TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE DINÂMICAS MOTIVADORAS

Por:   •  23/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DE HUMANIDADES

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO I EM PEDAGOGIA – PROCESSOS ESCOLARES

PROFESSOR: CRISTIANE BACKES WELTER

ACADÊMICA (O): ANA PAULA ROZPENDOWSKI

                            ESTÁGIO I: PROCESSOS ESCOLARES

PROJETO DE DINÂMICAS MOTIVADORAS

Caxias do Sul

Ano 2020


UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

ÁREA DE HUMANIDADES

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO I EM PEDAGOGIA – PROCESSOS ESCOLARES

ANA PAULA ROZPENDOWSKI

ESTÁGIO I: PROCESSOS ESCOLARES

 PROJETO DE DINÂMICAS MOTIVADORAS

                                                                        Projeto apresentado na disciplina de Estágio I em Pedagogia – Processos Escolares, do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul, como requisito para qualificação da prática de ensino neste nível de formação.  Orientador- Prof. Cristiane Backes Welter.

Caxias do Sul

ANO 2020[pic 1]


 ANÁLISE DE REALIDADE

Hoje em dia a informação e o conhecimento são compartilhados de forma muito acelerada de certa maneira quase instantânea de jeito que se manter atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional.

No âmbito escolar, o educador atualizado e em formação constante se torna um facilitador e não apenas um transmissor de informações. Além disso, a formação continuada auxilia o docente a se tornar cada vez mais capaz de se integrar às rápidas e diferentes mudanças do ambiente educacional, envolvendo as dificuldades encontradas no dia a dia.

INTRODUÇÃO 

Os docentes necessitam de qualificação alguns na área pedagógica como nos campos específicos do conhecimento. Isso envolve em garantir ao profissional um conhecimento básico para a sua atuação no âmbito escolar, pois a aprendizagem acontece quando por meio de uma experiência trocamos nosso conhecimento anterior por uma ideia, comportamento ou conceito.

O docente não pode se privar de estudar, imenso são os desafios que o profissional enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver prática pedagógica é indispensável para que haja maior mobilização na formação de professores, é primordial criar condições favoráveis tanto na formação continuada quanto na valorização do mesmo.

É um estágio onde o foco será dimensionado nas motivações dinâmicas que possui ações simples que podem aumentar o engajamento, produtividade e estimular a alcançar suas metas, estarei organizando um curso de extensão para coordenadores pedagógicos.

JUSTIFICATIVA

A instituição escolar ajuda na vida profissional e pessoal do educador, pois representa um espaço de aprendizagem constante, por sua vez os docentes podem motivar a organização da escola modificando e gerando mudanças. A formação continuada não se esgota, deve ser entendida como um momento essencial ao docente, tempo de aperfeiçoamento dos saberes necessários à prática do educador. Essa formação é contínua permitindo um ensino de qualidade ao educando.

A escola está executando vários e novos papéis na sociedade atual, isto vem acontecendo um motivo de constante transformação, e o professor tem um papel fundamental é ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos. O modo de aprender também está em constante evolução. E atualmente, mais do que nunca, a tecnologia está fazendo parte do aprendizado. Desta maneira, os profissionais educadores também precisam se atualizar cada vez mais.

De frente com esse contexto da escola, analisamos que o dia a dia dos professores não é nada fácil, exige muito responsabilidade, paciência e acima de tudo muito amor. São longas as jornadas de trabalho, que exigem muito esforço e dedicação e muitas vezes não acabam nas escolas, se estendendo até aos lares. A combinação de todos esses e outros fatores leva os professores a sentirem desmotivados com seu trabalho. E para reverter essa situação eu organizarei um curso de extensão sobre dinâmicas motivadoras para coordenadores pedagógicos para eles realizar dinâmicas com os professores na volta das aulas.

OBJETIVO GERAL

Quando o docente busca se aperfeiçoar, ele abre oportunidade para novas práticas educacionais e com isso dá um novo significado ao espaço escolar. Sendo assim, a formação continuada ajuda professores e gestão escolar a refletir e melhorar todos os aspectos pedagógicos, propondo estratégias com a finalidade de evitar dificuldades e sugerindo mudanças significativas para toda a comunidade escolar.

Objetivos específicos

  • Tornar a dinâmica interativa com os funcionários da escola;
  • Estimular a relação interpessoal entre os funcionários da escola;
  • Desenvolver a criatividade em dinâmicas grupais;

REFERENCIAL TEÓRICO

O trabalho em grupo é uma vivência humana, onde por meio de dinâmicas passamos compartilhar as ideias e objetivos comuns.

Compreende-se assim o verdadeiro ou o principal papel do coordenador, oferecer a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos, fazendo-se relacionar em grupo no intuito basilar do desenvolvimento humano. A dinâmica de grupo é socializante, trás consigo múltiplas possibilidades de crescimento pessoal.

O coordenador deve desenvolver sua capacidade de mediação de conflitos e conceber um plano de ação que permita programar ações grupais para a decisão. A mediação de conflitos é um conjunto de meios que promovem a sua prevenção com a resolução em atividades sociais e organizacionais em comunidade e grupos. Maria Sara de Lima Dias, Pedro Moreira da Silva Neto, 2012.

A dinâmica de grupo são exercícios para promover um momento de descontração, mas que possui foco em objetivos determinados. Conhecer o espaço físico para elaborar a atividade e dimensionar o tempo adequadamente é fundamental para a dinâmica tenha sucesso.

      METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido como curso de extensão para coordenadores pedagógicos aborda a temática dinâmicas em grupo.

As dinâmicas serão aplicadas com grupo de funcionários da escola com o propósito de interagir e se ajudar durante os momentos que passamos dentro da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com