TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

3º SEMESTRE/2015

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Ribeirão Preto – SP

2015


UNIVERSIDADE PAULISTA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

3º SEMESTRE/2015

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

ELIANA B. MIGUEL MARTINHO

ELIENAI LIMA BATISTA

GIOVANA BASSI

JOSIANE D. DA SILVA SODRE

LARISSA BRITO DIAS

LETÍCIA PEREIRA ALVES

MARÍLIA GABRIELA FAVARIM

RAFAELA TALISSA MAJONI

THAIS CRISTINA DA SILVA

Ribeirão Preto – SP

2015



PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa buscou verificar a importância do jogo faz-de-conta  para a aprendizagem infantil. O brincar de faz de conta permite à criança a construção do mundo real, pois brincando ela trabalha com situações que vivencia no social, podendo assim, compreendê-las melhor.

Brincar é a linguagem natural das crianças e a mais importante delas. Através das brincadeiras, podem-se expressar suas idéias, sentimentos e conflitos. Assim como, elas são fontes de estimulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. De acordo com Freud e KISHIMOTO (2003, p.57):

Cada criança em suas brincadeiras comporta-se como um poeta, enquanto cria seu próprio mundo ou, dizendo melhor, enquanto transpõe elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.

No entanto, em algumas escolas a alfabetização, passa a ser mais valorizada, em detrimento do lúdico, ignorando as dimensões educativas de brincadeira e do jogo no processo de letramento e alfabetização.

Por isso, é fundamental que o educador insira o brincar em um projeto educativo, o que supõe intencionalidade, ou seja, ter objetivos e consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e á aprendizagem infantis.

  1. DESENVOLVIMENTO

A observação foi realizada na escola EMEI Waldir Turim, no dia 12 de Maio de 2015, por volta das 14:00h, dentro das dependências da escola e com autorização da diretora.

A criança observada chama-se Benjamin Davi e possui três anos de idade. Foi observado as seguintes características:

  • Ao brincar com o lego faz várias montagens
  • Monta e desmonta até conseguir montar o que deseja
  • Realiza várias montagens dizendo ser avião, dinossauro e jacaré, monta com muita autonomia.
  • Foca no que está fazendo, porém assim que acaba de montar o que se desejava, procura outros brinquedos.
  • Se o brinquedo interessado está com outra criança, a chama pra brincar com ele, mas logo se cansa daquele brinquedo e rodeia a sala a procura de outro que lhe interesse.
  • Ao brincar com os carrinhos sempre está com dois nas mãos, e não gosta de dividir com seus colegas.
  • É bem agitado no momento da brincadeira.

[pic 1]

Figura 1 - Entrada da EMEI Waldir Turim

O ato de brincar é uma importante forma de comunicação é por meio deste ato que a criança faz o seu cotidiano. Brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.

As crianças enquanto brincam assumem outro papel frente à realidade, transferindo e substituindo suas ações, pelas ações e características do papel assumido.

Vygotsky (1998) refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

O faz de conta permite que a criança utilize o seu mundo imaginário para que possa compreender o mundo real em que está inserida. Por meio da brincadeira a criança pode reviver momentos de dificuldades pelos quais está passando, possibilitando a ela uma posição privilegiada dentro da brincadeira no qual terá o poder de tomar decisões perante a sua visão. 

A criança nessa etapa esta descobrindo o que é aquele brinquedo para que serve, por isso ela desmonta, monta novamente  para saber o que é e como brincar, tudo ainda é diferente para ele,pois esta conhecendo cada objeto mostrado, qualquer montagem desenho que fizer, vai ser  uma grande realização.  O poder da observação como instrumento de medida e avaliação mostra-se fortemente marcado pelas escolhas lingüísticas do participante.

No decorrer do desenvolvimento, várias maneiras de brincar aparecem. Da mesma forma que a criança adquiriu habilidades de andar, falar, escalar, etc. através da prática repetitiva, ela passa do jogo do exercício para o jogo simbólico, utilizando o faz-de-conta para introduzir no mundo dos adultos. Significa que a criança progride da necessidade de experimentar alguma coisa para a habilidade de pensar sobre ela.

Ela passa a representar vários tipos de papéis: pais, professores, artista de rádio e TV, médicos ,etc.Dá novos significados e funções a objetos.

Em todos esses cenários o mundo real é suplementados pelo mundo da fantasia: a lona do mundo de faz-de-conta é estendida sobre o real.

Segundo Kishimoto, a brincadeira do faz de conta surge com o aparecimento da representação e da linguagem, em torno dos 2/3 anos, quando a criança começa a alterar o significado dos objetos, dos eventos, a expressar seus sonhos e fantasias e a assumir seus papéis presentes no contexto social. Idéias e ações adquiridas pelas crianças provêm do mundo social, incluindo a família e o seu círculo de relacionamento,  o currículo apresentado pela escola, as idéias discutidas em classe, os materiais e os pares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com