TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO ANHANGUERA

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.183 Palavras (21 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

(POLO ITAGUAÍ)

PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

         IVANA GLACY MIRANDA MORENO

         PROJETO DE ENSINO

         EM PEDAGOGIA

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                     ITAGUAÍ

                                                      2021

 IVANA GLACY MIRANDA MORENO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          

         PROJETO DE ENSINO

         EM PEDAGOGIA

           

          

 

 

 

 

 

 

                                Projeto de Ensino apresentado à Universidade

                          Anhanguera Itaguaí, como requisito parcial

                                               para conclusão e obtenção de grau do

                                               Curso de Pedagogia

                        Docente supervisor: Prof. André Monteiro

 

 

 

 

 

 

 

 

Itaguaí

2021

sumáriO

INTRODUÇÃO        3

1  TEMA        4

2  JUSTIFICATIVA        5

3  PARTICIPANTES        6

4  OBJETIVOS        7

5  PROBLEMATIZAÇÃO        8

6  REFERENCIAL TEÓRICO        9

7  METODOLOGIA        15

8  CRONOGRAMA        17

9  RECURSOS        18

10 AVALIAÇÃO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

No Projeto de ensino proposto, foi escolhida uma área central de discussões. O manual do presente trabalho, sugeria a escolha da área central entre a parte da docência ou da gestão escolar, a detecção de um desafio que comprometa de alguma forma o processo de ensino, e por fim a elaboração de um Projeto que permita a transformação do problema detectado. Essa área escolhida neste Projeto, está voltada para o papel da afetividade e emoções na aprendizagem, buscando compreender os benefícios de aliar afeto e educação no ambiente escolar.

Para construção de um Projeto de Ensino efetivo e que solucione os problemas gerados pela falta de interação e afeto entre os profissionais de ensino, deve-se considerar primeiramente, o conhecimento da teoria do assunto. Para tal, será feita um agrupamento dos estudos realizados por alguns autores estudiosos sobre a temática em questão, em que serão consultados livros, artigos científicos, outros projetos de ensino e demais materiais teóricos. Essa disposição do conhecimento será realizada na seção Referencial Teórico deste trabalho, além do fornecimento de conhecimento teórico, nesta seção será feita uma análise defendendo as necessidades reais dos alunos da atualidade, percebidas nas atividades de observação feitas durante todo Curso.

1 TEMA

O projeto de Ensino deve ser um teórico voltado para discussões de temáticas presentes no cotidiano escolar, abrangendo a relação entre professor e aluno e sua ligação com os demais setores da escola.

Partindo deste pressuposto, temos a escolha do tema: “O papel da afetividade nas relações educacionais’’, em que se pretende trabalhar de maneira a explorar os benefícios da afetividade, em uma perspectiva teórica, consultando os autores clássicos da Educação que abordam o tema em suas obras, e com isso elaborar uma proposta de intervenção para aqueles cenários onde todo o processo educacional ainda possui caráter autoritário e hierárquico. Além de explorar o afeto na escola nas relações entre os profissionais da Educação e os alunos, também será discutido no decorrer do corpo do trabalho, o uso da afetividade como tema gerador das atividades planejadas/desenvolvidas, objetivando fortalecer o vínculo com a família, para que o público-alvo deste Projeto possa valorizar os laços afetivos, entendendo a importância deles.

A proposta pensada para esse Projeto de Ensino, inclui a noção de afetividade nas atividades planejadas pelo professor, dando mais espaço e autonomia para planejamento de atividades que priorizem o ideário dos laços afetivos, provocando reflexão e pensamento crítico dos alunos. A afetividade que por sua vez é tema desse Projeto de Ensino, e comtempla também a interação social, possibilita o diálogo entre relações afetivas e interações no processo de Ensino Aprendizagem, já que ambas não fazem sentido desassociadas  

O tema mais geral, ‘O papel da afetividade nas relações educacionais’’, se baseia na interação social, porém esta temática se desdobra na análise   do entendimento dos autores que já retrataram esse tema, que através das suas contribuições permitem expansão e maior qualidade do convívio escolar nas escolas brasileiras.

2 JUSTIFICATIVA

A afetividade está presente em nossas vidas em todas as situações de interação com pessoas queridas. É a prova emocional de afeição ou proximidade com alguém. Assim, na educação, onde a cada ano letivo salvo em casos específicos, os alunos convivem com os mesmos profissionais de ensino, e até o fim dos Anos Iniciais, possuindo uma única professora em sala durante todo o ano, não seria válido desconsiderar a presença do afeto entre professor e aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com