairros da cidade, para explicar e conscientizar as pessoas sobre os benefícios de ir a pé ou de bike, deste modo incentivar e promover a prática de atividades físicas, ao invés do sedentarismo, muitas vezes causado por se locomover apenas de carro.
  • “Dia sem carro”;
  • Incentivo a caminhadas;
  • “Vá de bike”;
  • Bicicletas disponíveis para alugar;
  • Incentivo à carona, por exemplo: grupos de crianças que sejam levadas por revezamento de pais, grupos de caronas para a faculdade;
  • Promover o reflorestamento nas cidades para que assim se contribua para um ar mais puro.

Tecnologias sustentáveis para automóveis e tendências para menor emissão de poluentes e gases do efeito estufa e a dificuldade no acesso a essas novas tecnologias como, por exemplo, o alto custo de carros híbridos e elétricos.

Carros híbridos são os automóveis com motor elétrico para que se inicie sua movimentação, portando em seu interior um motor a combustão interna, que ajuda o automóvel a aumentar sua velocidade. Hoje no Brasil, esse tipo de veículo já é comercializado, mas o alto custo inviabiliza seu acesso a população de classe B, C e D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com