TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO - CICLO DE APRENDIZAGEM TEXTO: "JOGOS E BRINCADEIRAS I"

Por:   •  18/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PORTFÓLIO - CICLO DE APRENDIZAGEM 2

TEXTO: "JOGOS E BRINCADEIRAS I"

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pelo Professor Gustavo Braga de Oliveira.

VITÓRIA

2019

Com base nas leituras propostas para este ciclo de estudos, escolha um/a jogo/brincadeira que não esteja indicado/a na Unidade 3 do Caderno de Referência de Conteúdo "Jogos e Brincadeiras I" e descreva-o/a nas três dimensões do conteúdo. O exemplo indicado na página 105 com o jogo Amarelinha nos apresenta uma proposta de trabalho nas três dimensões: Conceitual, Procedimental e Atitudinal:

Para esta atividade será utilizada a brincadeira Pular Corda, que pode ser ministrada em 02 aulas de 40 minutos, subdivididas em 10 minutos para a roda de conversa inicial, 25 minutos para a realização da atividade/brincadeira e 05 minutos para roda de conversa final.

Tem como público alvo os(as) alunos(as) do ensino fundamental à partir da 3º série e poderá ser desenvolvida ao ar livre ou em local fechado (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar), utilizando como material: Cordas individuais (1,5m), cordas coletivas (6m), aparelho de som (músicas animadas).

Primeira aula: As crianças pulam corda individualmente, se errar é eliminada. Ganha a criança que permanecer pulando sem errar por mais tempo.

Segunda aula: A corda é movimentada por duas crianças e as outras pulam. Quando apenas uma for pular se ela errar será substituída. Quando várias crianças pularem, quem enganchar na corda será eliminada. Ganha quem permanecer pulando sem errar por mais tempo.

Em ambas as aulas, durante a realização da brincadeira, o professor liga o aparelho de som com músicas para todas cantarem e a atividade ficar muito mais divertido.

Dimensão Conceitual:

Sem consenso sobre a origem do jogo, a corda de pular é encontrada em diversas culturas espalhadas pelo mundo. Na Roma e Grécia, as pessoas pulavam corda para comemorar a chegada de uma nova estação. No Egito e na China, a brincadeira surgiu de uma necessidade de melhorar o processo de produção de cordas, pois passando a corda em volta do corpo, ficava mais fácil e rápido de trançá-las. Podendo brincar sozinho ou em grupos, a corda de pular fortalece o corpo e ajuda na criação de laços sociais.

Existem várias maneiras de pular corda: com música, cruzando os braços e com acrobacias, existindo até campeonatos mundiais da brincadeira.

Dimensão Procedimental:

Pular corda é um exercício físico completo. Além de ser uma brincadeira divertida, tem como objetivo a coordenação de braços e pernas, o aumento equilíbrio, velocidade, agilidade, atenção das crianças, bem como o desenvolvimento do conceito de empatia e colaboração.

O professor desenvolve o jogo da maneira original e depois suas variações: pular com pernas juntas, alternadas, pulando enquanto mexe com os braços ou girando o corpo, aumentando a dificuldade da brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com