TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EXTENSÃO A COMUNIDADE

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE EXTENSÃO A COMUNIDADE

SOROCABA - SP

2014

Adelina Maria dos Santos Oliveira – 4926908414

Renata Ra

Regiane Ra

PROJETO DE EXTENSÃO A COMUNIDADE

SOROCABA - SP

2014

INTRODUÇÃO

E  muito importante   no contexto familiar e no desempenho escolar da criança que o ensino aprendizagem aconteça entre escola e família .Isto faz com que as temáticas sociais, emocionais e culturais da família associada ao mundo lúdico seja determinante para o

desenvolvimento do aluno e a prática da pesquisa no fazer pedagógico.

Colaborando com a compreensão dos envolvidos no processo educativo sobre os fatores que influenciam a família e que possa intervir na escola.

Temos a ideia que essa ATPS  viabilize o empenho do trabalho aluno e comunidade com qualidade e excelência.

 

AFAMÍLIA

 

Há diversos tipos de família: mãe, filho e pai - família nuclear; pai e mãe e um casal sem filhos. Á família em geral formada por avós, tios e primos (parentela), sendo formado por parentesco direto ou indireto.

Concluímos que sempre que um membro é afetado todos os outros também são.

Sistematicamente pode levar a positividade ou negatividade:

 

a) afeto direto -positivo        b)afeto direto -negativo

 

c)afeto indireto -positivo      d) afeto indireto  -negativo

 

 

slide3

RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE E SUA IMPORTÂNCIA    PARA O EDUCANDO

 

Na família começa a relação dos tipos emocionais. Aliás é no ambiente familiar que as características tipológicas começam

a ganhar formas. Dependendo do ambiente familiar começam os atritos, pois aprendemos a nos relacionar.

Na sociedade com algumas rugosidades é concluída esta lapidação.  Quando a criança está na escola começa a enxergar com outros olhos, pois antes era só com o olhar da família ela agora tem um novo ambiente social - ela passa a vivenciar novas etapas

e é na coletividade que se torna um sujeito social.

 

slide4É de extrema importância(PPP) - Projeto Político Pedagógico porque ele está inserido no ensino aprendizagem e se faz por meios dos tipos psicoemocionais. Em construção o tipo emocional será influenciado pela impressão do professor -vale dizer também o inverso.

O PPP elaborado junto com a família, a escola compartilha com a comunidade e pode cobrar a participação na vida escolar dos filhos.  A infância e a juventude esta desvalorizada, no qual as rupturas familiares, e o mundo virtual está em segundo plano, assim sendo a desqualificação dos atuai educando. Temos a prioridade que escola, comunidade e família estejam juntos para o aprendizado ser significativo.

 

 slide 6    

 DADOS FICTÍCIO DA ESCOLA

 

Nome:  ESCOLA REINO ENCANTADO  DE SOROCABA

SISTEMA: PRIVADO

Perfil:   EDUCAÇÃO INFANTIL

horário de  funcionamento:06:00 ás 18:00hrs -com atendimento :meio período ou integral.

FUNCIONÁRIOS:1 DIRETORA, COORDENADORA, 1 SECRETÁRIA, 7 PEDAGOGAS,10 AUXILIARES, 1 LACTARISTA,1COZINHEIRA,1AJUDANTE DE COZINHA, 2 SERVIÇOS GERAIS, 1 PROFESSORA DE MÚSICA,1 PROFESSOR DE JUDô,1 PROFESSORA DE DANÇA E 1 PROFESSORA DE DANÇA.

 

turma atendida: berçário1, berçário2, maternal1,maternal2, jardim1, jardim2

ÁREA CONSTRUÍDA:OITOCENTOS METROS QUADRADOS - COM 10 SALAS DE AULA, 1 SALA DE ESTIMULAÇÃO, I SALA DE VÍDEO, 1

BRINQUEDOTECA,RECEPÇÃO,1 BANHEIRO DE ACESSIBILIDADE,1 BANHEIRO ADULTO, 2 BANHEIRO P/ OS MENINOS, 2BANHEIROP/AS MENINAS,1 FRALDÁRIO COM BANHEIRO E 1 PLAYGROUND.

 

SLIDE7

Formação, relação teoria e prática e a autonomia dos professores diante dos currículos escolares apresentados.

"Necessitamos um currículo para as crianças que façam justiça ao alcance de suas mentes, necessitamos de práticas de avaliação que façam justiça as vidas dos estudantes e professores em sala de aula".(EISNER,ELIOT).

 

A  pedagoga tem que ser firme em relação ao currículo pautada na firmeza, segura e numa relação afetiva forte com as crianças; firmar a autoridade nas coisas mínimas e as  sensações devem ser sempre imediatas e relacionadas à ação que se procura evitar. Ao colocar em discussão a elaboração do currículo para a escola, porque é um dos assuntos que mais está falando nos últimos tempos. A palavra currículo é recente no Brasil, p/ muitos (as) pedagogos (as). Esta palavra é confusa e imprecisa, alguns relacionaram aos programas escolares ou planos de ensino.

De fato, existem uma pluralidade de definições de currículo na literatura educacional, cada uma delas pressupondo valores e concepções diferentes de educação, não se trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com