TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO ANHANGUERA-EAD CURSO DE NUTRIÇÃO

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.739 Palavras (19 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO ANHANGUERA-EAD

CURSO DE NUTRIÇÃO

GREICE CECILIA SELHORST / RA: 8569694513

LANA SIMONE WANZELLER DE MELO/ RA: 8573709824

[pic 4][pic 5]

GREICE CECILIA SELHORST / RA: 8569694513

LANA SIMONE WANZELLER DE MELO/ RA: 8573709824

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 4

3 CONCLUSÃO        13

4 REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

As Doenças Tropicais Negligenciadas acometem milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao redor de mundo e a Organização Mundial de Saúde enfatiza a importância em implantar ações para tratar, combater e prevenir tais patologias que não despertam interesse da indústria farmacêutica.

O complexo teníase-cisticercose tem distribuição mundial, sendo uma doença tropical negligenciada que constitui um sério problema de saúde pública. Têm alta prevalência em especial nas regiões onde as condições sanitárias e socioeconômicas são precárias, o que contribui para a transmissão e manutenção do ciclo do parasita. Sabendo que a detecção dos portadores de teníase é essencial para o controle da cisticercose.

A teníase e a cisticercose são duas entidades mórbidas distintas causadas pela mesma espécie (Taenia solium), porém em fases de vida diferentes (NEVES 2011).

O objetivo deste trabalho é mostrar os cuidados que a população deve ter para que não se contamine com teníase e cisticercose. Alertando-a, deste modo, sobre o ciclo da contaminação e, por conseguinte, o desenvolvimento da doença. Com este objetivo, revisaremos os agentes etiológicos o ciclo evolutivo da epidemiologia, enfatizando a patogenia com suas sintomatologias, o diagnóstico e tratamento. Todo este estudo com base na SGA proposta, avaliando a anamnese coletada, com o objetivo de traçar a causa dos sintomas vividos na SGA, possibilitando também uma aprendizagem interdisciplinar.

O complexo teníase-cisticercose é uma zoonose adquirida pelo homem através da ingestão de alimentos contaminados (frutas e verduras) ou a água com ovos de Taenia, onde o hospedeiro definitivo através do ciclo de contaminação é sempre o homem. A neurocisticercose é a infecção parasitaria mais comum do sistema nervoso central, de forma geral o ciclo da doença compreende o homem como hospedeiro definitivo e os suínos como hospedeiro intermediários, infectados pela forma larvária.

Estima-se que, em todo o mundo, cerca de 50 milhões estejam infectados com a Taenia solium ou Taenia saginata. O Brasil é um dos países que apresenta maior número de parasitoses humanas em relação a outros países do mundo, devido ao seu caráter de país em desenvolvimento e aos seus aspectos políticos e sócios econômicos. Dados da Organização Mundial da Saúde informa a neurocisticercose é responsável por 50.000 óbitos por ano em países em desenvolvimento, principalmente da Ásia, África e América Latina.


  1. DESENVOLVIMENTO

A agricultura familiar corresponde ao grande percentual do que é produzido para o consumo interno no país e uma das características desta prática é a diversificação da produção bem como todo o excedente produzido, alimenta as famílias produtoras, diminuindo assim o custo com alimentação facilmente encarecida pelos atravessadores que escoam a produção.

   Seguindo os passos de nossa pequena produtora rural: Clara produz hortaliças adubando-as com esterco dos animais de criação. É sabido que a utilização de adubo orgânico sem o devido tratamento adequado pode ocasionar contaminação parasitária na produção e no escoamento.

    O conhecimento sobre fertilidade do solo, técnicas de compostagem e a qualidade sanitária dos estercos em correlação a água, se faz necessária em virtude de parte das hortaliças produzidas são consumidas “in natura”.  

As pequenas propriedades são a causa de maior preocupação para as autoridades sanitárias, devido ao total desconhecimento das técnicas de manejo dos animais, à ausência de princípios mínimos de higiene, às precárias condições físicas dos criatórios e à inexistência de saneamento, responsáveis pela alta incidência da infecção nos suínos desses locais. (GERMANO et. al, 2008).

A carne suína é a mais produzida e consumida do mundo, representando 50% do consumo de carnes, sendo que mais da metade da produção de carne suína, está localizada na China e União Europeia, os Estados Unidos é o terceiro e o Brasil é o quarto maior produtor (SILVEIRA, 2007).

As parasitoses intestinais constituem problema de saúde pública mundial e de difícil diagnóstico em virtude de a sintomatologia ser semelhante a outras infestações

O complexo teníase-cisticercose é um conjunto de alterações patológicas causadas pelas formas adultas e lavares das Taenia nos hospedeiros. Os céstodeo Taenia solium e Taenia saginata são responsáveis pela teníase humana. O gênero Taenia pertence à família Taenidae, à classe Cestoidea e à ordem Cyclophillidea. As respectivas formas larvais (Cysticercus cellulosae e Cysticercus bovis - denominação sem valor taxonômico) produzem a cisticercose. O ciclo das tênias implica dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os de T. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura. Há, portanto, três fases com relação à população de parasitas: adulto no hospedeiro definitivo, ovos no ambiente e cisticercos (fase larval) no hospedeiro intermediário (REY, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com