TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE GESTÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

Por:   •  27/8/2018  •  Artigo  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

        

PROJETO DE GESTÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

2018

PROJETO DE GESTÃO DE MÍDIAS NA ESCOLA

  1. Projeto de Gestão em Mídias, apresentado a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/Centro de Educação Aberta e a Distância, do Curso Especialização em Mídias na Educação, como requisito parcial para aprovação da disciplina Integração em Mídias na Educação.
  2. Professora: Nair Prata Moreira Martins

2018

SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO....................................................................................................................03

II OBJETIVOS DO PROJETO.............................................................................................04

III JUSTIFICATIVA..............................................................................................................05

IV DESENVOLVIMENTO....................................................................................................06

V MÍDIA A SEREM USADA................................................................................................10

VI PÚBLICO ALVO..............................................................................................................11

VII RESULTADOS ESPERADOS........................................................................................12

VIII FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES.................................................13

IX CONCLUSÃO....................................................................................................................14

X BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................15


I INTRODUÇÃO

A mídia usada na elaboração deste projeto será a internet, por meio do recuso do recurso do whatsapp como mecanismo no ensino da disciplina de geografia trata-se de um tema contemporâneo, com o desenvolvimento tecnológico e o uso cada vez maior dos recursos tecnológico aplicada ao contexto educacional, torna-se pertinente a adoção de recursos que promovam a interação entre educandos e educadores. A finalidade é possibilitar novos mecanismos de ensino e aprendizagem, sendo o WhatsApp um mecanismo que possibilita a troca de mensagem de texto, imagens, sons e vídeos. Este aplicativo é bastante usado no contexto social, entretanto como estratégia educativa, ainda são poucos os estudos feitos acerca da temática.

Este estudo delimita-se a estudar alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Serra/ES.

II OBJETIVOS DO PROJETO

O objetivo geral do estudo é apresentar o recurso do WhatsApp como aplicativo de comunicação didático-pedagógico viável ao ensino da disciplina de Geografia.

Já os objetivos específicos, são:

  • Deixar o ensino da geografia mais prazeroso
  • Estimular os educandos a usarem o celular e o aplicativo do WhatsApp como um mecanismo no processo de ensino aprendizagem.
  • Mostrar que o celular quando bem usado pode ser um relevante aliando na consolidação do saber.

III JUSTIFICATIVA

Este estudo justifica-se na medida em que o Whatsapp é um recuso de fácil acesso e popular entre os adolescentes, público alvo deste estudo, e metodologia que envolve este recurso é importante nesse processo para desenvolver a capacidade dos educandos em argumentar, discutir e mudar o ensino da disciplina de geografia mais prazeroso. Dentre as possibilidades de aprendizagem este aplicativo contribuir para que os educandos desenvolvam a capacidade de fundamentar defender pontos de vistas, elaborar pesquisar extraclasse, e se tornarem mais autônomos dentro e fora da sala de aula.

A relevância de pesquisas deste perfil em subsidiar questões de discussão sobre a inserção de diferentes métodos no uso de recursos aplicativos durante o processo de ensino aprendizagem. Este recurso de comunicação virtual concede o envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo em mutável para a promoção de interação dos educandos sobre de uma questão a ser deliberada entre eles mediante um professor dinâmico e criativo no pôr o conteúdo em investigação. É viável o uso deste mecanismo em que muitos educandos têm celular que acessem este recurso, tendo nisto sua viabilidade, além de atrair a atenção dos educandos por se tratar de algo novo, enquanto instrumento de ensino.

IV DESENVOLVIMENTO

Segundo Freire (1996, p.89), “[...] ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a produção do saber”. O ensinar se resume em desenvolver mudança de comportamento no ser humano e, essas alterações, por vezes, devem ser realizadas pelo professor.

A década de 70 foi marcada por algumas concepções que contribuíram para o processo de ensino dos alunos, a saber:

A concepção libertadora busca a valorização, do aluno como pessoa, a mesma visa uma prática voltada para o social com objetivos que desenvolvam no aluno o senso crítico, que este possa se realizar como pessoa tendo voz, e sabendo como se posicionar mediante qualquer situação. Esta concepção busca a liberdade dos oprimidos.

A concepção renovada é voltada para interatividade, valorizando a criança como um ser capaz de construir o conhecimento tendo o professor como mediador. Essa concepção visa o desempenho do educando enquanto pessoa realizando ações que façam com eles possam ser autores e protagonistas do trabalho realizado.

A concepção tradicional é centrada apenas no professor, onde o mesmo transmite o conhecimento e tem o aluno como receptor. O professor é autoridade máxima nessa concepção o aluno não tem voz ativa, ou seja, não há participação do aluno nas aulas, a interação do ensinar e o aprender não acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (420 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com