TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECEITOS ILUMINISTAS DA ESCOLA MODERNA

Por:   •  12/5/2021  •  Monografia  •  30.908 Palavras (124 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 124

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIANA DUIM FERREIRA

PRECEITOS ILUMINISTAS DA ESCOLA MODERNA

SÃO MATEUS

2019

PRECEITOS ILUMINISTAS DA ESCOLA MODERNA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo Campus São Mateus (UFES/ CEUNES), como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

Orientador: Prof. Dr. Ailton Pereira Morila

SÃO MATEUS 2019

MARIANA DUIM FERREIRA

PRECEITOS ILUMINISTAS DA ESCOLA MODERNA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências humanas da Universidade Federal do Espírito Santo Campus São Mateus UFES, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia.

Aprovada em 23 de dezembro de 2019.

COMISSÃO EXAMINADORA

Prof. Dr. Ailton Pereira Morila (Orientador)

Universidade Federal do Espírito Santo

Profa. Dra. Regina Celia Mendes Senatore

Universidade Federal do Espírito Santo

Profa. Tatiana Teixeira Jorge

PPGEEB

Aos meus pais Andreia e Antônio e minhas irmãs Amanda e

Isabel.

Ao professor Ailton Pereira Morila, por seus conhecimentos e

dedicação neste trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço inicialmente ao Partido dos Trabalhadores, que criou políticas públicas/sociais para a expansão e democratização do acesso às Universidades Federais, antes ocupadas por uma pequena parcela privilegiada que habitava as capitais e grandes centros urbanos. Com o seu Programa de Apoio os Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) criado em 2002 possibilitou a criação de universidades nas cidades do interior do Brasil.

Entre 2003 a 2010, 59 Universidades e 274 campus foram criados e expandidos, entre estes o CEUNES- Centro Universitário do Norte do Espírito Santo. No qual ingressei no curso de Pedagogia em 2015/1 por meio do SISU Sistema de Seleção Unificada criado em 2009 pelo governo Lula, sem este não seria possivel meu acesso ao ensino superior na Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES.

Agradeço também aos professores e doutores: Ailton Pereira Morila e Regina Célia Mendes Senatore na dedicação para a criação e manutenção do curso de Pedagogia do campus UFES-CEUNES. Ao professor Ailton pelo auxilio, conhecimento e dedicação este trabalho e aos seus conhecimentos na área da História da Educação e Pesquisa em Ensino; a professora Regina por seus conhecimentos em Educação Infantil. A Rita de Cássia Cristofoletti, por seus conhecimentos em educação especial, ensino fudamental e orientação no projeto de extensão Residência Pedagógica. A professora Ana Fernanda Inocente por seus conhecimentos em Sociologia e amizade ao longo deste curso; ao professor Jair Miranda de Paiva, por seus conhecimentos em Filosofia e a Andrea Brandão Locatelli, por seus conhecimentos em corpo e movimento.

Agradeço aos meus colegas, pelas etapas vencidas em conjunto, amizade e dedicação ao propósito de levar uma educação púbica de qualidade ao município de São Mateus-ES. Agradeço aos meus familiares pelo apoio durante esses quatro anos de dedicação à formação docente.

Durante muito tempo considerei que essas ideias eram sonhos que só se realizariam num futuro indeterminado, num mundo no qual eu não existiria. Um feliz acontecimento abriu, de repente, carreira imensa às esperanças do gênero humano; um só instante colocou um século de distância entre o homem de hoje e o de amanhã.

( CONDORCET 1792 )

RESUMO

Neste trabalho buscou-se analisar o percurso histórico e político da escola moderna e como esta se fundou durante o iluminismo e a Revolução Francesa no século XVIII. Perceber a construção dos preceitos de igualdade, liberdade, universalidade, laicidade e educação estatal baseados na noção de razão iluminista do progresso e aperfeiçoamento humano. A pesquisa qualitativa e teórica foi realizada através de análise bibliográfica e documental a partir das principais obras do Marquês de Condorcet e Denis Diderot.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (200.1 Kb)   pdf (284.8 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 123 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com