TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Por:   •  24/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.826 Palavras (16 Páginas)  •  3.082 Visualizações

Página 1 de 16

UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Lucineli Sucodolski

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Rio Negro

2021

Lucineli Sucodolski

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Adolescência e Juventude no século XXI. Temas atuais em Educação. Gestão Educacional. Pedagogia em espaços não escolares. Relações Interpessoais e Administração de Conflitos.

Tutor à Distância: Maria Claudete Ferreira da Silva

Tutor Presencial: Claudia

Rio Negro

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.2 APRESENTAÇÃO PROJETO DE VIDA E METODOLOGIAS ATIVAS        14

3 CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18

1 INTRODUÇÃO        

O presente trabalho de produção textual interdisciplinar nos mostra a importância de projetos na educação e nele abordará o protagonismo juvenil no contexto escolar. E o tema do trabalho será: Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos. Esta proposta foi escolhida para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um ambiente de reflexão.

A pesquisa contempla também textos disponibilizados de apoio para auxílio no desenvolvimento da produção do texto.

O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a evasão escolar nos dias atuais. A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da pedagogia, como formas de avaliação, reprovação escolar, currículo e disciplinas escolares. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso investir em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno “evadido”, e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões no universo em que o aluno se encontra inserido.

 São grandes causas da evasão escolar como a desestruturação familiar; necessidade de complementação da renda familiar e repetência escolar. O Projeto, portanto, ao mesmo tempo em que atrai o aluno para a escola, busca combater as causas da evasão. Importante realizar campanha de esclarecimento para o projeto melhorar a qualidade do ensino, para se adaptar ao currículo e o conteúdo das disciplinas escolares, tornando-as mais agradáveis e próximas da realidade das diferentes escolas e de seus alunos, é importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico.

Portanto a importância é fundamental que os profissionais da educação que atuam na etapa do Ensino Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de Vida, considerado como uma das premissas para a formação integral dos estudantes

Portando esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, a apoiada nas discussões apresentadas nos materiais disponibilizados para leitura, web aulas e obras de autores que abordam o tema.

Uma das implicações para alunos do ensino médio é investir mais neles; no que eles pensam e no que eles fazem levar o aluno a pesquisas de campo; sair da sala e fazer a aula prática; coisas que eles se engajem com carinho nos estudos, pois com atividades inovadoras, o mutismo é quebrado e o aprendiz, seja ele de qualquer fase escolar, terá mais um diferencial no modo como se aprende da teoria para a pratica, daquilo que se estuda.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Mediante estudo e reflexão no texto, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017.

 Conclui-se que a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na composição do ensino médio, estendendo o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e determinando uma nova organização curricular, mais flexível, que considere a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes.  A mudança tem como objetivos garantir uma educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando os novos processos e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

 A carga horária da BNCC deve ter até 1800, a carga horária restante deverá ser destinada aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes, com foco na área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.

O Novo Ensino Médio espera atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que permite aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos. Entretanto permite que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. A escola deverá criar os atmosferas e tempos de diálogo com os estudantes, mostrando suas possibilidades de escolha, avaliando seus interesses e, portanto, orientando-os nessas escolhas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com