TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL graduação em pedagogia

cristiane

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DO PEDAGOGO

[pic 3]

Itabira

2013

CRISTIANE

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

ANALISANDO A PARTICIPAÇÃO DO PEDAGOGO

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar em grupo de dependência.

Tutora de sala: Prof.

Itabira

2013

1 – INTRODUÇÃO

Através deste trabalho veremos a importancia da atuação do pedagogo nos espaços educativos.

A presente reflexão trata do papel do pedagogo na condução do trabalho pedagógico e que para uma completa concretização, o pedagogo deve, além de buscar o melhor  desempenho do aluno, estar atento a garantia do direito à educação, com respeito as condições de trabalho, formação e valorização de profissionais da educação, e a construção do P.P.P, reconhecendo a realidade da desigualdade social, buscando meios de superação a este problema que se torna rotineiro e comum em nossas comunidades.

Mas para isso o pedagogo deve ser cauteloso para com o currículo, ou seja, para aquilo que se deve ser ensinado como ponto principal e também para a metodologia, ou seja, para o como se deve ensinar.

2 – DESENVOLVIMENTO

O pedagogo pauta-se objetivamente no acompanhamento do processo de ensino aprendizagem como um todo.

No espaço educativo, o pedagogo possui um papel decisivo junto aos docentes, no objetivo de promover a efetiva aprendizagem na escola.

Compreendendo ser relevante refletir sobre a atuação desse profissional com vistas à construção de uma escola voltada ao desenvolvimento do pensar e do agir, foram selecionadas cinco atribuições do pedagogo no espaço educativo para ser refletivo e analisado.

1. Participar e intervir, junto à direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar.

È de extrema importância a participação e intervenção do pedagogo na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

2. Analisar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola.

O pedagogo tem que está preparado para assumir o seu papel na escola, ter conhecimento e analisar os projetos que serão trabalhados na escola, se informarem e saber repassar de forma clara e objetiva aos docentes da escola, sempre de uma forma democrática buscando a participação e colaboração de todos para um bom resultado.    

3. Elaborar o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promover ações para sua efetivação.    

A formação continuada pode auxiliar os envolvidos (professores e pedagogo) a refletirem acerca de sua atuação educativa, em sala de aula ou não, permitindo a cada um se sentir movido para examinar seu ofício e dos demais envolvidos (alunos, colegas, administração, etc.), em um ambiente coletivo e, preferencialmente solidário.

4. Participar do Conselho escolar subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar.      

A importancia da participaçao do pedagogo no Conselho escolar tem em vista a articulação com a família visando, mais do que qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento de processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e profundas. O resultado dessa troca produz efeitos sobre a auto-estima da criança e no seu desenvolvimento. 

5. Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com