TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP UM DIREITO DA SOCIEDADE

Por:   •  21/4/2015  •  Resenha  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS



1- INTRODUÇÃO

Este trabalho é um estudo realizado sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal X. Esta escola fica no município de Divino das Laranjeiras, MG. A cidade é de economia pecuarista, com uma agricultura familiar. O objetivo desta análise foi conhecer a estrutura do PPP e como a diversidade e a inclusão são tratadas neste projeto. A inclusão é um assunto discutido já a muitos anos. Os grupos de direitos humanos, as associações de pais e amigos de pessoas com deficiência vêm travando grandes batalhas para que toda a sociedade entenda a necessidade de todos estarem inclusos, ou seja, que todos devem ter os direitos de cidadão preservados e respeitados. Infelizmente esta batalha é tão grande que por mais que sejam feitos avanços, estes parecem mínimos. O conceito de inclusão ainda não está completamente definido, a sociedade muitas vezes enxerga a inclusão apenas como um direito dos portadores de necessidades especiais. No entanto a inclusão é um processo ainda mais complexo, pois diz respeito a todos, trata de algo que é fundamental para todos, que é o “estar inserido” em seu grupo. Em 1994 na Declaração de Salamanca encontramos o seguinte trecho:

[pic 14]

Como pudemos observar a declaração fala “todas as crianças”, infelizmente o que podemos observar é que crianças magras são discriminadas, crianças obesas, crianças que usam óculos ou que são por algum motivo qualquer ditas “diferentes” do modelo vigente, também são vítimas de exclusão. O quadro de exclusão é de tamanha forma doloroso, que muitas destas vítimas sequer conseguem contar pelo que passam. A inclusão é uma necessidade urgente, ela se faz imprescindível em nosso meio. Para que as minorias dentro das minorias percebam que elas podem sim serem diferentes, elas podem ter ou não alguma necessidade especial, elas podem gostar ou não gostar de se vestirem conforme dita a moda, que mesmo assim elas têm direito ao respeito como cidadãos. Em 1948 a Declaração dos Direitos Humanos veio assegurar o direito de todos à educação pública, gratuita, porém até hoje estamos lutando para que este “todos” realmente tenha a real dimensão que a sociedade precisa.

A questão é como avançar na direção de uma escola inclusiva, que ensine e eduque todas as crianças? Como a escola irá adaptar-se à diversidade de características e capacidades de seus alunos, em um contexto onde todos os estudantes devem ser beneficiados pelo acesso à escolarização e não apenas aqueles que são considerados pessoas com necessidades educacionais especiais? No material didático oferecido pelo Mec intitulado “Projeto Vivencial” encontramos a seguinte afirmativa

[pic 15]

 

Esta é a resposta, o Projeto Político Pedagógico, poderá guiar a escola neste caminho, ainda tão novo, cheios de obstáculos culturais, econômicos e políticos.


2-DESENVOLVIMENTO

Acreditando que o PPP de uma escola é indispensável para um trabalho de qualidade, que atenda as necessidades de uma comunidade, procurei a pedagoga da escola X. Ela prontamente se dispôs a responder as perguntas e me possibilitar o acesso ao PPP da escola. Quanto as respostas da pedagoga obtivemos as seguintes respostas:

 1) A escola desenvolve projetos sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.

Sim, a escola desenvolve um projeto que ocorre durante todo o ano letivo, contra o Bullying, também desenvolvemos projetos na semana da Consciência Negra, entre outros que os professores acharem necessário no decorrer do ano. As propostas dos projetos variam de acordo com os objetivos que os professores quiserem alcançar, mas a grande maioria busca salientar sobre a importância do respeito ao outro, sobre a valorização das diferenças e sobre a necessidade da amizade e do companheirismo.

2) Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?

Tenho orientado os professores para que não julguem nada como algo sem importância, que observem até mesmo as pequenas manifestações que ocorrem na convivência em sala de aula. Quando constatamos algum comportamento discriminatório ou agressivo, comunicamos a família, fazemos um trabalho pessoal com estas crianças.

3) A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?

A sala de recursos multifuncionais ainda esta em construção.

4) O PPP é construído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo?

Sim, mas eu ainda não trabalhava na instituição quando da elaboração do PPP, em 2010.

A partir destas respostas, fui buscar no PPP da escola, respaldo para os projetos realizados e a forma como o preconceito, o bullying e a discriminação são tratados na escola. Infelizmente não encontrei nada. Não existe no PPP nenhuma menção sobre como agir em situações discriminatórias, violentas ou preconceituosas. Também não existe nada que norteie professores e comunidades sobre a inclusão e projetos que divulguem esta prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com