TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  14/2/2019  •  Dissertação  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RESUMO

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1° SEMESTRE

Gracilene Alencar

IGUATU-CE

Resumo

1 POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS:

TRAJETÓRIA HISTÓRICA E REDEFINIÇÕES DO PAPEL DO ESTADO

  1. Concepções de Estado e sociedade; políticas públicas; as políticas sociais e a política educacional

Nesta disciplina vamos estudar organização e o funcionamento da educação básica, política pública que reconhece o direito do cidadão dentro das constituições. A política pública na educação é para atender a sociedade povo e nação e para isso temos que saber o funcionamento formal voltado para o planejamento educacional para todos os níveis.

 

  1. Estado e seu conceito

O estado defere conforme o conceito da noção clássica de um “povo social e político e juridicamente organizado, que tem uma estrutura administrativa de um governo próprio ,tem soberania sobre determinado território”.

  1. Estado e seu papel

O Estado tem obrigação atender todas as diretrizes da educação. A população que é o conjunto de todos que mantem vínculos políticos e jurídicos com o estado. Todo o cidadão tem direitos previstos na legislação brasileira ou que está incluída toda nacionalidade e conhecendo a vida social.

  1. Governo e seu conceito

Temos três grandes poderes, o poder executivo, legislativo, judiciários, cada qual com sua individualidade, liberdade política e econômica, tudo que retrata a sociedade como um todo. Pessoas que tem cidadania, a lei tem que visar os direitos do cidadão com segurança, justiça e bem estar econômico social.

  1. Governo e seu papel

O governo tem o papel de chefiar o pais estado ou município o governante é esfera do poder e são escolhidos por meios de eleições realizadas pelo o tribunal superior eleitoral. A área educacional faz parte da área social em que o governo deve estar voltado para a educação em que se é avaliado pela situação do cidadão, se vive em área de risco, ou com alguma vulnerabilidade social.
Entendemos por reação, um povo que em sociedade se compartilham.
E por isso se apresenta uma identidade, cultura própria que os distingue de outra.
Quando falamos de política nos faz pensar que o homem, resolve problemas e conflitos relacionados a vida social que se enquadram na de políticos, e no caso da educação é complementar uns aos outros, e o setor político deveria ser  voltado para a vida familiar, produtiva e social que é onde se encontra valores éticos.

1.1.5 Conceito de nação

Quando nos referimos ao governo de uma nação ou de um estado, estamos nos referindo a todos os políticos, desde eu os projetos sejam voltados para o sistema escolar brasileiro,nesta será discutido o poder político na esfera federal, pois é a partir das orientações desta as esferas estaduais elaboram as suas, coordenam as ações para a região e as municipais especificam-nas para o seu território. O sistema escolar brasileiro tem como objetivo estrutura o seu funcionamento tendo como objeto de análise desenvolvimento, na implementação e na avaliação das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com