TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO - CICLO 2/ JOGOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LARISSA DOS PASSOS BUFON

8019449

ATIVIDADE PORTFÓLIO – CICLO 2

PROFª. ARETHUSA ALMEIDA DE PAULA

CURITIBA/ PR

2017

INTRODUÇÃO 

A intenção principal desta atividade é promover uma forma diferente de jogar o Jogo da Velha, por meio dela, analisar e desenvolver a agilidade, noção espacial, raciocínio e velocidade e trabalho em equipe. Essa seqüência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a idéia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.

FAIXA ETÁRIA

A partir dos 7 anos

TEMPO ESTIMADO 

Uma aula de 50 minutos, subdivididos em: roda de conversa inicial; a vivência da brincadeira e roda de conversa final.

MATERIAL NECESSÁRIO 

Espaço físico plano e desimpedido (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar). 

Giz para desenhar o quadro do Jogo da Velha que pode ser desenhado em 9 círculos.

Coletes de papel, com duas cores diferentes, para identificar as equipes.

A AULA

Inicialmente abordar-se-á a dimensão Conceitual: Onde será dada uma leve referência do surgimento do famoso jogo da velha:

“O jogo se popularizou na Inglaterra do século 19, quando mulheres se reuniam nos finais de tarde para conversar e bordar. Porém, as mais idosas, por não conseguirem mais bordar em razão de suas vistas fracas, se entretiam com o jogo… que passou a ser chamado “noughts and crosses” (“nós e cruzes”, em português… uma referência ao bordado). E, como era jogado por mulheres inglesas idosas, quando o jogo veio para o Brasil, ficou conhecido “da velha". Mas a origem do jogo é muito mais antiga… escavações realizadas no templo de Kurna, no Egito, encontraram referências a ele que datavam do século 14 antes de Cristo. Mas outros achados arqueológicos comprovam que o jogo da velha e muitos outros passatempos similares foram desenvolvidos independentemente nas mais diferentes regiões do planeta: ele também era jogado na China antiga, na América pré-colombiana e no Império Romano, entre outros.”

Em seguida as crianças serão questionadas sobre o que sabem a cerca do jogo e em seguida será explicado aos alunos o funcionamento da atividade, ou seja, seu objetivo e suas regras.

Dimensão Procedimental: A professora explicará as regras e a atividade será realizada na quadra por necessitar de uma área de amplo espaço onde as crianças serão dispostas em duas colunas (equipe) de no mínimo quatro alunos cada uma delas no meio da quadra. Cada coluna será de uma cor e as crianças usarão coletes de papel. No final da quadra será desenhada a plataforma do jogo da velha com giz. Funcionará da seguinte maneira: Ao autorizar do professor, um aluno de cada equipe por vez, correrá até o final da quadra e se posicionará em um dos quadros da plataforma do jogo da velha. A equipe que formar três objetos em linha (horizontal, vertical ou horizontal) ganha a atividade. Existe a possibilidade de ‘dar velha’, isto é, ninguém vencer a rodada. Se isso acontecer, nenhuma equipe pontua, e inicia-se uma nova jogada. A atividade será repetida até que todos participem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com