TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS

Por:   •  15/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

        

INTRODUÇÃO

Os arranjos de sobrevivência dos seres humanos em diferentes períodos estão intimamente relacionados a vários aspectos básicos da organização sociocultural. As sociedades e as culturas guardam expectativas diferentes para cada fase da vida: vinculam essas expectativas a possíveis papéis sociais; oferecem possibilidades e constrangimentos para as ações de indivíduos e cidadãos; estabelecem instituições específicas para atender às suas necessidades específicas.

Também é necessário que seja fornecido espaço para que os alunos assumam autoria e se responsabilizem por sua própria educação, com isso precisam colaborar no desenvolvimento de colegas, professores, escola e comunidade.

No presente estudo, discutiremos esse projeto de vida para estudantes do ensino médio, e este sob o viés de uma política cultural na qual acreditamos que a utilização da metodologia ativa pode vir a somar nesse tema.

DESENVOLVIMENTO

Principais aspectos sobre o Projeto de Vida

No presente trabalho os alunos deverão refletir sobre os seus sonhos, ambições, e onde desejam chegar e quem desejam ser, tanto na vida pessoal quanto na vida social, em que envolve o profissional.

De vez em quando, a vida pode afastá-lo do que realmente deseja, da sua intenção primaria. Ele se envolve nas circunstâncias atuais e perde de vista o quadro geral: suas aspirações, sonhos e ambições. Por isso e de suma importância que seja traçado um projeto de vida, e para isso, a realização dele na escola é de suma importância, onde será pautado em metodologias certas para que o projeto tenha boa estrutura, no caminho correto para que seja aplicável. (MORAN, 2021)

A fim de definir sua visão de vida e de construir um projeto de vida é necessário um método. Temos o método da Receita em Cachoeira, que é pragmático, concreto e abre portas para o planejamento e a ação. Apesar da maioria dos métodos de desenvolvimento pessoal ter várias palavras e intenções bonitas, fica em falta um elemento decisivo: como consegui alcançar o ideal de vida planejado o quanto antes. E temos como principal armadilha que geralmente acontece nos fundamentos do projeto de vida: muito utópico, idealista, ambicioso, não é complicado o suficiente ter uma projeção de sua vida, de retirar sua essência, estabelecer como um plano de vida é fundamental para uma vida de sucesso. (MORAN, 2021)

O projeto vital é uma perturbação suprema que pode ser situada como a criação de um quadro estável e organizado que expõe a intenção de alcançar algo cujo significado ultrapassa os limites do eu, além de se relacionar com o mundo. É um ensejo motivador que penetra o sentido dos objetivos que norteiam no cotidiano. (MORAN, 2021)

Quando se tem um projeto de vida podemos visualizar como a necessidade humana de autossatisfação é uma forma de estar participando ativamente da sociedade, visto de uma forma em que pode transformá-la. Sendo assim, é de suma importância para o desenvolvimento deste no ensino médio.

Papel do professor

Para realizar esse tipo de projeto não tem local melhor que o ambiente escolar, já que é o local que possui profissionais para dar o apoio necessário e direcionar a construção. O papel do educador nesse contexto é de suma importância, pois ele agira como mediador da construção desse projeto, colocando como ferramentas as metodologias ativas.

O mundo está cada vez mais rápido, a mudança é constante e cada vez exige mais da pessoa, o futuro sucesso profissional ou acadêmico de todo e qualquer aluno dependerá da sua capacidade em adquirir inteligência emocional, além de suas habilidades em colaborar com colegas de diferentes perfis e da capacidade de gerenciar problemas mais complexos.

As metodologias ativas de aprendizagem que abrangem de forma direta os alunos que estão no processo de ensino tem repercussão significativa na obtenção de conhecimentos. (BRASIL, 2018)

Diversas pesquisas realizadas recentemente em vários países deixam claro: o grau de envolvimento dos alunos e de seu desempenho acadêmico crescem de forma significativa quando tem a presença da tecnologia na sala de aula.

Da mesma maneira, a utilização de metodologias ativas em sala de aula é um agente que geral relevante aquisição do conhecimento. Isso acontece porque vemos que o aluno fica diretamente envolvido no processo de aprendizagem, maior destaque e tomada de decisão na escolha de como o conteúdo do curso é ensinado. (BRASIL, 2018)

Enquanto a escolaridade era considerada um privilégio reservado a poucos, seu principal objetivo era cultivar a elite. As escolas de elite reúnem alunos e familiares que compartilham valores semelhantes na escolarização; o conteúdo selecionado e desenvolvido em sala de aula faz parte dos interesses dessas elites, que veem a escolarização, principalmente o ensino médio, como passaporte para a faculdade. À medida que a escolarização foi democratizada, novas aspirações e aspirações surgiram entre os grupos de estudantes e formas de interpretar e significar suas experiências de forma diferente.

Os jovens costumam ter três atitudes marcantes quando buscam pelo sentido que a escola possui em suas vidas: (1) primeiramente é encontrar o sentido do ensino médio nas obrigações - um pequeno grupo de jovens pensa que ir à escola é uma compulsão e não tem escolha a não ser ir à escola; (2) por conseguinte, temos denominada pelo autor a chama razão instrumental, entende que a obtenção de benefícios futuros exige aprendizado, como certificação, ingresso na faculdade e a procura de um bom emprego, ou seja, não tem sentido o ensino médio agora; (3) por fim, o amor ao conhecimento como motivação e significado da escola. (SILVA SANTOS; BRAZ FERREIRA GONTIJO, 2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (331.9 Kb)   docx (212.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com